Rock in Rio e Estácio: tudo o que rolou dessa parceria em 2022

rock in rio estacio
12 minutos para ler

Que o Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo, você já deve saber. Grandes artistas brasileiros e internacionais se apresentam na Cidade do Rock (no Rio de Janeiro) a cada dois anos, abrilhantando a experiência incrível que o evento proporciona.

Em 2022, a parceria Rock in Rio e Estácio aconteceu mais uma vez e completou uma década, com várias ações pensadas para a edição. Quer saber mais sobre como tudo isso aconteceu? Acompanhe a leitura para descobrir!

Longa história e a parceria de uma década

Essa é uma história que começou há mais de uma década, quando foi proposta uma parceria entre a Estácio e o festival. O Rock in Rio teve sua estreia em 1985 e, desde então, já foram 22 edições com mais de 11 milhões de pessoas na plateia contemplando a magia idealizada por Roberto Medina.

Em 1985, o maior palco do mundo na época recebeu o show memorável da banda inglesa Queen, sendo assistido por milhões de pessoas. O Brasil abandonava um período de ditadura militar e um evento de tamanho porte ainda não existia na América do Sul.

Ao longo do tempo, o festival cresceu e investiu muito na experiência do público. A edição de 2011 já contava com os estudantes da Estácio participando do Rock in Rio, sempre orientados pelos professores. Ao todo, mais de 2 mil já vivenciaram essa oportunidade única.

Nem todos são encarregados das mesmas responsabilidades. A TV Estácio ficou muito conhecida por fazer toda a cobertura do evento, mas os alunos desempenham diferentes atividades na Cidade do Rock. O próprio CEO, Luis Justo, afirmou que “em cada canto tem um aluno da Estácio trabalhando, e a intenção é que eles coloquem em prática tudo aquilo que estão aprendendo nas mais diversas áreas”.

Isto é, apesar de também ser uma oportunidade de diversão, essa é uma estratégia de desenvolvimento profissional para que os aprendizes conheçam os desafios práticos das suas áreas de atuação. É como se o festival se tornasse uma grande sala de aula, não é incrível? Como essa é uma parceria exclusiva, dá para dizer que só quem tem a chance de viver essa experiência são os alunos da Estácio!

Tudo o que rolou do Rock in Rio da Estácio

Agora chegou a hora de ter um “gostinho” de como foi a participação dos alunos no Rock in Rio 2022. A Estácio realmente estava presente em todos os cantos, além de ter um estande próprio no gramado logo abaixo da área VIP. O espaço tinha 60 m² com ativações divertidas seguindo o conceito da música-tema “Faz Seu Brilho!” para incentivar o público a brilhar no evento, compartilhando a felicidade de estar no Rock in Rio em um ambiente super instagramável.

Pensa que o brilho ficou só na teoria? Que nada! Uma cabine de jato de glitter deixava as pessoas prontas para curtir. Mas, como a sustentabilidade é uma pauta super relevante para a Estácio, vale lembrar que todo o glitter era biodegradável. Outro detalhe foi que um dos brindes disponibilizados no estande era um porta-cartão de lona, pensando também em ser sustentável.

A área Dance estava focada em ensinar o público a dançar, até porque não podemos desconsiderar o fenômeno de sucesso que é o TikTok. Cerca de 13 músicas bombadas no app foram escolhidas e uma extra da Estácio, servindo de trilha sonora para os passinhos.

Era possível ainda experimentar o Light Painting. Já ouviu falar? Em uma sala totalmente escura, você cria imagens com um bastão de luz “desenhando” livremente no ar enquanto uma câmera em alta exposição captura tudo. O resultado era enviado diretamente para o e-mail e a foto para as redes sociais estava pronta!

Mais de uma centena de alunos trabalhando

Nem tudo foi entretenimento. Para quem não sabe, mais de 100 estudantes da Estácio foram contratados para trabalhar no evento em diversas áreas. Como falamos, um dos destaques em todas as edições é a TV Estácio, que fica responsável pela documentação audiovisual do festival.

