Está pensando em estudar Pedagogia? Encontrou o post certo!
Estudar Pedagogia é uma ótima opção para quem gosta de estar em contato com diversas pessoas, tem interesse em aprender cada vez mais e trocar conhecimento com os alunos e, é claro, marcar positivamente a vida de uma criança.
Esse é o terceiro curso de graduação mais procurado entre os estudantes do Ensino Superior, de acordo com os dados da Catho. Além disso, é uma profissão que tem várias áreas de atuação e diversas vantagens de carreira.
Quer saber mais sobre como é o curso de Pedagogia, o mercado de trabalho para a profissão e o perfil do estudante dessa graduação? Então, não perca este guia repleto de informações relevantes e completas sobre todo o caminho para seguir essa carreira. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa para se tornar um profissional da área.
Como é o perfil do estudante de Pedagogia?
Fazer faculdade é uma maneira de expandir os conhecimentos de sua área de interesse, desenvolver habilidades esperadas pelo mercado de trabalho e ter melhores possibilidades para desenvolver a sua carreira e conquistar a realização profissional.
Por essa razão, escolher um curso de Ensino Superior que tenha a ver com a sua personalidade e com os seus objetivos de carreira é fundamental. Para isso, é interessante analisar algumas características básicas da graduação e dos estudantes dessa área.
O profissional pedagogo atua diretamente na formação escolar de diversos indivíduos em seus primeiros anos de vida, até o 5º ano do ensino básico. Consequentemente, ele contribui também para o desenvolvimento pessoal de inúmeras pessoas nessa importante etapa de crescimento. Além disso, o recém-formado é capaz de trabalhar em diversas outras áreas relacionadas à educação.
Tendo em vista essa responsabilidade e o impacto na vida de diversos alunos, confira algumas características importantes para um estudante de Pedagogia!
Tem disposição para ajudar aos outros
Dar aulas é se doar um pouco para outras pessoas, seja em forma de tempo, seja em forma de conhecimento. Por isso, estar disposto a ajudar aos outros e contribuir para a sua formação como um indivíduo na sociedade é algo esperado dos alunos de Pedagogia.
Além do mais, a educação é um dos pontos primordiais para transformar a sociedade em algo mais harmônico e justo. Dispor-se a colaborar para a mudança do mundo por meio do conhecimento é uma ideia fundamental para o estudante desse curso.
Sabe se comunicar bem
A comunicação é fundamental para dar aulas, pois permite transmitir conhecimentos de uma forma didática. Isso envolve saber falar de maneira clara, escrever de modo que os leitores compreendam e, inclusive, ter a habilidade de ouvir e compreender as necessidades dos alunos e de outras pessoas.
É paciente e criativo
Um profissional da Pedagogia certamente vai ter contato com as mais variadas pessoas, tanto crianças quanto adultos. Isso implica lidar com diferentes formas de pensamento, culturas, educação, entre outros. Por isso, é imprescindível ter paciência e tolerância, além de suportar situações desagradáveis e, assim, exercer a sua função como educador.
A criatividade vai permitir que o estudante e profissional da Pedagogia tenha iniciativas inovadoras, tanto na sala de aula quanto em qualquer lugar em que possa exercer as suas funções. Essa habilidade faz toda a diferença no ensino, promovendo novas técnicas e didáticas mais promissoras para o aprendizado dos alunos.
Para isso, ter curiosidade também é fundamental. Assim, o estudante se motiva a estar sempre procurando coisas novas para fazer em sua profissão, não só aprendendo de maneiras diferentes como ensinando de forma mais criativa.
Tem uma boa organização
Preparar aulas não é uma atitude simples. Isso envolve muito planejamento e principalmente organização para manter o plano de ensino em dia. Essa habilidade é ainda mais necessária na prática das funções, especialmente nas salas de aula com muitos alunos.
Desse modo, se você tem interesse de seguir na área, é fundamental começar a conhecer, testar e dominar diversas técnicas de organização que podem ser aplicadas em sua profissão, desde o curso até à prática profissional.
Gosta de ensinar
Por fim, a característica mais importante: o desejo de passar o conhecimento que tem para outras pessoas. É essencial saber que dar aulas significa que você não vai apenas ensinar alguém, como vai aprender também muitas coisas. Sendo assim, gostar de estudar é outro ponto principal do estudante de Pedagogia.
Desde o momento de preparação das aulas até o término do horário letivo, a motivação por ensinar precisa estar viva dentro do pedagogo. É isso que traz destaque entre os colegas e que marca a vida de diversos alunos.
Como é o mercado de trabalho para um pedagogo?
