O que fazer depois do enem? Veja 8 dicas para o momento
Você passou vários meses com uma rotina super corrida, que envolve muita leituras, revisões, realização de exercícios e simulados, tudo para conseguir um bom desempenho no Enem e conquistar a vaga na faculdade.
Mas o que fazer depois do Enem? Esse é o momento em que você pode se atualizar sobre os próximos passos, como conhecer as instituições de ensino, ou também aproveitar para relaxar.
Se você está curioso e/ou precisa espairecer um pouco, conheça algumas dicas sobre o que fazer depois do enem, é só conferir esse conteúdo. Vem com a gente e descubra como ocupar seu tempo de forma inteligente e criativa!
8 dicas sobre o que fazer depois do Enem. Confira:
Veja, a seguir, dicas de como otimizar o seu pós-enem, além de já ficar por dentro de algumas características importantíssimas, como as instituições de ensino e seus processos de entradas.
Algumas dicas prévias sobre o que fazer depois do enem são:
- Entender os processos de entrada das instituições de ensino
- Aproveitar para ter uma nova atividade preferida
- Praticar alguma atividade física
- Colocar as séries em dia
- Ler mais livros
1. Entenda os processos de entrada das instituições de ensino
O enem acabou, mas as suas oportunidades estão só começando. Depois que a prova já ocorreu, a dica é pesquisar sobre como você pode utilizar a nota para entrar em uma instituição de ensino superior. Sua pontuação pode ser usada nos seguintes processos:
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação (MEC), é adotado pela maioria das universidades públicas. Ele utiliza a nota do Enem como fase única de ingresso, desde que o candidato não tenha zerado na redação.
Por conta da concorrência acirrada, a pontuação exigida é alta e pode variar bastante, dependendo do curso e também da instituição de ensino.
É preciso ter atenção com os prazos do Sisu, pois as inscrições são abertas logo após a divulgação do resultado do Enem. Já no período da inscrição, o aluno consegue saber as notas de cortes parciais para cada curso.
ProUni
O Programa Universidade para Todos, do MEC, oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino particulares para alunos de baixa renda. Um dos critérios de seleção é justamente a classificação do aluno no Enem: é preciso ter uma pontuação superior a 450 na média das provas e não ter zerado na redação.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, do MEC, é direcionado para o ingresso em faculdades particulares. A escala de financiamento é feita de acordo com a renda familiar do candidato.
O Fies também exige que o aluno tenha uma nota superior a 450 pontos na média das provas do exame e não tenha zerado na redação
Entrada direta
Muitas faculdades particulares fazem uma análise da pontuação do Enem do candidato, permitindo seu ingresso direto sem precisar fazer vestibular. É uma facilidade e tanto para quem não quer perder tempo e já se preparar para o futuro.
Ao escolher uma faculdade, um dos cuidados é checar se a instituição tem a autorização do MEC para funcionar.
2. Responder seus principais questionamentos
- O que fazer depois que sair o resultado do Enem?
Assim que sair o resultado, você poderá comparar a sua nota com a nota de corte dos cursos nas diferentes instituições. Logo após o resultado, o SiSU abre as inscrições, no qual você poderá entender melhor o que fazer com sua nota, optando pelos processos de entrada mencionados acima.
- O que fazer depois de ser aprovado no Enem?
Ao ser aprovado no Enem, ou seja, ter alcançado uma boa nota, você pode optar por outras coisas além da graduação, como fazer concursos públicos, ingressar em cursos técnicos e até mesmo fazer intercâmbios e concluir o ensino médio, no caso do Encceja.
O SiSU não é a única forma de ingressar numa instituição de ensino com o Enem. Você pode utilizá-lo para concorrer no Fies e Prouni. Não veja esse momento de uma forma negativo, utilize mais um ano para aprimorar suas habilidades e expandir seus horizontes.
