Física no Enem: veja os 8 assuntos que mais caem na prova!

fisica enem
7 minutos para ler

Saber quais são os assuntos que mais caem de Física no Enem é uma das estratégias para montar o seu cronograma de estudos priorizando esses assuntos. Além de aprender a disciplina, você também vai precisar estudar como ela é cobrada no exame.

A prova que contempla essa matéria é a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aplicada no segundo dia do exame, junto à de Matemática e suas Tecnologias. No total, cada uma delas tem 45 questões, mas a primeira cobra tanto Física quanto Química e Biologia.

Se deseja descobrir o que fazer para acertar mais questões de Física no Enem, veio ao lugar certo. Neste post, vamos listar os tópicos cobrados na prova, com o intuito de ajudar você a se preparar para o Enem. Acompanhe!

Como estudar e se preparar para Física no Enem?

A primeira dica para superar essa disciplina é entender do que se trata cada fórmula e conseguir raciocinar sobre o problema, com ou sem ela. Portanto, é preciso entender o que cada letra representa e como esses fenômenos se relacionam.

Vamos a um exemplo: por que a velocidade média diminui quando o intervalo de tempo aumenta? Isso acontece porque, como um veículo demorou mais para percorrer um trajeto, significa que ele andou mais devagar, considerando que não houve uma parada.

Percebe como a Física pode ser intuitiva? O Enem costuma inserir diversos textos do dia a dia, e usar esse raciocínio vai ser útil para a sua interpretação e para relacioná-los com a matéria. Além disso, você vai precisar estudar ordens de grandeza, as medidas do SI e as suas conversões (por exemplo, de km/h para m/s — uma dica: basta dividir por 3,6).

O que mais cai de física no Enem?

Menina estudando com várias apostilas
Saber os temas que mais caem de física no Enem é fundamental para se preparar para a prova!

Agora que você já sabe como conduzir os seus estudos nessa matéria, chegou a hora de conhecer os assuntos que mais caem de física no Enem. Confira abaixo!

1. Cinemática

Como você pôde perceber nos exemplos, mecânica é um tema muito importante para física. A cinemática faz parte dessa área, porém, ela se preocupa em estudar apenas o movimento, não as suas causas.

As principais fórmulas de Física que você vai precisar para realizar a prova do Enem quando as questões forem sobre cinemática, junto aos macetes para se lembrar de cada uma com mais facilidade, são:

  • S = So + V. t (MRU) — é só pensar em “sorvete”;
  • S = So + Vo.t + ½ a.t² (MRUV) — aqui você pode se lembrar de “sorvetão”;
  • V² = Vo² + 2.a.Δs (MRUV) — a dica para essa fórmula é imaginar que “vovô viu vovó com mais duas amigas”.

2. Leis de Newton

As Leis de Newton são outro assunto importante sobre mecânica muito usado na Física, inclusive no Enem, para estudar a dinâmica dos corpos sobre a terra. Elas se dividem em:

  • 1ª lei (Lei da Inércia) — um corpo se mantém em repouso, ou em MRU, a não ser que atuem forças sobre ele;
  • 2ª lei (Princípio Fundamental da Dinâmica) — conhecida pela fórmula Fr = m.a, sendo “Fr” a força resultante, “m” a massa e “a” a aceleração;
  • 3ª lei (Lei da Ação e Reação) — toda ação tem como resultado uma reação na mesma intensidade, mas em direção oposta.

3. Trabalho

Na Física, o trabalho está sempre relacionado com a energia. Geralmente, ele é o resultado da aplicação de uma força sobre um objeto e o seu deslocamento (T = F.d). A sua unidade é sempre medida em Joules no Sistema Internacional de Unidades (SI).

4. Calorimetria

Já ouviu falar de calorimetria? Se ainda não conhece, é bom dar uma estudada, pois também é um dos temas que mais caem de física no Enem.

Calorimetria é a parte da termologia usada para indicar o estudo das trocas de energia térmica entre os corpos. Ela também é utilizada para definir a temperatura de equilíbrio dos corpos e a quantidade de energia térmica ideal para que eles sofram mudanças na temperatura e no estado físico.

5. Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional

O nosso quinto tópico na lista de temas que mais caem de física no Enem é impulso, quantidade de movimento e análise dimensional.

Os dois primeiros são grandezas físicas que servem para relacionar força, massa e velocidade e são utilizadas nos estudos do movimento dos corpos. As duas são grandezas vetoriais e, por isso, possuem direção, módulo e sentido.

Já o terceiro termo, análise dimensional, é uma ferramenta usada no universo da física para determinar a unidade de medida de uma grandeza específica. Nela, são aplicados conceitos e fundamentos de álgebra para chegar na unidade de medida.

6. Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff

Mais alguns temas que costumam cair bastante na prova de física no Enem são os geradores, receptores e as leis de Kirchhoff. Todos esses tópicos envolvem a rede elétrica, pois ela é composta por uma associação entre capacitores, geradores, receptores, indutores e outros dispositivos elétricos.

No entanto, calcular a diferença de potencial (d.d.p.), também chamada de tensão elétrica (V), de uma rede elétrica pode ser um pouco complicado e é aí que as leis de Kirchhoff entram, para ajudar e auxiliar nesse cálculos.

7. Forças magnéticas, indução e fluxo

Nosso sétimo tópico dos temas que mais caem de física no Enem contempla as forças magnéticas, indução e fluxo.

As forças magnéticas resultam da força eletromagnética, que é uma das quatro forças fundamentais da natureza. Um ponto importante para ressaltar aqui é que ela depende da interação entre as partículas que estão num campo magnético.

Já os outros temas, indução e fluxo, também estão relacionados ao primeiro tema e é, por isso, que as trouxemos juntas.

8. Refração e lentes

Menino estudando para uma prova
Para passar no curso dos sonhos, o ideal é estar sempre um passo à frente e, nesse caso, saber os temas mais reincidentes na prova de física no Enem é um grande passo.

Por fim, os últimos temas da nossa listagem de assuntos que mais caem na prova de física no Enem são a refração e as lentes. Esses dois tópicos também estão interligados.

O índice de refração, por exemplo, é o quanto uma lente possui a capacidade de trocar a direção dos raios de luz, a fim de alinhar o foco. Esse índice irá definir a velocidade com que a luz passará, bem como a espessura da lente. 

O exemplo acima é só para ilustrar, mas vale a pena estudar mais sobre o tema e se aprofundar, pois as questões podem vir de diversas maneiras e cobrar interpretações diferentes.

A prova de Física no Enem, junto de Redação e Matemática, é uma das mais complexas. Por isso, é necessário se empenhar bastante nessa disciplina e trabalhar os conceitos abordados, a fim de conseguir um bom desempenho.

Quer potencializar seus estudos? Então conheça o Enem Action, uma plataforma gratuita e online feita para ajudar você nessa importante fase!

Você também pode gostar

Deixe um comentário