Curso de Engenharia Civil: por que na Estácio você garante seu futuro?

As Engenharias se destacam entre as graduações em Exatas por uma série de motivos. Além da tradição nas escolas e no mercado, a área agrega profissionais que têm um conhecimento técnico aprofundado para atuar em uma série de segmentos.
A Engenharia Civil, que cuida da concepção, do projeto, da construção e da manutenção de diversos tipos de infraestruturas necessárias para o desenvolvimento das pessoas e para o bem-estar das pessoas é um dos segmentos mais tradicionais, sendo reconhecida desde da Revolução Industrial.
Mesmo em tempos de incerteza, há um volume considerável de empregos para esse segmento, pois as possibilidades de atuação são diversas: construtoras, indústrias, escritórios de engenharia e gestão de empresas. Assim, ela atrai não só por concentrar algumas das profissões mais bem pagas, como também por oferecer recursos para lidar com as diversas idas e vindas do mercado.
Embora seja um dos segmentos mais conhecidos da Engenharia, a Civil ainda sofre carência de profissionais qualificados. Tanto que, segundo dados do Ipea (citados neste estudo), menos da metade dos engenheiros exercem suas ocupações típicas.
Para se destacar, é preciso acompanhar as novas demandas da sociedade, incorporando conceitos, como sustentabilidade, internet das coisas, automatização de processos, entre outros. E as transformações prometem vir em uma velocidade cada vez maior. Como se preparar devidamente? A resposta está em uma boa formação, sintonizada com as demandas da sociedade.
Quer entender o que a Estácio oferece nesse segmento? Para nos contar como funciona o curso de Engenharia Civil da Estácio, convidamos o professor Anderson Manzoli para uma conversa.
Anderson é Engenheiro Civil formado na UFSCar, com Mestrado e Doutorado na EESC – USP São Carlos. Atua como coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Ciências da Computação e da Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho da Estácio, além de ser sócio proprietário da Vante Engenharia Topografia e Projetos. Confira o que ele nos contou.
Como é o curso de Engenharia Civil da Estácio?
“A indústria da Construção Civil passou por grandes transformações, incorporando conceitos de sustentabilidade, internet das coisas, industrialização e informatização de processos. E essas mudanças ocorrem em uma velocidade cada vez maior”, conta o professor Anderson Manzoli.
Por isso, é preciso que os profissionais fiquem atentos à repercussão dos acontecimentos sobre as demandas do mercado de trabalho de Engenharia Civil. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, acelerou a disseminação de dispositivos inteligentes nos lares e edifícios, que não requerem contato para serem acionados, nos espaços.
Atenta a essas questões, a Estácio tem uma estrutura preparada para conduzir os alunos às atuais e futuras demandas do mercado. Além de contar com professores capacitados, que transmitem suas experiências e vivências práticas, os alunos da instituição têm acesso a conteúdos on-line, montados por especialistas da área de forma atual e inovadora, e a modalidades flexíveis, como a Estácio Flex, que dialogam com a rotina de trabalho e estudo dos alunos.
Para enriquecer a experiência de aprendizado, a Estácio também conta com laboratórios modernos para as disciplinas e lições práticas. Aliadas à tecnologia, as aulas são ministradas com várias metodologias, como sala de aula invertida — também conhecida como “flipped classroom“, na qual os alunos apreendem o conteúdo pelo meio virtual e, ao chegar às aulas presenciais, já têm ciência dos assuntos que serão desenvolvidos, o que fomenta mais interações entre professores e alunos.
Nas aulas práticas e teóricas, os alunos aprendem a importância da elaboração de relatórios, trabalhos em grupo e de projetos práticos, bem como a usar ferramentas como a BIN (Base de Índice Nacional, uma plataforma informatizada que armazena dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito).
“Com esses conhecimentos, o aluno compreende a complexidade da raiz geratriz dos problemas e se capacita a buscar a solução sem seguir ‘receitas prontas'”, conta o professor Manzoli. “Além disso, para preparar o aluno para a Indústria 4.0, a Estácio criou a Universidade 4.0, na qual o aluno aprende a aprender, transformando o conhecimento em soluções inovadoras”, completa.
Quais os diferenciais do curso de Engenharia Civil da Estácio?
Se a demanda por engenheiros é constante, também o são os desafios do mercado. Felizmente, os alunos da Estácio contam com alguns recursos especiais para transformar esses problemas em oportunidades. Entenda.
Valorização da prática ao longo do curso
Na Estácio, potencializamos a capacidade do aluno ao apresentar situações práticas do cotidiano do Engenheiro em sala de aula. Nossos professores passam por treinos constantes numa plataforma chamada Educare, que os capacita para atuar de acordo com a demanda do mercado.
Logo no início do curso, os alunos aprendem as bases das ciências exatas, construindo alicerce para os conhecimentos que deverão assimilar. E essas lições passam por diversos campos do conhecimento, como gestão de pessoas, psicologia e administração.
Afinal, engenharia não se trata apenas de fórmulas — é preciso saber cooperar, entender as reais demandas do cliente e ter muita proatividade para construir um plano de carreira coerente com um mercado em contínua transformação.
Nos semestres seguintes, o aluno tem as disciplinas intermediárias, onde ele aprende conteúdos de ligação direta da prática com a profissão. Nesse momento, o aluno compreende como exercer a empatia para trabalhar em grupo, ter bom senso na tomada de decisão e praticar a escuta ativa.
Nos últimos semestres, são apresentadas as disciplinas que aprofundarão os seus conhecimentos nas áreas de atuação direta no mercado de trabalho. O aluno também trabalha habilidades essenciais para o cotidiano do engenheiro, como a oratória.
Estímulo ao aprendizado ativo
Sabendo das mudanças no perfil, a Estácio criou uma metodologia para acolher o aluno no momento inicial do curso. Nela, são ministradas disciplinas e técnicas de aprendizado ativo que solidificam o conhecimento de forma concreta.
Nos semestres seguintes, o aluno tem contato com as áreas mais técnicas e específicas da Engenharia, onde engenheiros conectados com os avanços tecnológicos ministram suas aulas. Com foco em tecnologias de ponta no processo de formação do aluno, o objetivo da Estácio é transformar a educação num processo libertador, onde aluno e professor são os protagonistas do processo de aprendizagem.
Diálogo com diferentes tipos de aprendizagem
Mais um diferencial da Estácio é considerar as diferenças! “A instituição entende que cada aluno aprende melhor por um canal diferente, que pode ser Auditivo, Cinestésico, Intelectual ou Visual. Por isso, buscamos desenvolver atividades que contemplem diferentes potenciais no processo de aprendizagem”, afirma o professor Anderson Manzoli.
Como ingressar no curso de Engenharia Civil da Estácio?
Para entrar no curso de Engenharia Civil da Estácio, você pode usar a sua nota do ENEM ou agendar a sua prova online. Você deve escolher a modalidade de sua preferência e efetuar a sua inscrição.
A Engenharia Civil é uma formação promissora, pois, pela versatilidade de conhecimentos apreendidos, os profissionais conseguem atuar em diferentes setores, o que aumenta o grau de empregabilidade da área.
Se você se interessou pelo curso e quer ter acesso a mais informações, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.