3. Busque por testes que confirmem a escolha da graduação
Se questionar sobre o que fazer depois do Enem é o caminho ideal para quem quer ter a certeza de suas escolhas, afinal é o momento de se perguntar: esse curso é o ideal para mim?
Você pode fazer testes vocacionais, participar de feiras de profissões, pesquisar sobre os cursos e até conversar com profissionais das áreas de seu interesse. Quanto mais informações você tiver, mais facilidade terá para descobrir o curso de graduação que mais combina com você!
4. Leia mais livros
A gente sabe que você quer dar um tempo dos livros, mas que tal aproveitar que passou o Enem para se debruçar sobre boas histórias? Romance, ficção, suspense: escolha o gênero que mais agrada você e comece a ter o hábito de ler mais.
Além de acompanhar ótimos enredos, você melhora seu vocabulário e fica craque na interpretação de textos. São pontos que vão trazer ganhos para a escrita e para a resolução de exercícios, facilitando bastante a sua vida na hora de ingressar na faculdade.
Se você não está acostumado a ler, vá devagar, acompanhando um ou dois capítulos por dia. Em pouco tempo, vai ficar curioso para saber o que tem nas próximas páginas e começará a ler bastante.
Mais algumas sugestões:
- Objetos cortantes, de Gillian Flynn;
- O conto da Aia, de Margaret Atwood;
- E não sobrou nenhum, Agatha Christie;
- A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
5. Coloque as séries em dia
Todo bom consumidor de internet merece colocar suas séries em dia, ainda mais se a dúvida é o que fazer depois do Enem. E os dados não mentem:
71% da população passa o tempo livre assistindo Netflix. O Enem acabou, é hora de priorizar o lazer também.Reúna os amigos, principalmente aqueles que estavam mais distantes por conta dos estudos, e coloque suas séries preferidas em dia.
Se durante o ano seu sonho era deixar as apostilas de lado para maratonar, a hora é agora. Aproveite o tempo livre, pois logo você vai começar a graduação e terá que pegar firme nas leituras novamente.
Aqui vão algumas indicações:
- Dark;
- Narcos;
- Friends;
- Bridgeton;
- Black Mirror;
- Stranger Things.
6. Aproveite para ter uma nova atividade preferida
O Enem acabou, você pode fazer uma reflexão e pensar em atividades que você gostaria de fazer. Pode ser desenhar, tocar um instrumento, se aventurar na culinária ou até mesmo dançar.
Dedicar-se a algo que traz prazer só vai fazer bem nessa época marcada pela ansiedade em relação à pontuação no exame.
7. Faça trabalho voluntário
Aproveite o tempo livre para ajudar o próximo. Você pode participar de campanhas que arrecadam alimentos e brinquedos para o Natal, por exemplo. Outra dica é recorrer ao hemocentro da sua cidade e doar sangue.
São atividades que vão fazer você pensar sobre a própria vida e o quanto pode ajudar pessoas menos favorecidas.
As plataformas Campanha Seja um Voluntário e Atados | Plataforma de Voluntariado | Encontre Trabalho Voluntário poderão te ajudar com isso!
8. Pratique alguma atividade física
Por fim, depois que a correria com os estudos passou, a boa pedida é cuidar da saúde. Então, mexa o corpo e escolha sua atividade física preferida. Se quiser, chame os amigos e aproveite para descontrair com eles.
Pode ser caminhar, nadar, andar de bicicleta, frequentar a academia ou jogar futebol: o importante é não ficar parado e dar o passo inicial para adotar um estilo de vida mais saudável.
Como já passou o Enem, dá para programar diferentes atividades a fim de preencher seu tempo. Além de descansar, você pode cuidar da saúde e também buscar informações para ficar mais preparado para participar dos processos seletivos das faculdades.
E aí? Com essas dicas a dúvida sobre o que fazer depois do Enem ficou pra trás, né? Aproveite e ajude seus amigos a também encontrar o que fazer agora que já passaram as provas do Enem: é só compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!