Faculdade a distância: tudo o que você precisa saber sobre EAD

17 minutos para ler

Com diversos profissionais em busca de bons empregos no mercado, fazer uma faculdade é um diferencial e tanto. No ambiente universitário, o estudante se vê diante de inúmeras vantagens, como: crescimento pessoal, otimização de seu currículo, contato com docentes capacitados e fortalecimento de sua rede de contatos.

Porém, frequentar aulas diariamente em horários predeterminados não é ideal para muitas pessoas — ou elas já trabalham e não conseguem conciliar os horários, ou têm dificuldades com o transporte e deslocamento. É nessa situação que a faculdade a distância entra como a melhor opção, devido às diversas vantagens que ela proporciona a seus estudantes.

Quer saber quais são elas? Então este conteúdo foi feito para você! Vamos apresentar como funciona a faculdade a distância, de que forma os estudantes são avaliados, por que é uma boa opção para você e o que levar em consideração na escolha da melhor instituição. Continue a leitura e confira!

Como funciona a faculdade a distância

Pense no dia a dia de um estudante universitário: ele assiste às aulas, interage com seus colegas e, no tempo que encontra entre suas atividades, estuda para as provas e faz os trabalhos. Aqueles que têm uma paixão pela área acadêmica ainda se dedicam às pesquisas e artigos científicos.

Agora pense na possibilidade de realizar essas atividades no conforto de sua casa — ou qualquer outro ambiente em que você esteja. Parece impossível? Pois saiba que essa é a realidade de muitos estudantes brasileiros. De acordo com Censo da Educação Superior, mais de 1,4 milhão de pessoas aderiram à EAD. Na pesquisa publicada em 2017, foi constatado que 18% das matrículas em graduações eram dessa modalidade.

Esse número cresceu bastante desde a regulamentação da educação a distância no Brasil. Com o Decreto nº 9.057/2017, a intenção do Ministério da Educação era elevar a taxa de matrícula nos cursos superiores e permitir que as instituições de ensino aumentassem as ofertas sem que houvesse o credenciamento prévio da modalidade presencial. Com isso, mais estudantes passaram a ter acesso à faculdade.

Esses estudantes têm as mesmas vantagens de um curso presencial. A diferença é que todo o conteúdo e as interações com a instituição de ensino são feitas por meio de uma plataforma digital, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Mesmo assim, a faculdade não fica para trás quando se fala em qualidade e comprometimento, como veremos a seguir.

Ambiente de aprendizado: a sala de aula de uma EAD

Com as faculdades a distância, surgiu um novo conceito de sala de aula, em que os alunos não estão necessariamente se dedicando aos estudos de forma simultânea. Os professores e os materiais didáticos, no entanto, são fatores que não ficam de fora desse modelo de aprendizado.

Materiais didáticos

Não é porque a faculdade não é presencial que o curso deixa de ter uma ementa. Esse documento é proposto aos estudantes antes mesmo que eles ingressem na instituição de ensino. Dessa forma, conseguem saber se o tipo de abordagem das disciplinas atendem às suas necessidades como profissionais.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da faculdade disponibiliza os materiais necessários para que os alunos tenham acesso a qualquer momento do dia. Geralmente, há a divisão de semestres (ou períodos), e cada um deles conta com determinada quantidade de matérias. Essa distribuição é feita levando em consideração o tempo que esses estudantes precisarão para se dedicar, além de uma jornada pelo conhecimento — em que eles começam pelas matérias mais básicas e terminam com as mais complexas.

As aulas podem acontecer em diferentes formatos, desde textos até videoaulas. Para que o estudante teste seus conhecimentos, as plataformas costumam disponibilizar algumas atividades, avaliativas ou não. Esses conteúdos podem ser baseados nas pesquisas do próprio professor responsável pela disciplina ou em autores consagrados da área.

Horários de aula

Como deu para perceber até aqui, na EAD o estudante é o protagonista de sua aprendizagem. Pensando nessa autonomia necessária para desenvolver suas competências dentro de uma grade horária flexível, o aluno tem a possibilidade de escolher em qual momento da semana fará as atividades e quantos dias ele pode se dedicar ao curso.

Apesar disso, existe um cronograma que deve ser seguido. Se, por exemplo, um semestre conta com cinco disciplinas, o estudante tem esse período para concluir todas as lições e atividades propostas e ficar em dia com o conteúdo. Há a possibilidade de essas tarefas serem semanais, o que exige bastante comprometimento da parte dele. Nesse cenário, é possível se dedicar durante dois ou três dias mais livres em vez de ficar logado a semana inteira.

