Como é o curso de tecnólogo em Automação Industrial?

curso de tecnólogo em automação industrial
18 minutos para ler

O avanço tecnológico faz com que os processos das indústrias sejam cada vez mais automatizados. Sendo assim, para quem busca alcançar uma carreira de sucesso, uma opção é investir no curso de tecnólogo em Automação Industrial. Afinal, é uma modalidade de estudo em alta e que com poucos anos o profissional se torna apto para se inserir no mercado de trabalho.

Você tem interesse pela área de engenharia de automação industrial ou está em busca de trabalhar com tecnologia, inovação, computação, eletrônica e assuntos relacionados? Então, leia este conteúdo para esclarecer suas principais dúvidas!

O que é automação industrial?

A automação industrial é caracterizada pela otimização dos processos industriais, por intermédio da adoção de várias tecnologias de hardware e software. Também pode representar a substituição dos trabalhos manuais por máquinas, tendo em visa que com a evolução das operações é preciso se adequar às demandas atuais do mercado de trabalho.

Sendo assim, uma das suas principais finalidade é proporcionar mais autonomia para os equipamentos industriais, reduzindo eventuais esforços humanos gastos na realização de determinadas tarefas da empresa, com a integração de três diferentes áreas: mecânica, eletrônica e tecnologia da informação.

Nos dias atuais, com a transformação digital e o crescimento de indústrias 4.0, a automação se tornou um investimento fundamental para as indústrias que desejam elevar a sua competitividade e atingir melhores resultados.

Para que serve a automação industrial?

A automação industrial tem vários objetivos. No entanto, melhorar as expectativas das indústrias por meio de processos produtivos mais qualificados e com custos reduzidos é um dos principais. Além disso, busca:

  • melhorar a disponibilidade de equipamentos industriais;
  • aumentar a produção industrial, por intermédio de uma maior capacidade produtiva;
  • executar atividades difíceis de serem feitas por pessoas;
  • reduzir a emissão de resíduos;
  • simplificar processos de manutenção de máquinas industriais;
  • ganhar precisão no desempenho de atividades operacionais, evitando eventuais falhas;
  • gerar eficiência dos processos;
  • minimizar custos;
  • proporcionar maior integração e desenvolvimento de sistemas.

Quais são as vantagens da automação industrial?

Após entender o que é automação comercial, para que serve e quais são os seus objetivos, é importante entender os benefícios ofertados para a automação das indústrias.

Afinal, esse processo vai muito além do desenvolvimento de produtos e serviços mais eficientes e qualificados, levando em conta que as máquinas mantêm altos padrões de produção e com o risco muito menor de falhas.

Outro ponto relevante é a sua capacidade de tornar os processos industriais mais flexíveis, levando à precisão e segurança técnica em atividades consideradas perigosas ou insalubres.

Virtualização das atividades

Sistemas altamente especializados são capazes de desenvolver uma cópia da empresa no ambiente digital, bem semelhante à indústria real. Essa tecnologia possibilita que o projeto da companhia se torne muito mais eficiente, já que os erros e fatores de riscos podem ser detectados com facilidade ainda nessa fase do processo. Trata-se de uma função importante para quem busca o potencial de evitar futuros prejuízos para a empresa.

Diminuição de erros

Da mesma maneira que acontece com os gestores de um negócio, os funcionários também são limitados por aspectos físicos que podem minimizar sua eficiência e, em certas situações, levá-los a cometer falhas. Nesse cenário, os softwares surgem como uma solução bastante efetiva.

Isso ocorre porque a integração de ferramentas avançadas e sensores permite que as máquinas operem de forma autônoma, seguindo as orientações previamente programadas. Já os sensores ficam a cargo de transmitir informações ao programa sobre o estado do equipamento em questão, o que fundamenta a operação do sistema.

Nesse novo contexto, cabe aos funcionários a tarefa de acompanhar o software, para assegurar que ele esteja funcionando de acordo com os parâmetros definidos.