A necessidade de aprender é algo que nunca vai acabar. A educação é uma das bases principais para a formação de uma pessoa e de um cidadão, sendo assim, o mercado de trabalho para a Pedagogia sempre vai estar em alto, por ser uma profissão essencial para o desenvolvimento de indivíduos na sociedade.
Além do mais, desde a década de 1990, a educação de base tem sido cada vez mais prioritária para o Ministério da Educação e as expectativas é de que o investimento seja ainda maior nessa área. Essa foi uma medida encontrada para erradicar o analfabetismo e aumentar a qualidade de vida da população gradativamente, principalmente dos grupos em estado de vulnerabilidade social.
Dessa maneira, o que não faltarão são oportunidades no mercado de trabalho para um pedagogo, pois há sempre uma grande demanda por profissionais aptos para exercer as suas funções na rede básica de ensino, seja de caráter privado ou público. Além disso, após a conclusão do Ensino Superior, é possível fazer uma pós-graduação para aumentar as chances de conseguir a vaga de emprego dos sonhos.
Quais são as possibilidades de atuação?
Está gostando de saber mais sobre o curso de Pedagogia? Então, que tal descobrir onde esse profissional pode atuar? Como visto, essa é uma formação bastante versátil, que permite que um pedagogo possa trabalhar em diversos ambientes relacionados ao setor da educação.
Desse modo, a atuação do profissional de Pedagogia não está restrita às salas de aula e na alfabetização de alunos. Embora as suas funções sejam majoritariamente passar conteúdo e conhecimento para outras pessoas, existem diversos espaços para que isso aconteça — essas opções aumentam ainda de acordo com a especialização escolhida caso realize a continuação dos estudos.
A seguir, veja quais são as principais possibilidades de atuação que um pedagogo pode ter!
Escolas
As escolas, como você pôde perceber, são os lugares mais conhecidos pela atuação do profissional de Pedagogia. Esse é um dos ambientes mais desafiadores, pois vai exigir muita criatividade, organização, paciência e disciplina. Afinal, manter todos os alunos de uma sala de aula em harmonia e ajudar cada um deles é algo que requer esforço.
O profissional que trabalha em escolas precisa pautar todas as suas atividades de acordo com as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa um ensino inclusivo e que mitiga as desigualdades sociais entre os alunos. Entre as suas principais competências, podemos citar:
- valorizar conceitos sociais, culturais, físicos, digitais e históricos para explicar a realidade e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva;
- incitar a curiosidade intelectual, busca pelo raciocínio crítico, pela imaginação e pelo método científico;
- valorizar a diversidade artística e cultural, tanto nacional quanto mundial;
- utilizar várias linguagens para se expressar e transmitir informações;
- auxiliar na compreensão dos meios digitais de maneira crítica, ética e reflexiva;
- prezar pela diversidade de conhecimentos culturais e experiências sociais;
- usar fontes e informações confiáveis durante a argumentação;
- priorizar a saúde física e mental;
- estimular a empatia e o diálogo para a solução de conflitos;
- ter ética, responsabilidade, autonomia, entre outras características fundamentais para tomar decisões visando o bem de todos.
Nas escolas, o pedagogo pode trabalhar com a educação infantil. Isto é, desde o 0 até os 6 anos, atuando em creches e dando aulas de pré-escola. Como está lidando com uma faixa etária bem baixa, as suas principais atividades são girar em torno de ensinar coisas básicas aos pequenos, que vão ajudar na sua formação pessoal.
Além disso, é possível atuar no Ensino Fundamental I, conhecido como anos iniciais, que compreende do 1° ao 5° ano escolar. Nesse caso, o foco é a alfabetização e o ensino de conceitos básicos, como primeiras operações matemáticas, contextos históricos e culturais do país, interpretação de textos, entre outros.
Ainda se pode atuar na Educação para Jovens e Adultos (EJA), que nada mais é que uma iniciativa que permite que pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar durante os primeiros anos de vida possam concluir os seus estudos de formação básica. A metodologia de ensino aplicada, assim como em toda faixa etária, varia para se adaptar às necessidades do público.
Instituições de saúde
Existe uma área chamada de Pedagogia Hospitalar na qual o objetivo é levar a educação para crianças que não têm ou tiveram a chance de frequentar instituições de ensino por motivos de saúde.
Nesse caso, é fundamental utilizar conceitos da Psicologia e da Neurociência para criar um plano de ensino que seja terapêutico e auxilie na cognição dos alunos. Aqui, podem ser utilizadas diversas técnicas para estimular a aprendizagem, como atividades lúdicas, histórias, desenhos, entre outras.