Como é feita a avaliação na faculdade a distância

As avaliações são utilizadas desde o ensino básico para atestar os conhecimentos que os estudantes adquiriram durante cada semestre. Como na faculdade a distância eles têm acesso ilimitado à internet, fica o questionamento: de que forma é possível mensurar, de fato, a aprendizagem?

Os testes online, que geralmente se apresentam como questões de múltipla escolha, são bastante comuns. Para trazer inovação a esse processo, é possível adicionar abordagens de gamificação, em que os alunos aprendem por meio de jogos.

Mas há outras formas de avaliação presentes em um curso EAD. Uma delas é a participação nos grupos de debate. Nesse caso, observa-se como o estudante se relaciona com os colegas e com as disciplinas estudadas, se levam dúvidas para debate e respeitam opiniões divergentes.

Em algumas faculdades, há também provas pelo menos uma vez por semestre nos polos presenciais. Então, a instituição combina com os estudantes uma data viável para que ele passe por um teste mais extenso e complexo para ver o seu progresso nos estudos.

Mitos sobre a faculdade a distância

Se você está na busca de um curso superior, certamente já ouviu diversas histórias sobre educação a distância. Mas saiba que existem muitas fake news circulando por aí. A seguir, vamos desvendar alguns mitos sobre a faculdade EAD. Acompanhe:

O diploma vale menos

Quando se trata de educação, o MEC é o órgão a quem todos devem recorrer para sanar suas dúvidas, certo? Afinal, ele é responsável por certificar os cursos e faculdades que poderão mudar a vida e a carreira de muitas pessoas.

E o MEC confirma: o diploma de um estudante EAD tem o mesmo peso que o de um curso presencial. No certificado que o aluno retira ao final da graduação, não há nenhuma distinção entre as duas modalidades.

A maior preocupação deve ser quanto ao desempenho da faculdade e do curso na nota do MEC. Uma nota alta indica que há um ensino de excelência e o melhor suporte para que os alunos se desenvolvam profissionalmente.

As empresas necessitam de bons profissionais, que estejam antenados às tendências do mercado e saibam lidar com os desafios da área. Nesse cenário, não importa se eles fizeram um curso presencial ou a distância: o que vale é a bagagem que a pessoa adquiriu ao longo dos anos.

Fazer EAD é mais fácil

Quem acredita que um curso de graduação a distância é mais fácil do que o presencial está enganado. Quando você frequenta uma faculdade, já tem períodos predeterminados para se dedicar às aulas e realizar os trabalhos, o que não acontece quando há a flexibilidade de horários e a comodidade de uma plataforma online.

No curso a distância, o aluno precisa se motivar o tempo todo para não deixar as matérias se acumularem. Por mais que os professores e tutores estejam à disposição para tirar dúvidas e auxiliar em todo processo, não é responsabilidade deles cobrar o desempenho dos estudantes.

As horas complementares também são exigidas na maioria das faculdades. Então, os estudantes também precisam se dedicar assistindo a palestras e videoconferências, lendo materiais de apoio, frequentando cursos livres que somam ao aprendizado, entre outros.

Toda plataforma EAD conta com uma biblioteca virtual para auxiliar nas pesquisas e trabalhos, potencializando o ensino. Ela pode conter desde trabalhos acadêmicos de outros estudantes (ou mesmo professores) até livros de autores consagrados.

Por isso, tenha em mente que você vai se esforçar da mesma forma em qualquer uma das modalidades. Cabe a você separar os melhores horários para estudar e encaixar as atividades complementares na sua rotina. Faça o melhor proveito desses anos de graduação!

Não existe interação entre os alunos

Você acredita que a troca de experiências é uma das boas práticas para otimizar o aprendizado? Saiba que esse pensamento é mais que correto. Porém, esse relacionamento saudável entre estudantes não precisa acontecer, necessariamente, cara a cara. Para isso, existem os fóruns de debate e, é claro, as redes sociais.

Dessa forma, é possível compartilhar insights sobre o que está sendo estudado, debater diferentes opiniões sobre os desafios do mercado e até mesmo tirar dúvidas sobre a matéria. Em determinado estágio do curso, podem surgir os trabalhos em grupo, que vão aproximar ainda mais a turma. Nesse momento, os alunos não são concorrentes, mas parceiros em busca de um mesmo objetivo.

Vantagens de fazer uma faculdade a distância

Até aqui, já deu para perceber que a faculdade traz diversas vantagens à vida dos estudantes. Mas você conhece os benefícios específicos de um curso EAD? É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos. Confira!

