Programador de sistemas: o que faz e como se tornar um

Programador de sistemas: o que faz e como se tornar um
6 minutos para ler

Ao pensar em alternativas de carreira, o mercado de tecnologia chama a sua atenção? Se a resposta foi um “sim”, então há uma atividade profissional que pode lhe conquistar: a de programador de sistemas. Isso porque ela lida não apenas com programação, mas com desenvolvimento de softwares para diferentes funcionalidades nas empresas.

Ficou curioso para saber mais sobre como é essa carreira e quais as possibilidades de atuação que ela permite? Então, acompanhe o post até o fim para descobrir mais detalhes!

O que faz um programador de sistemas?

O programador de sistemas atua no desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de sistemas utilizados pelas organizações. Esse é um trabalho que requer atenção contínua, pois muitos serviços usam plataformas, aplicativos, páginas, programas e afins para realizar transações, pagamentos, repasse de dados, entre outros.

Portanto, o profissional precisa aprimorar a base de operação dos softwares, o que envolve reforçar códigos e algoritmos para aumentar a segurança, criar backups de bancos de dados, otimizar resoluções de problemas e pesquisar e testar novos recursos tecnológicos para implementar nos sistemas.

Fora isso, ele também assume responsabilidades com a idealização e produção de interfaces de páginas. Algo muito importante para as companhias que trabalham com o comércio online.

Dado o volume de atividades, é comum que empresas de médio e grande porte tenham uma equipe interna voltada para assuntos de TI. É nesse setor onde você é alocado, atendendo a demandas e auxiliando a instituição a crescer.

Quais as habilidades necessárias para a profissão?

Para trabalhar com programação de sistemas, algumas habilidades são necessárias. A primeira delas é o conhecimento de linguagem de programação (como PHP, Java, CSS, Python e demais linguagens). Afinal, é algo com o qual você vai lidar diariamente. Portanto, quanto mais domínio tiver, melhor será.

Outro ponto requisitado é o conhecimento em gerenciamento técnico de projetos. Ou seja, entender sobre estruturação de serviços em etapas, delegação de tarefas, cumprimento de prazos, métricas de desempenho e por aí vai. Profissionais do ramo também devem ter noções gerais sobre cibersegurança, principalmente no que diz respeito à proteção de dados.

Além dos pontos citados, há características sociocomportamentais que devem fazer parte da realidade do profissional. Abaixo, listamos quais são elas. Tome nota:

  • capacidade de trabalhar em equipe e em colaboração com profissionais externos;
  • postura resolutiva para sanar problemas e desafios que surgem na rotina;
  • facilidade de adaptação a novos ambientes de trabalho;
  • inteligência emocional, em especial, ao atuar com gestão de riscos de sistemas e desenvolvimento de novos projetos.

Quais os passos para se tornar um programador de sistemas?

Se você deseja iniciar sua carreira rapidamente, saiba que há um curso profissionalizante de Programador de Sistemas. Ele vai introduzi-lo ao universo da programação, do desenvolvimento web, dos bancos de dados e da estrutura de softwares.

É uma formação com muito conhecimento técnico, voltada para a aprendizagem prática das atividades de computação e o principal: tem um curto período de estudo. Ao todo, são apenas seis meses para você estar apto a trabalhar na área.

Vestibular-online

Requisitos para fazer o curso profissionalizante

Um diferencial desse tipo de formação é que você não precisa prestar prova, fazer entrevista ou mesmo passar por uma análise de títulos para poder fazê-la. Também não é exigido formação prévia, ensino médio concluído ou nota de Enem.

A inscrição é direta. Ou seja, você se matricula e já inicia as aulas, um processo facilitado para quem deseja ter empregabilidade garantida em um intervalo curto de tempo e, assim, começar a se organizar e se estabilizar financeiramente.

Possibilidades para avançar na carreira

Quem busca construir uma carreira no setor de tecnologia pode começar com o curso de Programador de Sistemas e, posteriormente, fazer outras formações que ampliem o campo de atuação. Por exemplo, há cursos profissionalizantes de:

  • Desenvolvimento Front-End;
  • Desenvolvimento Back-End;
  • Desenvolvimento Full-Stack;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Web Design;
  • Auxiliar de Análise de Dados.

Outra possibilidade é investir em uma graduação que é uma capacitação mais extensa sobre sistemas operacionais, programação e fundamentos de redes. É o caso das faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. Todas elas duram quatro anos.

Esse é um caminho para quem deseja concorrer a empregos que exigem formação de nível superior ou prestar concursos públicos para atuar em órgãos e demais instituições vinculadas ao Estado.

Mercado de trabalho: o que esperar dessa carreira?

Por fim, trouxemos algumas informações importantes sobre salário e locais de atuação para o programador de sistemas para que você saiba como funciona o mercado. Fique atento a elas!

Locais de atuação

O profissional da área consegue atuar em qualquer empresa que faz uso de recursos tecnológicos para realizar vendas, atender clientes, armazenar dados, otimizar as atividades internas, ter mais controle financeiro e administrativo, entre outros. Portanto, é possível encontrá-lo em bancos, faculdades, centros comerciais, redes de supermercados, companhias imobiliárias e muitas outras alternativas.

Vale destacar ainda que o programador de sistema pode atuar em agências e companhias de tecnologia da informação que atendem no modelo de negócio business to business (B2B). Isto é, que são negócios projetados para solucionar exclusivamente demandas de outras empresas. Seja com contrato fixo, seja por projeto ou serviço avulso.

Salário do programador de sistemas

A média de ganhos na área é de R$ 2.816,00, bem acima do valor do salário-mínimo do país. Contudo, você pode ainda encontrar empregos onde o vencimento chega a até R$3.428 — um retorno financeiro de quase 20% a mais na renda. É o que mostra o levantamento do site Vagas.

Como você leu, o programador de sistemas tem uma formação profissionalizante que é marcada pela aprendizagem prática e o tempo de duração reduzido. Um combo certo para quem quer conquistar o seu espaço no mercado e ter uma carreira que tem boa empregabilidade e possibilidade de crescimento contínuo. Por isso, invista nessa área se você tem interesse em crescer no setor de tecnologia.

Gostou do post e ficou com vontade de atuar na área? Então conheça o curso profissionalizante de Programador de Sistemas da Estácio e veja todos os diferenciais dele!

Você também pode gostar