Monitoramento otimizado

Entre os benefícios do sistema de automação industrial está a otimização do monitoramento, feito pelos gestores. Utilizando diversos sensores instalados no setor de operação da indústria, dados relacionados às atividades produtivas são captados e encaminhados a um software.

A ferramenta, por sua vez, tem a atribuição de filtrar informações e transmiti-las, de maneira intuitiva, para o time de gestores, que podem usá-las no processo de tomada de decisões.

Integração das operações

À medida que as empresas aderem ao conceito de indústria 4.0, a comunicação entre os negócios começa a se tornar mais eficiente, tendo em vista que começará a ser realizada a partir de recursos especializados. Dessa forma, a integração entre uma empresa, seus clientes e fornecedores ocorre com efetividade, o que abre espaço para que as negociações aconteçam com maior agilidade e menos custos.

Descentralização das decisões

Mesmo que a equipe de gestores da indústria seja eficiente, pode acontecer casos em que situações mais complexas precisem ser superadas. No entanto, com uma rotina bastante corrida, o tempo disponível para avaliar todas as informações e solucionar essas questões não é suficiente para ter uma base precisa para chegar a boas decisões. Esse é um problema que vai reduzir o rendimento da equipe e tornar as decisões ineficazes.

O sistema de automação industrial, contudo, apresenta muitos caminhos para esse problema. Um exemplo a combinação de sensores e aplicações de inteligência artificial, um sistema capaz de acompanhar a operação da indústria.

Além disso, por meio da análise dos indicadores disponíveis é possível tomar decisões predefinidas, como requerer automaticamente a necessidade de manutenção de uma máquina, quando sensores conectados a ela apontarem que isso seja preciso. Assim, o gestor pode gastar seus esforços no planejamento estratégico do negócio.

O que é o técnico em automação industrial?

O técnico em automação industrial é o profissional responsável por atuar em determinados setores industriais. Nesse caso, ele trabalha com o uso de sistemas automatizados de controle e supervisões das operações da companhia.

As suas competências englobam a gestão e a instalação desses sistemas, controladores, redes industriais, sensores, entre outros componentes. Entre suas principais funções, estão:

  • perícias nos equipamentos e sistemas;
  • instalação e manutenção de redes industriais;
  • elaboração de desenhos técnicos e interpretação de diagramas lógicos;
  • emissão de laudo e parecer técnico em sua área de formação;
  • operação de sistemas;
  • execução de projetos;
  • aplicação de novas tecnologias para melhorar sistemas de produção;
  • desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos (software e hardware);
  • criação de novos equipamentos;
  • supervisão geral da manutenção industrial;
  • prestação de consultoria;
  • inspeção da montagem de sistema.

Como funciona o curso de tecnólogo em Automação Industrial?

O curso em Automação Industrial é uma graduação tecnológica, que dura em média 3 anos. Apesar do seu pouco tempo de duração, nesse período é possível ver tudo que é necessário para alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho e estar preparado para solucionar as barreiras que fazem parte do dia a dia da profissão.

Ao decorrer do curso de automação, o aluno aprende disciplinas relacionadas às bases matemáticas e físicas para engenharia, eletrônica, redes, linguagem de programação, sistemas hidráulicos e automação industrial.

Isso quer dizer que o aluno estará bem preparado para desenvolver máquinas, equipamentos e demais itens que fazem parte da robótica. Também poderá projetar sistemas de integração e automação, administrar processos industriais e realizar outras atividades como a instalação de sistemas digitais.

Algumas instituições de ensino têm convênios com empresas e indústrias que executam projetos na própria faculdade, tendo a participação dos estudantes. Nesse caso, a atividade é vista como a primeira experiência profissional no ramo, o que é uma ótima oportunidade para criar contato com possíveis parceiros antes de finalizar a faculdade.

No final do curso, o aluno precisa elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, além disso, determinadas instituições de ensino exigem o estágio supervisionado na área.