Flexibilidade

Uma das vantagens mais aparentes das faculdades EAD é a flexibilidade. Afinal, ela permite que os estudantes acessem os conteúdos a qualquer momento do dia, de onde estiverem.

Sendo assim, é ideal para quem trabalha e tem receio de ficar sem tempo para se dedicar aos estudos. Com as facilidades proporcionadas pelos dispositivos portáteis e internet móvel, é possível assistir às aulas ou ler os conteúdos durante aqueles minutos (ou até horas) que essas pessoas passam no transporte.

Não há também a obrigação de acesso diário à plataforma, por exemplo. Caso um dia seja mais corrido no trabalho e não dê para estudar, é possível utilizar os finais de semana para colocar os estudos em dia.

Mais economia

Novamente, a tecnologia entra como uma grande aliada da educação acessível. Com um sistema de aulas online, uma biblioteca virtual e a possibilidade de troca de informações entre estudantes e professores, os custos com o curso sofrem uma redução significativa.

Isso reflete no valor das mensalidades, que ficam bem mais em conta para os estudantes. Em outras palavras, você tem os mesmos benefícios de uma faculdade presencial, mas não paga pelas despesas de estrutura — que envolvem a manutenção do campus e seus colaboradores.

Além disso, sem a necessidade de se deslocar diariamente até a faculdade, o estudante economiza com transporte e alimentação — sem falar no famoso xerox, que tira o sono de muitos alunos de cursos presenciais.

Maiores possibilidades

Outra vantagem da faculdade a distância é o leque maior de cursos oferecidos. Devido às facilidades de abrir cursos EAD e a redução nas despesas com eles, as instituições estão investindo nessa modalidade para proporcionar melhores oportunidades aos estudantes.

Além disso, com o tempo que você economiza fazendo uma faculdade a distância, sobra espaço na agenda para um curso de idiomas (tão importante para conquistar as melhores vagas no mercado e até oportunidades no exterior) ou alguma atividade de lazer.

Organização e responsabilidade

Muitas pessoas encaram a responsabilidade como um desafio sem vislumbrar a oportunidade desse contexto. Além dos conhecimentos técnicos da área, você adquire diversas habilidades ao se organizar nos estudos.

Esse é o primeiro passo para levar a organização para outros setores da sua vida. Com isso, você ganha tempo para realizar suas tarefas e adota uma postura mais confiante, porque sabe o que esperar de cada processo.

Acessibilidade

A modalidade a distância é bastante democrática. Afinal, não há nenhum tipo de empecilho quanto a espaço físico ou locomoção. Além disso, as plataformas de ensino contam com recursos que facilitam o estudo de pessoas com deficiência auditiva ou visual. Esse estudante pode até se sentir mais incluído em sua turma, por meio dos fóruns de debate.

Como fazer a escolha da melhor faculdade EAD

A escolha de uma faculdade é, muitas vezes, uma das etapas mais difíceis na jornada rumo à capacitação. Existem diversas opções no mercado, cada uma com suas particularidades. Nesse cenário, torna-se essencial ficar de olho em alguns aspectos para garantir que a instituição definida atenderá às suas necessidades e expectativas.

Nos próximos tópicos, veremos os pontos mais importantes a serem analisados. Confira!

Qualidade do suporte presencial e virtual

Fazer uma faculdade a distância tem como sua vantagem principal a flexibilidade. Mas isso não quer dizer que você será completamente independente de um polo presencial. Dúvidas podem surgir a qualquer momento, sem falar das avaliações que são marcadas ao longo da graduação.

Por isso, contar com uma instituição que tem polos em diversos locais do país ajuda bastante no atendimento das suas demandas. Mais que isso, é importante que ela conte com um canal virtual em que tutores e colaboradores dos cursos possam conversar com você.

Conteúdo programático

Ter um material didático que responde às suas maiores dúvidas sobre a profissão e o ajuda a superar os desafios do mercado é fundamental. Por isso, deve ser também um dos pontos a serem analisados no momento de escolher uma faculdade a distância.

Geralmente, as instituições de ensino disponibilizam os conteúdos programáticos e as ementas em seu site ou mediante solicitação à secretaria. Dessa forma, é possível saber ao certo se o curso de seu interesse vai ser, de fato, proveitoso para o que você almeja.

Inserção no mercado de trabalho

Uma boa faculdade proporciona a seus estudantes oportunidades únicas de conquistar um emprego de visibilidade com salários vantajosos. Por isso, procure aquela que tenha parceria com empresas reconhecidas pelo mercado e que conte com um Portal de Vagas para divulgar as melhores vagas na sua área.