Essa é uma chance que muitos alunos nem imaginam quando entram no curso, mas que representa uma grande oportunidade de aprendizado. Documentar um dos maiores eventos de música do mundo é um tipo de desafio que ajuda a desenvolver qualquer pessoa que passa por essa experiência e, inclusive, pode adicionar um diferencial ao currículo.

Os graduandos em Gastronomia não ficaram de fora e aproveitaram para colocar em prática seus conhecimentos, além de aprender muito mais durante o festival. Algumas das vantagens destacadas por eles foram:

  • estar perto de chefes qualificados;
  • desenvolver a habilidade de trabalho em equipe;
  • lidar com a correria de alimentar pessoas em um grande evento;
  • perceber as possibilidades que a área oferece, que vão além de uma cozinha tradicional.

Minha Estampa é Rock

O desafio “Minha Estampa é Rock” teve aproximadamente três meses de duração até selecionar as melhores ideias que iriam estar nas camisas do festival. Alguns alunos do curso de Design de Moda da Estácio receberam mentoria da equipe Rock Creators, do Rock in Rio, para criar estampas relacionadas ao festival.

Vestibular-online

Imagine ver sua criação e um tag personalizado com seu nome sendo vendida na loja oficial? Foi isso que aconteceu! Os três finalistas avaliados por uma banca renomada também ganharam ingressos para curtir os shows. A estampa vencedora mostrava o Palco Mundo, com símbolo do Rock feito com as mãos em uma tela de celular .

“Quando soube que já estava dentro da primeira fase, de cara foi uma surpresa muito emocionante para mim, confesso que meus olhos lacrimejaram. Mas saber que a minha estampa foi escolhida, hoje, por uma banca de pessoas tão importantes para uma marca tão grande é um retorno externo e mais uma forma de enfatizar o que eu gosto, acredito e que tenho que seguir na vida, sem querer ser clichê, mas é uma mistura de euforia, felicidade e certeza de que estou no caminho certo. A Estácio está sempre trazendo concursos e outras atividades extracurriculares para dentro da academia, penso que ter uma estampa escolhida e comercializada pelo maior festival de música e entretenimento do mundo será bem marcante na minha carreira”, diz Sabrina Klug Villas, a vencedora que está no 3º período de Design de Moda.

Outra proposta marcou uma novidade, que foi a venda de camisas com estampa em libras. Gabriel, nosso estudante portador de necessidades especiais (surdo e mudo), conseguiu trazer temas tão importantes como diversidade e inclusão para o desafio. Cursando o 1º período do curso de Design de Moda, sua criação também foi produzida para venda na loja do evento.

Música e challenge

Na celebração dos 10 anos da parceria não podia faltar música. Só que o resultado superou as expectativas e a ideia de produzir um clipe com a participação de alunos, colaboradores e parceiros representando diferentes perfis deixou tudo ainda mais legal. A diversidade entrou na dança e complementou a mensagem transmitida.

O desafio “Faz Seu Brilho” foi criado com a influenciadora Ellen Portugal, que bomba no TikTok com seus tutoriais de dança. Os alunos interessados deveriam gravar seus vídeos dançando a música e o mais criativo ganharia o convite para o Rock in Rio, que foi a Lívia Pereira da Silva.

Acredita que a música foi para a Rádio Mix FM, tocou no festival e o clipe também foi exibido no telão duas vezes? Incentivar a arte é mesmo um convite para brilhar!

Cobertura

Não pense que apenas quem mora no Rio de Janeiro foi beneficiado pela facilidade de ir ao festival. Uma das ações, o desafio “Gente é Pra Brilhar”, trouxe estudantes de outras localidades, com direito a passagem e hospedagem na capital carioca.

Os alunos dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Estácio foram convidados para participar da cobertura do festival, mas, para participar da seleção, precisavam enviar dois vídeos: um vertical seguindo o tema Carreiras no Rock in Rio, e um outro vídeo para o TikTok falando de curiosidades sobre o festival. As 6 opções mais criativas foram postadas nas redes da Estácio e os 3 conteúdos com maior número de reações no Instagram e TikTok foram os vencedores.

Carla Leticia de Minas Gerais, Jamylle Seixas do Piauí e Pedro Italo, de Fortaleza (CE) não estavam escondendo a emoção por terem ganhado esse presente. Pedro aproveitou para dizer:

“Gente, é impossível descrever a sensação que eu estou sentindo, é muita emoção, muita ansiedade. É a minha primeira viagem de avião, é a minha primeira vez no Rock in Rio, fora da minha cidade e o primeiro dia do festival é o dia do meu aniversário então é muita coisa acontecendo, eu tô ficando louco. Agradeço muito pela oportunidade e estou muito ansioso, esperando para que chegue logo esse dia pra viver essa aventura que ficará pra sempre marcada na minha vida.”

Carla, por sua vez, destacou seu esforço para fazer dar certo e conquistar a oportunidade de trabalhar em um festival de tamanha repercussão:

“Sobre o Desafio Gente é Pra Brilhar, foi algo que apareceu na minha vida e eu agarrei com todas as minhas forças e me empenhei muito. Estou muito feliz e realizada de chegar na final e sou muito grata a Estácio por abrir tantas portas pros seus alunos com tantos desafios e oportunidades incríveis. A ficha ainda não caiu que eu irei viver esses dias de Rock in Rio, que é o maior festival de música do Brasil e um dos maiores do mundo. Era um sonho pra mim de infância, eu sempre assisti o evento na televisão e esse ano poder vivenciar isso é algo muito maior e muito melhor do que nos meus sonhos, porque além de viver o festival eu irei trabalhar com cobertura que é o que eu mais amo no mundo. Quero aproveitar cada minuto desse dia e dar o meu melhor!”

Formatura de brilho

Todos os planos de ativação da Estácio no Rock in Rio já eram incríveis, mas por essa ideia talvez ninguém esperava: celebrar a formatura no meio do festival com família, amigos e uma celebração cheia de surpresas. Não poderia ter um nome mais apropriado do que “Formatura de brilho”.

Um grupo de 33 alunos que estavam finalizando a graduação na Estácio viveram essa experiência na Cidade do Rock, após passar por um desafio que selecionou as melhores produções audiovisuais realizadas pelos estudantes dos Campo Grande e Tom Jobim, na Barra da Tijuca (RJ).

O grande prêmio foi viver um dia que com certeza vai ficar na memória, e que ainda contou com as participações especiais da Roberta Medina, Claudia Romano e Juliette Freire. Sim, a estrela da Estácio foi a patronese e aproveitou para reforçar a importância da dedicação acadêmica em seu discurso:

“Estar aqui hoje homenageando esses formandos no momento mais importante da sua vida acadêmica não tem preço. Sempre reforço o quanto a educação mudou a minha vida e da minha família, e ser patronese dessa turma é mais um marco que a parceria com a Estácio me proporcionou. É uma bandeira que não me canso de levantar, levar a educação de qualidade para os quatro cantos do país é uma missão que dignifica. Hoje, o maior espetáculo de música e entretenimento do mundo sendo palco para o momento tão sonhado por esses alunos. É um momento único, transformador. É de brilhar os olhos e encher o nosso coração de alegria.”

Já o orador da turma, Douglas Pereira, também fez um discurso emocionante, dizendo que “continuar os estudos no Brasil é missão para heróis e heroínas, e eu tenho muito orgulho da gente”. Era exatamente esse sentimento que a gente queria ver em cada um dos formandos!

Você também pode fazer parte disso!

Um dos maiores propósitos da Estácio é oferecer uma experiência de aprendizado diferenciada, fazendo com que cada vez mais pessoas valorizem a educação no nosso país. Deu para perceber que motivação é um dos nossos diferenciais, não é mesmo? Esse foi o ano do brilho e você também pode fazer parte disso nos próximos anos sendo um aluno da Estácio!

Além de se preparar com excelência para construir uma carreira de sucesso, você pode ser um dos próximos estudantes a ver tudo isso acontecer de perto e trabalhar em um dos festivais mais famosos do mundo.

E aí, o que achou? Já está imaginando como deve ser participar de uma edição do Rock in Rio com a Estácio? Confira outros conteúdos do nosso blog e baixe o e-book que preparamos para contar sobre as histórias de sucesso da Estácio no RIR!

Você também pode gostar

Deixe um comentário