Todo esse cuidado contribui para a abertura de várias possibilidades de atuação, como implementação e operação de redes industriais, supervisão de processos, elaboração de vistoria, perícia e avaliação dos pontos referentes ao ramo.

O diploma conquistado na conclusão do curso é de nível superior. Com ele, o profissional tem a chance de ocupar vagas de emprego que exijam esse nível de formação ou dar prosseguimento aos estudos em cursos de especialização, mestrados ou doutorados.

O foco do curso de automação industrial tem como intuito constituir profissionais com competências para aplicar, manter e integrar ferramentas automatizadas, individualmente ou em equipe, que tem o fito de gerar soluções que elevam a produtividade e competitividade do negócio.

Quanto tempo dura esse curso?

O curso de tecnólogo em automação industrial dura em média 3 anos. Esse período é ideal para proporcionar um curso superior com todo o conhecimento necessário em mecânica, eletrônica, elétrica, sistemas de informações e demais assuntos relevantes.

Qual é o valor do curso de tecnólogo em Automação Industrial?

O valor do curso de Automação Industrial vai variar conforme a instituição de ensino. Na Estácio o curso tem duração de 3 anos e a mensalidade custa em média de R$ 600,00.

O que se aprende nesse curso?

O curso de tecnólogo em Automação Industrial reúne várias disciplinas, como Física, Matemática, Eletroeletrônica, Mecânica e Informática. Por esse motivo, gostar de matérias das Ciências Exatas é essencial para quem pretende seguir carreira nessa profissão.

Além dos temas apontados, o aluno também vai poder usufruir de práticas em laboratório para aprender a gerenciar máquinas. Por isso, ele aprende robótica, comunicação e dados, controle de processos e demais assuntos relevantes.

Como anda o mercado de automação industrial?

O campo para quem busca atuar na área de automação industrial é muito amplo. Sendo assim, o tecnólogo pode atuar na indústria e em qualquer outro tipo de empresa que usufrua de processos automatizados, por exemplo:

  • empresas de desenvolvimento de projetos e assistência técnica;
  • companhias de automação industrial;
  • institutos e centros de pesquisa;
  • qualquer indústria que use processos automatizados;
  • instituições de ensino, desde que o profissional esteja enquadrado nas exigências de formação para administrar aulas.

Entre as indústrias, é possível trabalhar no ramo de automóveis, motores, mineração, aviação, pecuária, naval, agrícola, petrolífera, entre outros. Além disso, os empregos podem ser encontrados tanto em zonas rurais, regiões metropolitanas ou interior do Brasil. Em relação aos cargos assumidos em companhias, podemos apontar:

  • supervisor de montagem e manutenção de sistemas automatizados;
  • desenvolvedor de sistemas de automação;
  • consultor de tecnologias para automação;
  • integrador de sistemas de automação;
  • mantenedor de sistemas de automação;
  • vendedor técnico de sistemas e máquinas automatizadas.

Quais são as habilidades desenvolvidas pelo profissional?

Após a conclusão do curso, o profissional será responsável pelo desenvolvimento de produtos relacionados à eletrônica, instrumentação, controle, operação e ainda a supervisão dos processos industriais.

Sendo assim, é importante que ele seja dinâmico, capaz de monitorar os avanços do setor, bem como estar sempre atento à inovação, ao empreendedorismo e à preservação ambiental.

Outra questão relevante para se tornar um profissional diferenciado no mercado é gostar de ciências exatas, ter afinidade e gostar do universo da tecnologia. Afinal, o desenvolvimento de sistemas automatizados exige muito estudo, dedicação, concentração e habilidade de resolver problemas.

Também é importante saber trabalhar em equipe, tendo em vista que os projetos de modernização dos processos industriais costumam englobar uma equipe com profissionais de diferentes áreas. Veja, a seguir, outras habilidades que devem ser desenvolvidas pelo profissional e são essenciais para a prestação de um serviço de qualidade.