Ambientes acadêmicos
Quem tem interesse em continuar os estudos com o Mestrado e o Doutorado, na pós-graduação stricto sensu vai achar interessante essa área de atuação. Com esses títulos, o profissional da Pedagogia pode ministrar aulas do Ensino Superior e atuar com pesquisas científicas.
Assim, além de manter a prática à docência, ainda pode fazer pesquisas acadêmicas para identificar maneiras de solucionar problemas na educação e criar metodologias de ensino mais eficientes para o aprendizado inclusivo, tanto nos aspectos sociais, quanto culturais e econômicos.
Gestão de instituições de ensino
Assim como todos os setores e áreas de trabalho, a educação também precisa de uma boa administração. Um pedagogo pode exercer as suas atividades na gestão escolar, atuando na direção ou coordenação das instituições de ensino.
A principal função nessa área de atuação é garantir que o plano pedagógico da escola esteja de acordo com as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE), definindo as estratégias que a instituição vai adotar para promover um ensino de qualidade a todos os alunos.
Educação Especial
A Educação Especial visa atender aos alunos com algum tipo de deficiência, podendo ser física ou mental, como surdez parcial ou total, cegueira parcial ou total, autismo, entre outros. Além disso, inclui os estudantes que têm dificuldades de aprendizagem, como TDAH e dislexia.
Nessa área de atuação, o profissional precisa se empenhar para adotar metodologias de ensino que atendam às pessoas com necessidades especiais e possam promover o seu aprendizado. Trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), tanto dentro das escolas quanto na sociedade, também é imprescindível.
Produção de material didático
Pedagogos também podem auxiliar na produção de materiais didáticos para serem usados nas aulas de ensino básico, como livros, vídeos, filmes, e-books, podcasts, entre outros. O intuito é aplicar metodologias de ensino que auxiliam o aprendizado de crianças ou de jovens e adultos, como é o caso do EJA, de maneira dinâmica e eficaz.
Quanto ganha um profissional de Pedagogia formado?
Segundo a plataforma de vagas de emprego Catho, a média salarial de um profissional formado em Pedagogia é de R$ 1.706,71. Esse valor varia de acordo com a quantidade de horas/aulas dadas, assim como muda conforme a região do país.
Além disso, conforme o estudante se especializa em uma ou mais áreas da Pedagogia e busca qualificação pessoal, a faixa salarial sobe consideravelmente. Por isso, é interessante ver os setores de maior crescimento na área e investir neles em sua especialização.
Procurar atividades extracurriculares e programas de extensão que aumentam a sua experiência sobre um determinado assunto também faz toda a diferença na hora de encontrar uma boa vaga de emprego e conseguir melhores salários.
O que o curso de Pedagogia aborda?
O curso de Pedagogia tem em média 4 anos de duração, sendo divididos em 8 períodos. Durante a graduação, o estudante tem contato com disciplinas que visam desenvolver a prática educativa, por meio de metodologias de ensino, planejamento pedagógico, execução do plano e avaliação das propostas aplicadas.
Toda a estrutura do curso tem como objetivo capacitar o aluno para exercer as suas atividades na educação básica e em diversos outros ambientes educativos, sendo públicos ou privados. Além disso, há a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão e de cursos livres, aumentando a experiência vivida na universidade e os conhecimentos adquiridos durante essa etapa.
A grade curricular do curso abrange diversos conteúdos, como:
- Fundamentos da Educação;
- História da Educação;
- Didática;
- Metodologia da Alfabetização;
- Psicologia da Educação;
- Gestão Estratégica de Pessoas;
- Linguagens e Comunicação;
- Educação, Cultura e Diversidade;
- Metodologias de Ensino — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens;
- Arte e Educação;
- Libras;
- Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos; entre muitos outros.
Quais são as etapas de formação do profissional de Pedagogia?
Os dois primeiros anos da graduação têm conteúdo completamente teórico para que o aluno de Pedagogia tenha a base fundamental para começar os seus conhecimentos práticos. Em seguida, deve realizar estágio obrigatório em diferentes ambientes de trabalho.
Geralmente, o primeiro estágio obrigatório é realizado dentro de sala de aula. Assim, o estudante auxilia os professores nas suas funções e têm contato com o ambiente educativo e adquire mais experiência profissional. Outra prática recomendada é na gestão escolar, para que se saiba como ocorrem os processos de administração das instituições de ensino.
Há também o incentivo de estágio em espaços não escolares, para que se expanda o conhecimento da prática da Pedagogia em diferentes ambientes. Por fim, o aluno precisa realizar uma atividade de conclusão de curso.
Quais são as vantagens de estudar e trabalhar na área de Pedagogia?