Um programa de mentoria e orientação profissional, como o Estácio Carreiras, também faz muita diferença na sua carreira. Você terá um canal de confiança para tirar todas as dúvidas a respeito da área de seu interesse com profissionais que entendem do assunto.

Qualificação dos professores

Os professores são uma parte essencial do processo de ensino-aprendizagem. Afinal, são eles que ensinam os conceitos, direcionam às melhores práticas na área, auxiliam com as pesquisas e motivam os alunos a aprenderem cada vez mais.

Um corpo docente qualificado e atualizado tem contato com as tendências e desafios do mercado e não se prende a ensinamentos ultrapassados. Um educador que se preocupa com seus estudantes desenvolve materiais com as informações indispensáveis para o entendimento e boas referências.

Isso também impacta a metodologia utilizada nas aulas, que deve ser melhorada frequentemente para se adequar às demandas dos estudantes. Por isso, vale a pena pesquisar sobre os professores no LinkedIn ou no Currículo Lattes para conferir sua abordagem de pesquisa e os trabalhos que desenvolveram ao longo da carreira.

Programas de apoio e mentoria

Tendo a certeza de que esses professores são qualificados, procure saber se a faculdade oferece programas de apoio à pesquisa e ao aprendizado. Dessa maneira, você não ficará desamparado quando precisar de algum material extra para estudo ou sentir alguma dificuldade em qualquer disciplina.

A mentoria vai muito além: ter um tutor que não o conhece pode ser o que você precisava para solucionar suas dúvidas sobre a carreira — afinal, uma visão de fora pode surgir com direcionamentos que você nem sequer imaginava.

Tempo de experiência da instituição com EAD

A educação a distância só foi regulamentada, de fato, em 2017. Então, muitas faculdades só começaram a investir nessa modalidade após esse período — se você reparar, não faz muito tempo. Isso significa que dificilmente tiveram oportunidade de amadurecer a oferta e estão aprendendo com possíveis erros.

Há faculdades, por outro lado, que trabalham com EAD desde quando os recursos tecnológicos possibilitaram a sua difusão no mercado. Com mais experiência e tradição, elas se adaptaram às novas tendências e, hoje, já levam a milhares de estudantes um ensino ágil, eficiente e sem gargalos.

Vantagens aos alunos

Sabemos que, em muitos casos, a dificuldade de ingressar em um curso superior é causada pelo preço das mensalidades. É por isso que as bolsas de estudo e programas de financiamento são tão importantes para que os estudantes não acumulem dívidas antes mesmo de consolidar sua carreira.

Sendo assim, procure uma faculdade que ofereça esses benefícios, seja por nota no Enem, seja por programas do governo, como o ProUni. Há também algumas instituições que contam com descontos em diversos estabelecimentos, facilitando ainda mais a vida de seus alunos.

Como se matricular

Diante de tantos benefícios, talvez você já esteja ansioso para começar logo a sua faculdade a distância — acertamos? Por isso, estamos aqui para ajudar você com essa tarefa que, na verdade, é bem simples: basta realizar a prova de vestibular agendado pela instituição.

Há também a possibilidade de ingressar na faculdade utilizando a sua nota do Enem. Em diversas instituições de ensino superior, essa também é uma metodologia para oferecer bolsas aos estudantes: quanto maior sua pontuação no exame, melhor será seu desconto nas mensalidades.

Cada instituição conta com suas particularidades no momento da matrícula. Por isso, o ideal é entrar em contato com a secretaria para tirar todas as suas dúvidas e ter acesso à lista de documentos necessários para o ingresso. Se quiser, pode visitar algum dos polos da faculdade para conhecer mais de perto o local que poderá ajudar você e sua carreira nos próximos anos. Que tal?

Como vimos, não tem essa de ser mais fácil e menos reconhecida no mercado de trabalho. A faculdade EAD tem suas vantagens e pode contribuir (e muito!) para alavancar a carreira do profissional. O importante é escolher aquela instituição com tradição, foco no aluno e que oferece uma variedade de cursos de excelência, com professores qualificados.

Sabe qual universidade tem tudo isso? A Estácio! São mais de 10 anos de tradição em EAD, marcando presença em diversos estados do Brasil, com mais de 500 polos. Segundo o MEC, é 1º lugar em educação a distância, considerando as faculdades particulares do país. Conheça agora mesmo os benefícios de estudar na Estácio e as formas de ingresso.

Quer conhecer mais sobre as nossas possibilidades e como levamos o ensino a sério? Aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter! Você vai receber em primeira mão as novidades do nosso blog!

Você também pode gostar