Ter a capacidade de solucionar problemas de forma sistemática

O processo de mudança de trabalhos manuais para a automação industrial tem entre as suas prioridades a inserção da tecnologia e a implementação de ideias visando aprimorar os processos e resolver problemas. Por exemplo, uma atividade executada pelo profissional de automação industrial é mapear a linha de produção e prepará-la para receber o equipamento adotado para automatizar a produção.

Portanto, o colaborador precisa ter o atributo de solucionar problemas. Isso é realizado ao esquematizar o desafio em etapas e ir, ponto a ponto, conferindo soluções até que o obstáculo seja superado.

Adquirir conhecimento em eletrônica e elétrica

Outra habilidade necessária para o profissional de automação industrial é o conhecimento aprofundado em assuntos técnicos relevantes para o campo de atuação. Parte deles está ligada às disciplinas de eletrônica e elétrica, tendo em vista que esses dois ramos integram o comando e funcionamento de equipamentos na automação industrial.

Sendo assim, se você pretende entrar na área deverá buscar o domínio da utilização de comandos eletrônicos, circuitos elétricos e fundamentos basilares que possibilitam o pleno funcionamento das máquinas.

Compreender sobre estatísticas, números e indicadores de desempenho

A automação industrial gera muitos impactos na capacidade produtiva da companhia. Por meio dela, o negócio consegue produzir mais, com agilidade e custos reduzidos. Então, a tecnologia é indispensável para a gestão da fábrica, que pode aprovar um valor maior ou menor os recursos dependendo do uso que enxergam na automação.

O profissional do departamento, portanto, precisa saber como lidar muito bem com estatísticas, números e indicadores de desempenho para controlar a eficácia do sistema automatizado e mensurar as modificações no decorrer do ano.

Entender sobre programação para utilizar as ferramentas adequadamente

Fazer com que os sistemas funcionem não é o suficiente para a aplicação de uma automação industrial efetiva. É necessário, também, que eles sejam capazes de realizar atividades altamente complexas. Nesse momento, é fundamental um conhecimento detalhado em programação. Ou seja, o profissional do setor precisa entender sobre o assunto, bem como ter o domínio de algumas linguagens para conseguir comandar as máquinas de forma apropriada.

Desenvolver o pensamento lógico

Quem atua com a automação industrial também precisa estar por dentro de assuntos relacionados ao pensamento lógico, tendo em vista que ele é essencial para uma linha de produção automatizada de forma eficaz.

Vamos supor que a linha de produção é constituída por quatro áreas: A, B, C e D. Todas elas desenvolvem as atividades na mesma velocidade, para que ocorra um fluxo perfeito na linha. Mas se o profissional não pensar de forma lógica e automatizar o departamento A, por exemplo, todos terão problemas.

Então, se A trabalhar com o dobro de velocidade, eventualmente o B não vai conseguir lidar com o fluxo de produção, gerando o seu congestionamento. Por esse motivo, o profissional de automação industrial necessita dominar o pensamento lógico, a causa e as consequências de todos os seus atos.

Usufruir da criatividade

Apesar do perfil desse tipo de profissional requerer conhecimentos aprofundados e uma abordagem eficiente, também existe espaço para a criatividade. Afinal, cabe a ele readaptar certas ações e comandos e assegurar que tudo ocorra de forma mais interessante possível.

O engenheiro deve explorar o pensamento lateral e procurar formas pouco usuais de trabalhar com recursos como sensores, motores e outros componentes. E nada melhor que a imaginação para ser aplicada como aliada no planejamento, levando em conta que a intenção é consolidar a performance máxima da ferramenta.

Para um profissional que atua com recursos limitados, principalmente em pequenas e médias empresas, esse atributo se torna muito importante.

Buscar frequentemente por atualização

Pelo fato de as atividades de automação industrial estarem ligadas à inovação e tecnologia, o profissional que atua na área não pode abrir mão de ficar sempre por dentro do que acontece no mercado. Isso porque os avanços ocorrem com muita frequência e é necessário conhecê-los para explorar todas as oportunidades e facilidades geradas.

