Experiência profissional: por que é importante e como conquistá-la?

experiência profissional
7 minutos para ler

É muito comum que os estudantes do Ensino Superior se sintam ansiosos para conseguir experiência profissional na sua área de estudos. Afinal, quem não sonha em entrar em um estágio ou no primeiro emprego e colocar em prática o que tem aprendido na universidade?

Além do interesse em aliar teoria e prática por meio de um trabalho, existe também a pressão que se coloca sobre os estudantes. Isso porque as experiências profissionais são muito valorizadas na hora de construir uma carreira sólida, não é mesmo?

Diante de tudo isso, você pode se perguntar: como fazer para conquistar experiências? Confira este post para saber um pouco mais sobre a importância delas e ver como montar um bom currículo!

Qual é a importância da experiência profissional?

Viver experiências no mercado de trabalho é algo fundamental para estudantes e profissionais. Os motivos são muitos. Por exemplo, a experiência profissional ajuda você a entender se está mesmo no caminho certo e se escolheu a carreira que mais combina com seus objetivos e interesses.

Pense bem: por mais que se tenha pensado bastante antes de decidir um curso superior, muitos detalhes sobre a profissão só são percebidos durante o trabalho. O processo de orientação profissional ajuda você a refletir sobre a escolha, mas a vivência no mercado é crucial para avaliar sua relação com a carreira escolhida.

Outro ponto que justifica a importância da experiência profissional é a oportunidade de desenvolver conhecimentos práticos. A universidade nos capacita para conhecer a área e ampliar nossas habilidades. No trabalho, tudo isso pode ser colocado em prática e impulsionar ainda mais nossa evolução.

Além das competências técnicas, trabalhar na sua profissão é útil para desenvolver questões comportamentais — como autoconfiança, postura profissional e relacionamentos interpessoais. A possibilidade de ampliar o networking é mais um aspecto relevante nesse contexto.

Como adquirir mais experiências?

A importância da experiência profissional no mercado de trabalho é algo inegável. Entretanto, saber como adquiri-las pode ser bastante desafiador. O que muitos estudantes não sabem é que existem maneiras de ampliar suas experiências mesmo fora do emprego formal. Confira algumas delas a seguir:

Atividades na universidade

Fazer uma graduação vai muito além de assistir as aulas. Uma universidade certamente oferece mais do que isso. Existem diversas atividades que compõem a rotina em uma instituição de Ensino Superior. Por exemplo, monitorias, pesquisas, projetos de extensão, empresa júnior etc.

O que todas elas têm em comum? A chance de oferecer aos alunos experiências profissionais ainda durante o curso. Logo, vale a pena conhecer a estrutura proporcionada pela universidade. Seja um aluno protagonista e se inscreva em programas que ajudem a vivenciar o mercado de trabalho.

Não tenha dúvidas de que experiências como as que citamos fazem muita diferença no seu currículo. Participar de monitoria, pesquisa, grupos de estudo e outras atividades aumenta sua qualificação e mostra para as empresas que você é alguém interessado em crescer.

Voluntariado

O trabalho voluntário é mais uma experiência profissional valorizada por empregadores. Alguns estudantes ainda não reconhecem a importância dele, pois acham que o fato de não ser uma função remunerada ou uma vivência formal acaba por diminuir os benefícios. Entretanto, isso não é verdade.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Fazer voluntariado pode sim constar no seu currículo como uma experiência relevante. Será melhor ainda se o trabalho for na sua área profissional. Mas, mesmo que seja fora de sua profissão, ser voluntário permite adquirir conhecimentos e habilidades reconhecidas no mercado — como iniciativa e responsabilidade.

Estágios

O estágio profissional é certamente um dos maiores desejos dos estudantes da graduação. De fato, aproveitar oportunidades para trabalhar e aprender com profissionais experientes em uma empresa é uma grande chance de começar a construir uma carreira de sucesso desde já.

Não é por acaso que o estágio figura entre as principais experiências profissionais que você pode ter durante a universidade. Estudantes que conseguem estágios podem vivenciar a rotina no mercado de trabalho e levar a inovação da graduação para as empresas.

Em muitos casos, o estagiário conquista um espaço no negócio e é efetivado depois de se formar. Ainda que isso não aconteça, a experiência certamente servirá como ponto de partida para trabalhar em outros locais. Então, vale a pena ficar de olho nas vagas e participar de processos seletivos para estágio.

Trabalho freelancer

Por fim, você sabia que também é viável ganhar experiência profissional por conta própria? O estudante não precisa esperar que as oportunidades surjam em empresas. Ele pode oferecer alguns serviços como freelancer para aumentar sua vivência no mercado antes de iniciar oficialmente a carreira.

Um curso como o de Jogos Digitais, que envolve conteúdos de programação, capacita os alunos a fazer alguns trabalhos freelancer na área. Assim, eles entram em contato com os clientes, realizam as demandas e vão acumulando experiência para se desenvolver na profissão.

Como apresentar suas experiências profissionais no currículo?

Além de ser importante viver experiências profissionais, também vale a pena saber qual é a melhor maneira de apresentá-las no seu currículo. Isso porque existem formas de destacar o trabalho sem deixar os textos exagerados nem tornar a leitura do documento cansativa.

A primeira dica em relação a isso é organizar as informações na ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Assim, o empregador já verá logo no início a sua experiência atual. Outra orientação relevante é colocar as datas de início e de término de cada uma.

Também é interessante fazer um pequeno resumo das suas atividades na experiência profissional. Mas atenção: não é preciso colocar muitos dados. Basta destacar as principais tarefas que você realizou, com o intuito de que o recrutador entenda como era sua rotina na função.

Como a universidade pode ajudar você?

Se os seus planos são conseguir boas experiências profissionais para começar a construir uma carreira de sucesso, não deixe de considerar a ajuda da sua universidade. Ter uma formação de qualidade é um requisito para se destacar no mercado de trabalho e conquistar oportunidades.

Mas o papel de uma universidade vai muito além disso. Na Estácio, os alunos não contam somente com estrutura e professores de qualidade. Eles têm também muito suporte na profissão. Um exemplo é o Estácio Carreiras, programa que ajuda a preparar os estudantes para experiências de estágio e trabalho.

Fique atento às oportunidades que você tem para aprimorar a sua experiência profissional, pois muitas iniciativas podem ajudar. Por exemplo, ser um bom aluno, escolher a melhor faculdade, pedir o apoio dos professores e sempre investir na sua qualificação. Faça isso e veja os resultados acontecerem!

E então, quer saber como o portal Estácio Carreiras pode ajudar você? Entre em contato e saiba mais sobre nossos diferenciais!

Você também pode gostar