O que estudar para se sair bem na prova de Química do Enem
Está se perguntando o que pode ser cobrado de Química no Enem? Essa disciplina está inclusa no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, junto de Física e Biologia, que é aplicado no segundo domingo, ao lado do exame de Matemática e suas Tecnologias.
Por ser uma área de diversos assuntos, saber o que mais cai em Química no Enem é fundamental para definir quais temas merecem foco durante os seus estudos. A principal dica para absorver o conteúdo dessa disciplina é estudar gradualmente — ou seja, primeiro aprenda bem os tópicos mais fáceis e, depois, siga com os de alta complexidade.
Com o objetivo de ajudar você nos seus estudos, neste post, vamos falar sobre os assuntos de Química que mais caem na prova. Acompanhe e saiba o que fazer para se preparar para o Enem!
O que saber sobre Química para o Enem?
Uma das principais diferenças do Enem para alguns vestibulares é que ele não oferece tabela periódica. Mas calma! Você não precisa decorar todos os elementos para se dar bem na prova, basta saber quais são os principais e os seus comportamentos. Além disso, vale a pena entender sobre as propriedades periódicas, como escala de eletronegatividade e de raio atômico.
Outro princípio básico que você vai precisar saber para o Enem é estequiometria. Entender como as reações devem ser balanceadas, identificar quais são os reagentes e os produtos, calcular massa molar e o número de mol são habilidades necessárias para responder algumas questões de Química no Enem.
Quais são os assuntos de Química que mais caem no Enem?
Sabendo disso, chegou a hora de descobrir o que mais cai de Química no Enem. A seguir, veja assuntos que são frequentemente cobrados nas questões dessa prova!
Ligações Químicas
As ligações químicas são forças intramoleculares que agem entre átomos de uma molécula. Elas podem ser categorizadas como covalentes, iônicas e metálicas. Saber diferenciar cada uma delas na hora de realizar a prova do Enem vai ser uma carta na manga para responder uma questão ou interpretar um dado.
Soluções
Toda solução é uma mistura homogênea, seja de líquido, seja de gás, seja de metal — como é o caso das ligas metálicas. Aqui, podem ser cobradas noções de concentração e densidade. Além disso, você vai precisar saber identificar qual é o solvente e qual é o soluto de uma reação.
Química Orgânica
Esse, certamente, é um assunto que você vai ver na sua prova. Isso porque o Enem costuma apresentar muitas situações cotidianas em suas questões; e, basicamente, todo organismo vivo é feito de compostos orgânicos.
Nesse caso, é recomendado que você decore as funções orgânicas. Saber os prefixos, intermediários e sufixos da nomenclatura IUPAC, assim como estudar as diferentes classificações das cadeias carbônicas é uma forma de garantir alguns pontos a mais no exame.
Interpretação em Química
Uma das principais características das provas do Enem é em relação aos diversos textos usados para contextualizar uma questão. Saber interpretar os elementos verbais e não verbais é outra dica para mandar bem na prova de Química.
Os gráficos são alguns desses conteúdos que certamente vão cair na sua prova. Por isso, estude as curvas de mudança de estado físico, de solubilidade e de cinética para caprichar na interpretação das questões.
Agora que você já sabe o que mais cai em Química no Enem, não deixe de organizar os seus estudos a fim de aprender melhor esses tópicos. Além disso, programe-se para estudar também para as outras provas, como Matemática, Redação e Física, e garanta uma boa nota.
Gostou de saber quais são os assuntos de Química que mais caem na prova? Já pensou em conseguir uma capacitação gratuita e online para o Enem? Então conheça a plataforma Enem Action e potencialize os seus estudos!