Conheça o guia completo da pós-graduação em educação!

pós em educação
7 minutos para ler

Em um mundo cada vez mais competitivo, estar preparado para agarrar as oportunidades é algo fundamental para que estejamos sempre mais próximos de realizar nossos objetivos.

Dentre tantas formas de buscar um futuro melhor, investir na sua educação é a garantia de investir em algo que nunca irá perder valor: o conhecimento.

Sabemos que as novidades acontecem a cada segundo e é difícil acompanhar cada mudança. Para que seja possível, precisamos estar ao lado de quem tem compromisso de educar os seus alunos com o que há de mais atualizado no mercado de trabalho.

Em todas as áreas do conhecimento, atualizar-se é seguir em frente. E na área da Educação, por exemplo, esse é um grande diferencial.

Formas melhores de ensinar, métodos mais fáceis para aprender… O novo otimiza processos e facilita a vida de todos os que se dispõem a buscar o que há de melhor no mundo. Para sua carreira na área da Educação, mais do que um diploma, inovar é um estilo que precisa ser desenvolvido.  

A necessidade de desenvolver novas habilidades e competências torna-se uma exigência para aqueles que pretendem desenvolver suas capacidades e, sobretudo, para aqueles que têm a missão auxiliar o outro a ser cada dia uma pessoa melhor.

Por isso, preparamos um material desenvolvido para te guiar por esta jornada. Continue a leitura e aprenda, de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber sobre Pós-graduação em educação.

O que uma Pós-graduação em Educação precisa ter?

Sabemos que nem sempre conseguimos nos atualizar na velocidade que o mercado exige. O tempo é curto e os sonhos são grandes. No entanto, ninguém faz nada sozinho, não é mesmo?

É fundamental ter parceiros que possam te auxiliar durante sua trajetória. Instituições sérias, comprometidas com o conhecimento e um corpo docente formado por mestres, doutores e pós-doutores prontos para te ajudar em todas essas etapas.

Onde fazer uma pós-graduação em educação?

Olhando aqui pra Universidade Estácio de Sá, nos preocupamos em oferecer aos alunos cursos com conteúdo e atividades especialmente criadas para atuar na área da educação com competência e enfrentar os desafios de maneira profissional e alinhada às melhores práticas do mercado.

Os Cursos de Pós-Graduação em Educação e Licenciatura da Estácio apresentam propostas de ação coordenadas, com propósitos bem definidos e com acesso a informações relevantes.

As 4 melhores pós-graduação em educação

Professor dando aula
Fazer uma pós-graduação em educação pode alavancar sua carreira!

Quer conhecer um pouco sobre o conteúdo ensinado em uma pós-graduação em Educação e Licenciatura? Destacamos algumas especializações para você entender um pouco mais:

1. Gestão escolar, supervisão e orientação pedagógica e educacional

Este curso foi elaborado para formar um especialista preparado para atuar na Educação Básica, seja ensino fundamental e/ou ensino médio.

O profissional será capaz de desenvolver um conjunto de estudos necessários para o desenvolvimento de práticas/ações pedagógicas voltadas para organização e gestão de unidades escolares, sejam públicas e/ou privadas.

2. Educação especial/educação inclusiva: da educação infantil à universidade

Em linha com as técnicas mais avançadas de ensino, esta especialização tem como foco a formação de um(a) profissional preparado(a) para lidar com a interface entre ensino regular e ensino especial.

Isto significa uma capacitação em prol da diversidade e de uma educação inclusiva, tanto para educandos com deficiências e/ou transtornos gerais quanto para aqueles que possuem superdotação. 

Vestibular-online

Mas afinal, qual a relação entre Educação especial e a Educação Inclusiva?

Apesar de não serem a mesma coisa, a Educação Especial e a Educação Inclusiva são especialidades complementares. 

Em linhas gerais, a Educação Inclusiva pode ser compreendida como um conjunto de técnicas que  prezam por uma educação que forme indivíduos conscientes e prontos para lidar com os desafios de uma sociedade múltipla. Para tanto, aposta em uma educação não discriminatória, plural e sempre respeitando as diferenças de cada um.

Já a Educação Especial, é uma modalidade dentro da Educação Inclusiva que tem por objetivo capacitar o profissional a lidar tanto com pessoas portadoras de deficiências no aprendizado quanto aqueles com alta capacidade cognitiva. 

Estas duas áreas em conjunto fazem com que essa especialização forme um profissional completo e preparado para lidar com os desafios cotidianos do trabalho educacional.

3. Neuropsicopedagogia

Como o próprio nome nos indica, a neuropsicopedagogia é uma área da educação de matriz multidisciplinar. Podemos compreendê-la de maneira ampla como uma  interface entre a neurociência (NEURO), a psicologia cognitiva (PSICO) e pedagogia (PEDAGOGIA).

Desta forma, esta especialização tem como foco compreender como nosso cérebro aprende algo e como podemos trabalhar para que ele faça isso de maneira mais saudável, respeitando a individualidade de cada um e ajudando no processo formativo do aluno.

Qual é a função de um psicopedagogo?

O psicopedagogo é o profissional responsável por compreender de que maneira o cérebro “aprende” algo. Ele é capaz de propor estratégias educacionais específicas para cada aluno, de maneira a compreender melhor os assuntos em torno da aprendizagem. 

Por ser uma disciplina que compõem várias áreas, essa especialização é recomendada para vários profissionais, entre eles: pedagogos, psicólogos, educadores populares, etc. 

O curso de NEUROPSICOPEDAGOGIA foi desenhado segundo as mais recentes demandas do ambiente educacional:multidisciplinaridade, flexibilidade e criatividade. 

Deste modo, ele aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas, essenciais à formação de profissionais que buscam agir e intervir no ambiente educacional de maneira completa e interessada em melhorar os processos de aprendizagem para seus alunos.

4. Educação 4.0

Professor na lousa explicando algo
Se voltar a estudar for mais complicado por conta da correria do cotidiano, a pós-graduação em educação pode ser feita à distância.

Já o curso em Educação 4.0 trata de um conjunto de competências e habilidades que serão relevantes para o exercício da docência no decorrer das próximas décadas, a saber: tecnologias da informação; ciência de dados; robótica e inovação 4.0.

A proposta do curso é ampliar os conhecimentos nas Tecnologias da chamada quarta revolução industrial e, por conseguinte, estabelecer novos paradigmas para a educação no Brasil.

Tal postura irá impactar diretamente na formação de alunos com espírito crítico, científico e tecnológico, conforme preconiza o modelo socioeconômico supracitado.

Existe pós-graduação em educação EAD?

Por fim, pode ser que você esteja se perguntando se existem maneiras de realizar uma pós em educação ead, ou de maneira mais flexível, como no método EAD, e sim

Na Estácio, por exemplo, existe a modalidade digital, onde 100% das aulas são online, com conteúdos dinâmicos e muito mais flexibilidade e conveniência, para os alunos estudarem onde e quando preferirem.

Gostou de conhecer essas opções de pós-graduação em educação? Que tal conferir aqui nossos demais cursos na área da Educação e licenciatura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário