Profissões alternativas: 6 opções de carreira que nem todo mundo pensa
A maioria das pessoas prefere investir em carreiras mais conhecidas e tradicionais, como na Medicina e no Direito, o que torna essas áreas bastante concorridas e saturadas. No entanto, existem outras profissões alternativas tão promissoras quanto essas.
Diversos fatores geram mudanças no mercado de trabalho. Portanto, novas carreiras surgem para aumentar as possibilidades de atuação. Com essas transformações, é essencial que o profissional do futuro adapte a forma como trabalha, aprende e ensina, além de buscar capacitação constante e estar aberto a novidades.
Continue a leitura e conheça algumas opções de carreiras menos concorridas, mas que estão fazendo sucesso e podem ser a alternativa certa para você.
1. Administração
O curso de Administração é amplo e permite desenvolver o lado empreendedor, conforme as demandas do mercado. Em sua estrutura curricular, a graduação conta com aulas dinâmicas, em que os estudantes utilizam metodologias modernas e muito difundidas no mercado empresarial.
Aqui na Estácio, os alunos de Administração podem participar de projetos de iniciação científica, extensão e consultoria empresarial, ao longo da graduação. Para isso, existe o Projeto Jovens Talentos Empreendedores (Projete) — um espaço destinado às práticas em gestão.
Por ser um curso generalista, existem muitas profissões alternativas que o administrador pode seguir. É possível empreender seu próprio negócio, bem como trabalhar em instituições privadas e públicas, organizações não governamentais e consultorias.
Em geral, o profissional atua com gestão e planejamento estratégico de negócios, gestão de pessoas e administração financeira e orçamentária, assumindo cargos de assessoria, liderança, consultoria, entre outros.
2. Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis tem o objetivo de formar profissionais que possam trabalhar em um mercado dinâmico que busca soluções sustentáveis, inovadoras, legais e éticas. Por meio de uma matriz curricular moderna e conteúdos atualizados, o curso promove o conhecimento acadêmico com a prática profissional.
Durante a graduação da Estácio, os alunos têm a chance de participar de projetos de extensão, como o Projeto IRPF. Nesse trabalho, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados para ajudar o contribuinte inexperiente a elaborar e enviar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (DIRPF).
O profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar em setores públicos e privados, desempenhando cargos como:
- analista financeiro;
- contador de custo;
- perito contábil;
- planejador tributário;
- contador geral;
- auditor interno, gerencial ou global;
- consultor;
- investigador de fraudes;
- entre outros.
3. Economia
Além do conteúdo transmitido em sala de aula, o curso de Economia oferece estímulo ao aprendizado prático por meio de atividades realizadas no Laboratório de Práticas de Gestão da Estácio.
Ao terminar a graduação, os alunos terão domínio dos pontos relevantes que envolvem as dinâmicas econômicas nos mercados nacionais e estrangeiros. O economista pode optar pelo mercado financeiro e de capitais ou se dedicar à carreira de docente.
O economista é responsável por acompanhar de perto o movimento dos mercados do Brasil e do mundo e, a partir dessa análise, definir o melhor caminho a ser tomado. Em momentos econômicos de recessão, o trabalho desse profissional tornou-se vital para a sobrevivência de diversos setores.
Entre as funções alternativas que o economista pode realizar, estão:
- auditoria e fiscalização;
- consultoria e pesquisa;
- análise e elaboração de cenários econômicos;
- estudos de mercado e de viabilidade econômica;
- planejamento estratégico.
4. Sistemas de Informação
Pesquisas mostram que o mercado de Tecnologia da Informação (TI) apresenta déficit de 24 mil profissionais por ano. Nessa área, é possível encontrar muitas profissões alternativas. O curso de Sistemas de Informação forma profissionais prontos para atuar de forma transformadora e competente na gestão da tecnologia e no desenvolvimento de sistemas de informação das empresas.
A graduação permite desenvolver habilidades de aplicação das metodologias de projetos e das ferramentas computacionais, bem como utilizar equipamentos de informática. Os alunos aprendem, na prática, a aplicar conceitos de usabilidade, integridade, qualidade, robustez e segurança de programas, de forma a agregar um diferencial em sua formação profissional.
O bacharel na área pode atuar em diversos setores, como:
- Administração de Redes;
- Análise e Desenvolvimento de Software;
- Arquitetura e Administração de Sistemas;
- Consultoria Estratégica em TI;
- Gestão de Projetos de TI;
- Gestão de Banco de Dados.
5. Nutrição
O curso de Nutrição prepara o profissional para atuar no mercado de trabalho em diferentes segmentos da nutrição e alimentação humana. A formação conta com aulas práticas ministradas em laboratórios de Química, Ciências Biológicas, Nutrição e Dietética, Avaliação Nutricional, Ciências Morfológicas e Informática.
Os hábitos alimentares da população estão mudando. Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que 80% dos brasileiros buscam ter uma alimentação saudável. Com isso, fazer uma graduação em Nutrição torna-se ainda mais interessante, diante da demanda do mercado.
O nutricionista pode atuar em restaurantes comerciais e industriais, hospitais, clínicas, hotéis, ambulatórios, Centros de Saúde, academias, clubes, escolas e centros de reabilitação. Também existem oportunidades alternativas para trabalhar com controle de qualidade em indústrias de alimentos e no desenvolvimento de novos produtos.
6. Educação Física
A graduação em Educação Física é a única da lista que pode ser feita nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. As disciplinas do curso fornecem aos alunos o conhecimento necessário para promover o bem-estar e a saúde por meio de exercícios corporais.
Além dos conteúdos teóricos, aulas práticas são realizadas em espaços físicos e laboratórios modernos. A Estácio ainda conta com empresas parceiras que facilitam o acesso dos estudantes às vagas de estágio e emprego.
O aumento da procura por qualidade de vida e bem-estar reflete na carreira desse profissional. A maior oferta de vagas é em escolas, instituições de Ensino Superior (licenciados) e academias (bacharéis). Outras possibilidades estão em empreendimentos de lazer e recreação, clínicas esportivas, postos de saúde, hospitais, clubes e centros de referência para pessoas com deficiência.
Por serem áreas menos concorridas, geralmente há demanda no mercado e busca por profissionais qualificados. Portanto, vale a pena investir nas profissões alternativas para garantir uma carreira de sucesso!
Gostou de saber mais sobre os cursos e as profissões aqui listados? Então, entre em contato conosco e conheça as graduações e os diferenciais da Estácio!