Prouni 2021 – Tudo que você precisa saber para garantir sua vaga!

30 dias para o enem
6 minutos para ler

Você sabia que as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 já abriram no último dia 12 de janeiro e vão até às 23h59 de sexta (15)? Pois é, ainda dá tempo de você saber sobre o programa e quem sabe, se candidatar para uma vaga. Confira!

Agora, se você já conhece o programa e quer ir direto para a inscrição, calma que já deixei aqui o link para te facilitar! E você pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

O sistema atualiza diariamente as notas de corte, então você poderá alterar as opções de acordo com as chances de ser aprovado!!!

Se você ainda tem dúvidas de como Prouni funciona, vou te explicar. O programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Você pode se perguntar, mas e com o adiamento do ENEM 2020? Como ficou? Calma, por causa disso, a nota só será divulgada no fim de março, período que a correção do ENEM 2020 não estará liberada. Por isso, a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019.

Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro a 03 de fevereiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda chamada). Já salva na agenda do seu celular, cola post-it na parede e anote as dicas abaixo:

Está interessado em aplicar? Então, confira se você é elegível em alguma das seguintes categorias:

  • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Preste atenção, com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

O que são os critérios de renda?

O programa Prouni dá direito a bolsas de estudo em universidades particulares, para isso, você precisa atentar as duas modalidades oferecidas:

  • Para ter bolsa integral: a sua renda familiar mensal per capita (por pessoa) precisa ser de até 1,5 salário mínimo;
  • Para ter bolsa parcial (50% da mensalidade): a sua renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Sim, existe uma lista de espera

Se você não for convocado nas duas primeiras chamadas, precisa manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro pelo próprio site. E a lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

Cronograma do Prouni

Separamos um cronograma com as principais datas para você, dê print ou salve esse conteúdo para te ajudar:

  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro
  • Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro a 03 de fevereiro
  • Segunda chamada: 08 de fevereiro
  • Interesse em participar da lista de espera: 01 e 02 de março
  • Resultado da lista de espera: 05 de março

Afinal, para quem é o PROUNI?

Se você chegou até aqui, meus parabéns!! Fizemos esse conteúdo para quem ainda tem dúvidas sobre o programa e quer saber mais. Vamos lá!!

Já pensou ter a oportunidade de estudar e se formar sem precisar pagar por isso? Se você tem esse desejo e quer garantir sua bolsa, neste texto vamos dar algumas dicas sobre o ProUni 2021, o que vai  te levar a dar o pontapé inicial na sua carreira profissional!

Vestibular-online

Esse programa foi criado em 2004 pelo Governo Federal com objetivo principal permitir acesso ao ensino superior dos estudantes que não possuem condições de pagar altas mensalidades em instituições privadas e que não conseguiram entrar pelo Enem.

O Prouni te ajuda a conseguir bolsas de estudo integrais ou parciais e permitir que você conquiste o tão sonhado diploma no curso superior.

Antes de tudo, você precisa saber se é elegível para o programa, atendendo alguns requisitos, como:

  1. A sua renda familiar precisa ser de até três salários mínimos por pessoa;
  2. Você precisa ter cursado ensino médio no ensino público ou ter sido bolsista em uma instituição privada;
  3. Ou pode ser  professor da rede pública e desejar cursar algum curso de licenciatura.

Se você já atende a algum desses fatores, saiba que outros pontos podem te ajudar a conseguir a tão sonhada bolsa. São eles:

1. Fique atento ao período de inscrição

O período de inscrição é muito importante, em geral, são poucos dias para você conseguir aplicar. Após você verificar se atende algum dos requisitos que mostramos acima, agora é só correr para se inscrever!!! A edição do primeiro semestre receberá inscrições entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021, falei que era curtinho?! Deixei lá no início do texto o link para as inscrições.

2. Nota de corte

Você também precisa ficar atento com a nota de corte para os cursos. Cada um terá uma nota e a recomendação é que acompanhe diariamente como você está dentro das vagas oferecidas.

Uma boa dica é observar os números referentes aos dois últimos anos da prova, assim, você consegue ter uma ideia de quanto deve ser sua pontuação para ficar mais perto de garantir a bolsa de estudos.

Tá, mas e que pontuação é essa? Esse ano, o Prouni usará como critério a nota do ENEM 2019, isso mesmo, o ENEM passado. Com a pandemia, o ENEM 2020 foi adiado e o calendário do Prouni precisou ser mantido.

3. Pesquise qual universidade você irá!

Temos muitas universidades disponíveis espalhadas pelo país, não é mesmo? Mas antes de sair se inscrevendo sem saber se realmente você vai conseguir cursar uma delas, a melhor estratégia:

  • Pesquisar sobre as instituições;
  • Analisar a grade curricular dos cursos;
  • Conhecer o corpo docente;
  • Quais experiências a universidade oferece;
  • Nota no MEC.

4. Planejamento

Já falamos nesse blog muito sobre saber se planejar! Já imaginou conseguir a vaga e não poder cursar por falta de planejamento?

Vamos supor que você consegue a bolsa para outra cidade, mas não tem disponibilidade imediata para mudar. Ou então acaba ficando sem tempo de começar os estudos. Para que você não passe por essa triste situação, não desgaste sua chance com opções que não fazem sentido no momento.

5. Tenha em mãos os documentos necessários

Dica de amigo: antes de ter a confirmação da aprovação no Prouni 2021, já comece a separar a documentação para a matrícula. Com a pandemia, serviços básicos podem demorar muito para entregar uma cópia ou tirar uma nova versão de um documento.

Não deixe para providenciar tudo em cima da hora, ok? Afinal, essa pode ser a chance da sua vida de iniciar uma graduação com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Foi um texto enorme, eu sei, mas queremos te ajudar nesse processo para conquistar o tão sonhado diploma! Compartilhe com quem precisa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário