Saiba mais sobre a pós em segurança do trabalho da Estácio!
A área de segurança do trabalho surge da necessidade e preocupação com a saúde e proteção dos trabalhadores dos mais diversos segmentos.
Atualmente, a segurança tem se tornado cada vez mais evidente para as organizações, que passaram a investir mais esforços na prevenção de acidentes e na melhoria das condições de vida de seus funcionários.
Por isso, o campo de atuação desses profissionais vem crescendo e precisando cada vez mais de especialistas qualificados.
Quer entender um pouco mais sobre a pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho? Acompanhe o conteúdo que a Estácio trouxe para você!
Como é o mercado para um especialista em segurança do trabalho?
O mercado para um especialista de segurança do trabalho é bastante amplo, já que empresas de todos os segmentos precisam criar ações preventivas para garantir a segurança de todos os seus colaboradores.
A percepção dessa importância abre oportunidades em diversos nichos, permitindo que o profissional da área possa atuar em locais como:
- Indústrias;
- Hospitais;
- Aeroportos;
- Empresas privadas;
- Órgãos governamentais;
- Metalúrgicas;
- Construção civil;
- Trabalhos em altura;
- Agropecuária e agroindústria;
- Empresas de mineração e extração;
- Etc.
O que difere para cada especialista é a exigência do setor no qual ele atua e, consequentemente, as atividades exercidas.
Quais são as principais atividades?
Um profissional em segurança no trabalho tem a função de identificar, avaliar e controlar situações de risco, promovendo a proteção dos funcionários e reduzindo acidentes e doenças ocupacionais.
Ou seja, vemos a importância da segurança do trabalho existir em qualquer espaço em que haja pessoas.
Por isso, essa pós-graduação foi desenvolvida para formar profissionais capazes de contribuir para a preservação da saúde e da integridade física de trabalhadores de todos os segmentos.
O curso atende à lei que obriga empresas regidas pela CLT a se enquadrarem nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
Quem pode se especializar nessa engenharia?
A formação destina-se, principalmente, a engenheiros, arquitetos, urbanistas e também profissionais de administração. O profissional habilitado poderá atuar como Coordenador de Segurança, Coordenador de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), Engenheiro Coordenador de Segurança do Trabalho, entre outras atividades.
Essa pós-graduação oferecida pela Estácio aborda conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais que contribuem para a formação de profissionais capazes de atuar nos diferentes segmentos de prevenção de acidentes ocupacionais.
Além disso, a pós-graduação capacita os alunos para realizar avaliações de riscos ambientais e elaboração de laudos técnicos, funções necessárias ao escopo do especialista.
Quanto tempo dura essa pós-graduação?
Disponível nas modalidades presencial e digital, a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Estácio pode ser concluída em apenas 18 meses.
Dessa forma, em apenas 1 ano e meio, é possível cursar todas as disciplinas e garantir a capacitação necessária para se destacar no mercado de trabalho.
Viu só a importância da segurança do trabalho em todas as organizações? Se você pretende seguir essa carreira, veja as disciplinas e conheça mais detalhes do curso aqui. Garanta sua vaga hoje mesmo!