Faculdade de RH: ex-alunos da Estácio mostram os impactos positivos do curso

faculdade de rh
7 minutos para ler

A faculdade de RH prepara o aluno para o mercado de trabalho, tornando-o capaz de desenvolver e gerir planos de carreira, implementar programas de treinamento de pessoas, atuar com estratégias institucionais, entre outras habilidades. Disciplinas como Remuneração Estratégica e Métrica de Recursos Humanos reforçam o curso.

O mercado oferece vagas em micro, pequenas e médias empresas, nas quais o profissional pode executar funções em recrutamento, no departamento pessoal e em seleção, treinamento e desenvolvimento.

Para que você saiba mais motivos para fazer faculdade de Recursos Humanos, entrevistamos o professor Cesar Augusto Lessa Pinheiro, que também atua na Diretoria de Ensino da Graduação da Estácio. Além disso, vamos apresentar alguns cases de sucesso de ex-alunos. Confira!

Como é a faculdade de RH?

O curso de RH da Estácio é uma graduação tecnológica consistente, pois a instituição foi a primeira a lançar esse formato no Rio de Janeiro, em 1998. A faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o Conselho Federal de Administração como órgão de classe, o que permite ao egresso registrar o seu diploma.

As disciplinas da graduação são distribuídas em 4 períodos, podendo ser cursadas em um mínimo de 2 anos. Elas têm um forte conteúdo teórico, mas com propostas de aplicação prática que contribuem para os alunos exercitarem o que aprendem e se prepararem melhor para o mercado de trabalho.

Ao longo do curso, o graduando consegue obter duas certificações intermediárias. Uma como Analista de Recrutamento e Seleção (ao final do segundo período), e outra como Analista de Administração de Pessoal (ao final do terceiro período), potencializando as condições para que o aluno conquiste uma vaga de trabalho.

Todas as matérias são pensadas para que a teoria aprendida seja aplicada na prática. Dessa forma, mesmo quem ainda não atua na área ganha vantagem competitiva durante a formação.

Entre as principais disciplinas estudadas, estão:

  • Princípios de Gestão (primeiro período): além de aprender os fundamentos de gestão, o aluno é desafiado a aplicar as teorias em um trabalho que envolve ações sociais, intensificando a construção da cidadania;
  • Recrutamento e Seleção de Talentos (segundo período): durante a disciplina, o aluno elabora um projeto de aplicação de um processo seletivo, a partir da análise de um caso concreto. Isso permite a experiência prática supervisionada pelo professor, mesmo para quem ainda não atua na área;
  • Liderança e Coaching (terceiro período): o aluno tem contato com uma ferramenta tecnológica para realizar o seu mapa de competências, e é orientado pelo professor a elaborar um Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), que ajuda na identificação dos caminhos na carreira profissional;
  • Gestão de Rotinas e Passivos Trabalhistas (terceiro período): o estudante aprende sobre as práticas que envolvem a administração de pessoas e também é instigado a utilizar um software de gestão integrada na preparação da folha de pagamento para se familiarizar com as práticas contemporâneas adotadas pelas grandes empresas.

Cursar Recursos Humanos traz boas possibilidades de sucesso profissional?

Gestores de Recursos Humanos são profissionais muito procurados pelo mercado de trabalho. Afinal, o capital humano é o recurso mais valioso para as empresas. Realizar uma boa gestão de pessoas é a melhor forma de reter talentos e manter o negócio em destaque.

O curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos da Estácio apresenta um currículo que contempla todos os subsistemas de RH, permitindo que o egresso consiga atuar em qualquer área, como:

Planilha de gastosPowered by Rock Convert
  • Recrutamento e Seleção;
  • Administração de Pessoal;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Remuneração e Benefícios;
  • Saúde e Segurança do Trabalho.

O mercado, de uma maneira geral, abre oportunidades iniciais, principalmente, em Recrutamento e Seleção e Administração de Pessoal. Segundo Cesar, nessas áreas, o curso da Estácio é muito forte e respeitado.

Por que fazer faculdade de RH na Estácio?

Entre os principais motivos para cursar a faculdade de RH na Estácio, podemos destacar:

  • o currículo, que oferece o desenvolvimento das habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho;
  • o Laboratório de Práticas de Gestão (LPG), que permite a vivência de experiências que se assemelham à realidade do mundo corporativo. Em específico para o curso tecnólogo em Gestão de RH, existe a possibilidade de o aluno atuar como Monitor no Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), um laboratório específico;
  • a metodologia de ensino, que coloca o aluno no protagonismo da aprendizagem, já que as aulas são teóricas e práticas;
  • a heterogeneidade na composição das turmas, que permite que pessoas com idades diferentes, formações acadêmicas múltiplas (ou ausência delas), e experiências profissionais diversas compartilhem o mesmo espaço.

O professor Cesar lembra que “já temos a experiência consolidada de quem foi pioneira nesse tipo de graduação. Além disso, durante o curso, o aluno já consegue duas certificações intermediárias (uma no segundo e outra no terceiro período), além da certificação formal ao final do curso”.

Ainda segundo o professor, 73% dos egressos consideram que a graduação teve impacto positivo em suas carreiras, e 83% dos alunos concordam que as disciplinas contribuem para o desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado.

Cases de sucesso

De acordo com o depoimento de Dayana Portugal, ex-aluna do curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas, o curso foi um diferencial para a sua ascensão profissional. “Eu consegui recolocação na minha área rapidamente. Acredito que isso teve peso para o meu currículo e para o meu desenvolvimento pessoal e profissional também.”

Ela estava fora da sua área de atuação e conseguiu se recolocar por causa do curso. Para a profissional, quem está prestes a cursar RH deve optar pela Estácio porque a instituição é uma boa referência. “Eu tive uma boa experiência. Eu acho que o nome da Estácio vem se fortalecendo com frequência no mercado de trabalho.”

Laliane Pereira, psicóloga, começou o curso de Gestão de Recursos Humanos em 2010. Ela foi indicada por uma professora da Estácio e conseguiu o seu primeiro emprego.

Ao terminar o curso, Laliane resolveu cursar Psicologia. “A Estácio realmente transformou a minha vida, porque os cursos me abriram muitas portas”. Após vencer o câncer, ela se tornou a psicóloga responsável pela Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer do Rio de Janeiro.

Felipe dos Santos, gestor do Campus Estácio Duque de Caxias (RJ), começou a sua carreira no setor de RH como office boy. Almejando novos horizontes, ele chegou à gestão de unidade e ressalta: “a Estácio transformou a minha vida. Antes, eu não tinha expectativa nenhuma de formação, e a Estácio me deu a oportunidade de fazer o ensino superior”.

Além de todas essas vantagens, a faculdade de RH conta com professores que conhecem as transformações do mercado. Além disso, eles ainda atuam em empresas de grande porte ou em atividades de consultoria, o que contribui para que as aulas sejam reflexos do que existe de mais atual nas perspectivas do mercado.

Quer saber se o curso de RH é o ideal para o seu perfil? Então, acesse o Rota das Carreiras e embarque em uma jornada interativa para descobrir qual é a profissão que mais combina com você!

enemPowered by Rock Convert
Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar