Como revisar os estudos na reta final para o Enem?

revisão de estudo
3 minutos para ler

Você se dedicou ao máximo o ano todo e conseguiu dar aquele gás na preparação para o Enem? E agora? Qual é o melhor jeito de fazer a revisão de estudos nessa reta final? Sabemos que o tempo é bem curto, então, é preciso se valer de algumas estratégias para repassar o máximo de conteúdo.

É para ajudar você nesse ponto que preparamos este post. Continue a leitura e não deixe de colocar em prática as nossas dicas a fim de ter um bom rendimento nos estudos, principalmente quando estiver perto do exame!

Teste os próprios conhecimentos

Será que você repassou direitinho as matérias? A única forma de saber é testando seus conhecimentos. Algumas ideias são:

  • separar um horário do dia e fazer os exercícios de provas anteriores do Enem;
  • apostar nos simulados;
  • aproveitar os aplicativos para estudar;
  • utilizar plataformas gratuitas de preparação, como o Enem Action.

Fique de olho nas notícias

É importante acompanhar diariamente o noticiário se quiser ficar por dentro dos principais acontecimentos nacionais e internacionais. As questões do Enem são multidisciplinares e podem associar, por exemplo, temas de Geografia ou História com algum fato atual.

Fique de olho em assuntos polêmicos e pesquise sempre diversos posicionamentos, porque eles também podem aparecer no tema da redação. Ao se atualizar nesse sentido, você terá um bom embasamento ao desenvolver um texto com qualidade.

Estude as questões que você erra mais

Uma dica eficiente de como estudar para o Enem é selecionar as questões que você erra com maior frequência e se dedicar em entender melhor os assuntos cobrados.

Vestibular-online

Aqui, uma estratégia interessante é apostar no flash card. Você utiliza pequenos retângulos de papel, em forma de cartões. É só colocar a informação na parte da frente e a resposta no verso. Isso auxilia a memória a fazer as associações corretas — o que vai melhorar sua performance na hora da prova.

Releia as anotações

Para otimizar a revisão de estudos para o Enem na reta final, a dica é focar nas anotações que você fez enquanto repassava as disciplinas. Com isso, vai reler apenas o que é importante e conseguir estudar mais em menos tempo.

Caso perceba que, em algum tópico, é preciso se aprofundar, não tenha preguiça e pegue o livro ou a apostila de novo, de modo a não ficar com dúvidas.

Otimize esse período de estudos

Não dá para ficar perdendo tempo com a revisão, por isso, otimize esse período próximo do Enem: monte um cronograma específico com a finalidade de rever os assuntos que você considera mais difíceis e tenha o compromisso de estudar o que foi estipulado. Em outras palavras, nada de procrastinar ou se distrair!

Se o cansaço ou o desânimo bater, estipule metas a cada dia para que consiga ter a motivação necessária ao repassar os principais conteúdos. Lembre-se ainda de que todo esse esforço é para que consiga ingressar no ensino superior.

O Enem está chegando e você precisa se organizar para fazer uma boa revisão de estudos, certo? Com planejamento e dedicação, você vai se sair muito bem e resolver a prova sem estresse, pode acreditar!

Conhece alguma estratégia diferente na hora da revisão das matérias? Compartilhe com a gente deixando um comentário no post!

Você também pode gostar

Deixe um comentário