Entre as competências necessárias, portanto, está o interesse em se manter sempre em atualização, tanto pelo acompanhamento das notícias do segmento quanto pela qualificação continuada por meio de cursos livres, treinamentos, contato com profissionais de referência, entre outras alternativas. Quanto maior for a compreensão sobre o tema, maiores serão os resultados.

Manter uma visão estratégica

Outro atributo cada vez mais buscado no ramo é a visão estratégica e global a respeito da atuação da empresa, para garantir o desenvolvimento de recursos tecnológicos que realmente atendam às demandas do negócio.

Dessa forma, o profissional será mais capacitado para encontrar gargalos e falhas, além de averiguar processos que podem ser automatizados para promover uma mudança consistente, tanto na produtividade quanto nos custos da indústria.

Quando as organizações buscam automatizar seus processos, elas almejam o aumento da produtividade, qualidade dos serviços prestados, entre outros benefícios que ferramentas modernas podem proporcionar. Por essa razão, o tecnólogo em automação industrial precisa ter pleno conhecimento das novidades do setor.

Quais são as principais disciplinas do curso?

No curso de tecnólogo é preciso ter em mente que o intuito é prestar atenção em todo o conteúdo disponibilizado e aproveitar ao máximo toda a carga horária. Nesse caso, o aluno vai ter acesso a diversas disciplinas relacionadas à automação industrial e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de colocar muitos aprendizados em prática.

A grade curricular desse tipo de curso vai depender da instituição de ensino escolhida para oferecer a graduação tecnóloga. Mas, de forma geral, existem algumas matérias que estão presentes na maioria dos conteúdos programáticos desenvolvidos. São elas:

  • Desenho Técnico;
  • Eletrônica Digital;
  • Administração da Produção Industrial;
  • Eletrônica;
  • Eletricidade;
  • Controladores Lógicos Programáveis;
  • Elementos da Automação Industrial;
  • Informática Aplicada;
  • Elaboração de Projeto Industrial;
  • Instrumentação Industrial;
  • Eletrônica Industrial;
  • Manutenção Industrial Integrada;
  • Gestão de Qualidade Industrial;
  • Microcontroladores;
  • Máquinas e Comandos Elétricos;
  • Robótica;
  • Matemática Aplicada;
  • Redes de Comunicação Industrial;
  • Metrologia Industrial;
  • Sistemas Hidráulicos Pneumáticos;
  • Servomecanismo e Acionamento;
  • Tecnologia De Ensaios Industriais;
  • Sistemas Integrados Digitais;
  • Tecnologia dos Materiais.

Como escolher o curso mais adequado?

Para escolher o curso de Automação Industrial mais adequado para você, é importante observar alguns aspectos. Por exemplo, se a instituição de ensino superior oferece atividades práticas, infraestrutura moderna e completa, experiência do corpo docente, material didático utilizado, grade curricular, carga horária, suporte oferecido nos momentos de dúvidas, custo-benefício, entre outros.

Esse cuidado é essencial para que você consiga investir no que realmente importa e possa iniciar uma trajetória de muito sucesso no mercado de trabalho.

Com o advento da transformação digital, é muito difícil encontrar empresas de sucesso que não utilizam a tecnologia para aprimorar seus processos. Isso foi um fator preponderante para a expansão de tecnologia e inovação nas indústrias. Sendo assim, como forma de aproveitar o mercado para constituir sua carreira, o curso de tecnólogo em Automação Industrial pode ser uma ótima ideia.

Então, não espere mais para procurar por uma boa instituição de ensino, qualificar-se e desenvolver os diferenciais que o mercado precisa. Assim, você vai conquistar a vaga que sempre sonhou!

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos entendam mais sobre o assunto e ponderem essa área de atuação.

Você também pode gostar

Deixe um comentário