Depois de ver todas essas informações sobre o curso e o mercado de trabalho na área da Pedagogia, com certeza surgiu a curiosidade acerca das vantagens de investir nesse curso, não é verdade?
Antes de escolher o que seguir, é importante avaliar diversos pontos, como grade curricular, mercado de trabalho, perfil do estudante e até mesmo as vantagens da carreira nessa área. Assim, você vai descobrir se atende às suas expectativas profissionais.
Além disso, ter em mente as vantagens de estudar e trabalhar na área de Pedagogia é uma forma de se motivar durante os momentos de desafio em relação à rotina da faculdade. Afinal, assim como em qualquer curso, provavelmente você vai ter contato com diversos obstáculos nos estudos e manter o foco no seu objetivo profissional será fundamental para superá-los.
Sabendo disso, veja quais são os principais benefícios de seguir carreira na área de Pedagogia!
Formação de cidadãos para o mundo
A maioria das aulas que um pedagogo dá são voltadas para as crianças em sua primeira idade, entre 0 e 10 anos. Essa é a fase em que elas estão aprendendo o básico sobre convivência em sociedade, sobre quem são e sobre o que podem fazer no mundo.
Sendo assim, um profissional dessa área tem uma grande importância na formação de cidadãos, pois é responsável por transmitir informações valiosas para o desenvolvimento de cada aluno. Trabalhar com o público infantil ainda permite ensinar valores importantes para se levar para sempre, ou seja, o seu trabalho ficará marcado na vida de cada criança que teve contato — e isso também pode se estender aos adolescentes e adultos no EJA.
Troca de experiências com os alunos
Não são só os professores que ensinam em uma sala de aula. Como visto, há uma troca de ensinamentos e aprendizados que fazem a diferença como um todo. Em escolas e diversas outras instituições, o pedagogo tem a oportunidade de conhecer histórias e vivências únicas.
Dessa maneira, além de contribuir para a construção individual de cada aluno, o profissional passa por experiências que impactam positivamente a sua vida, favorecendo também o seu desenvolvimento pessoal. Essas são recompensas da profissão que valem muito mais que dinheiro e que durarão por toda a sua vida.
Compreensão maior sobre a formação do indivíduo
Se você é uma pessoa curiosa e gosta de investigar o comportamento humano, certamente vai se interessar por essa vantagem. Ao ensinar um conteúdo aos alunos, é possível acompanhar o seu processo de aprendizagem e como ele varia de pessoa por pessoa.
Em uma sala de aula, é possível ter ainda mais contato com essa realidade. Como consequência, isso ajuda a compreender mais sobre como um indivíduo se forma intelectualmente e em sua personalidade.
Trabalho com a inclusão social
A inclusão social é um assunto que precisa ser tratado cada vez mais com urgência. Afinal, vivemos em uma sociedade marcada por diferenças causadas por diversos fatores, como sociais, econômicos e culturais.
No entanto, não é porque essas diferenças existem que as pessoas precisam ser excluídas de diversos espaços, inclusive o escolar. Um pedagogo tem a oportunidade de reduzir esses problemas ao tornar o conhecimento mais acessível para todas as pessoas.
Nas salas de aula, seu papel é ainda mais importante na inclusão social de pessoas com deficiência ou transtornos de aprendizagem. Conseguir promover atividades inclusivas ajuda a criar a noção de coletividade entre os alunos, fazendo pequenas contribuições para a transformação social e aceitação de diversas minorias.
Desenvolvimento de habilidades importantes
Além de todo o aprendizado obtido no curso, o profissional da Pedagogia ainda desenvolve mais habilidades ao colocar em prática os seus conhecimentos. O dia a dia de um professor faz com que seja necessário se reconstruir constantemente para levar conteúdos atuais e construtivos para os seus alunos.
Isso faz com que a comunicação, a disciplina, a organização, a pontualidade, a facilidade para lidar com a tecnologia, a criatividade, entre outras capacidades úteis para o desenvolvimento pessoal sejam ainda mais estimuladas.
Como visto, a graduação em Pedagogia aborda conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, focando principalmente nos processos de aprendizado, psicologia cognitiva, aspectos sociais e culturais, além de linguagem e comunicação.
Se depois de ler esse conteúdo você conseguiu se identificar com o perfil de estudante de Pedagogia, achou a grade curricular do curso interessante, sentiu motivação ao perceber que as perspectivas para o mercado de trabalho na educação só crescem e ainda gostou das vantagens de se tornar um profissional nessa área, não perca tempo e procure agora mesmo uma universidade para dar início aos seus estudos.
O que achou deste post? Ficou com alguma dúvida em relação ao curso de Pedagogia? Gostaria de fazer alguma sugestão? Sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo!