O que é Encceja? Saiba tudo sobre esse importante exame!
Você não conseguiu concluir o ensino médio ou mesmo o ensino fundamental dentro do tempo regular? Então, esse conteúdo foi feito para você e fique tranquilo, pois é possível garantir seu certificado e ainda dar início à graduação dos sonhos.
Aqui você vai entender especificamente o que é Encceja. Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a prova e por que ela faz toda a diferença na vida de quem deseja ingressar em um curso superior.
Venha conferir!
O que é o Encceja?
A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ou seja, é uma prova que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão de nível fundamental ou médio aos aprovados.
Criado em 2002, o Encceja era, inicialmente, voltado apenas aos estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental. Porém, desde 2017, ele também se tornou o único método de avaliação capaz de liberar o diploma do ensino médio.
O exame é organizado pelo Inep, mesmo órgão responsável pela elaboração do Enem. Em 2024, o exame será realizado em 25 de agosto.
Bem, agora que você já sabe o que é Encceja, vamos compreender os principais detalhes desta importante prova.
Para que serve o Encceja?
O Encceja serve como referência em cenário nacional de autoavaliação de estudantes, observando os quesitos de habilidades e competências, certificação nos níveis do Fundamental e Médio e método de avaliação de parâmetros para desempenho da qualidade educacional.
Quem pode participar do Encceja?
- Jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996;
- Tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio;
- Para realizar a inscrição é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
- A participação no Encceja é voluntária, gratuita.
E como é a prova do Encceja?
Ok, você já entendeu o que é encceja, mas e a prova, como funciona? Aqueles que fizerem a inscrição do Encceja Nacional precisam conhecer o formato da prova para evitar surpresas e, assim, alcançarem resultados melhores.
Os candidatos respondem a quatro testes que abordam grandes áreas do conhecimento. As perguntas são simples e trazem assuntos regularmente ensinados na escola.
Para candidatos que buscam o diploma do ensino fundamental, as provas são de:
- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física;
- Ciências naturais;
- Matemática;
- História e geografia.
Já aqueles que querem a certificação do ensino médio encontram a seguinte divisão:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências humanas e suas tecnologias.
Cada prova contém 30 questões. Assim, o Encceja tem um total de 120 perguntas objetivas mais uma redação.
Qual a nota mínima para passar na prova do Encceja?
O que é Encceja e como é possível realizar essa prova? Saiba tudo isso e muito mais!
Para ser aprovado no Encceja, você precisa alcançar 100 pontos em cada uma das provas. Não precisa se desesperar, pois isso equivale a, mais ou menos, 12 questões das 30 disponíveis por área. Todavia, também é necessário conseguir nota mínima de 5 na redação.
Caso alcance a pontuação em apenas uma das áreas, você consegue um certificado parcial. Desse modo, quando fizer o exame novamente, estará liberado da prova em que foi aprovado, podendo se concentrar apenas nas demais matérias.
Inscrição Encceja
Agora você já sabe o que é Encceja e como ele funciona. Então, chegou o momento de explicarmos um pouco melhor o processo de inscrição para o exame.
Bem, ele é feito de forma online e gratuita, pelo site oficial. Ou seja, você não paga nada para participar da prova e ir em busca do seu certificado. Nos próximos tópicos, detalhamos vários pontos importantes dessa etapa.
Requisitos
Os requisitos para participar do Encceja são os que explicamos anteriormente:
- Ser maior de 15 anos para quem busca certificação do ensino fundamental;
- Ser maior de 18 anos, no caso dos candidatos que desejam o certificado do ensino médio.
Documentação
Ao acessar o site do Encceja, você precisará ter em mãos seu CPF e documento de identidade. Quando for para a prova, também é preciso levar um documento oficial com foto. Isso inclui RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte etc.
Nome social
Os candidatos transexuais ou travestis poderão utilizar o nome social no momento da inscrição da prova do Encceja. Para isso, é preciso marcar o campo correspondente na página do participante e anexar alguns documentos extras:
- Foto atual em fundo branco, de rosto inteiro e sem acessórios;
- Cópia digitalizada, frente e verso, de um documento oficial com foto.
Valor
Como já explicamos, o Encceja é gratuito. Então, você não precisa pagar nada para fazer a sua inscrição.
Confirmação e comprovante de inscrição
Depois de preencher todos os seus dados na página oficial do Encceja, você precisa entrar regularmente no site para acompanhar o andamento da sua inscrição. Isso inclui verificar a aprovação do uso do nome social, justificativa de ausência e a própria confirmação para a prova.
É também no site que você terá acesso ao seu comprovante, nele você encontrará informações muito importantes, como:
- Local do exame;
- Número de inscrição;
- Data e hora da prova;
- Nível de ensino para o qual deseja a certificação.
Local e horário da prova
A prova do Encceja ocorre em dezenas de municípios espalhados pelo Brasil. No momento do cadastro, você escolhe a cidade em que deseja realizá-la. Porém, o local exato é apresentado apenas quando sai o comprovante de inscrição.
Portanto, é essencial acessá-lo no site.
Cronograma do Encceja 2024
Justificativa de ausência: 25/03 a 05/04
Resultado preliminar da justificativa de ausência: 15/04
Inscrições: 29/04 a 10/05
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29/04 a
10/05
Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo
nome social: 17/05
Prova: 25/08
Resultado da prova: 23/12
Como e onde solicitar o diploma Encceja?
Depois de fazer a sua inscrição e ser aprovado no Encceja, o que você precisa fazer para conseguir o diploma?
O procedimento é bem simples. Basta procurar a Secretaria de Educação da cidade onde mora, levando o seu número de inscrição e um documento com foto. Os funcionários do local vão verificar os registros enviados pelo Inep, confirmar a sua nota e emitir o certificado.
Também é possível fazer o pedido nas instituições conveniadas ao Inep. Para conferir quais são elas, basta entrar no edital do Encceja. Na área de anexo, terá uma lista com todos os locais disponíveis.
Lembre-se que até o ano de 2016, era possível conseguir o seu diploma do ensino médio apenas realizando a prova do Enem. Todavia, desde de 2017, o Encceja é a única prova que oferece esse recurso.
Como usar o diploma do Encceja?
Com o diploma do Encceja referente ao ensino médio, você consegue participar de concursos públicos que exijam tal grau de instrução e, é claro, pode fazer qualquer vestibular para entrar em uma graduação.
Na Estácio, por exemplo, há dezenas de cursos, com opções presenciais e a distância, que vão ajudá-la a se destacar no mercado de trabalho.
Como estudar para o Encceja 2024
Conciliar a rotina de estudos com as tarefas diárias pode ser um desafio, porém para conseguir o diploma do Encceja é necessário estar atento a algumas etapas.
Estar por dentro das Matrizes de Referência, de acordo com seus respectivos níveis, Ensino Fundamental e Médio, e conferir os temas de cada disciplina é essencial para otimização de tempo.
Além disso, aproveite para conferir os materiais de estudo gratuitos disponibilizados no site do Inep. Eles podem oferecer uma base de referência sobre os assuntos cobrados na prova.
A Estácio também oferece conteúdos gratuitos e exclusivos para a preparação. Confira já!
Depois de estudar com esses materiais, é interessante realizar as provas antigas e conferir os gabaritos dos anos anteriores para reforçar o que foi estudado.
6 dicas para se preparar para o Encceja
Depois de tudo o que explicamos, temos certeza que você está ansioso para participar do Encceja. Por isso, separamos seis dicas para ajudá-la a se preparar da melhor forma possível:
- Crie uma rotina de estudos;
- Faça as provas dos anos anteriores;
- Baixe os materiais disponibilizados gratuitamente no site do Inep;
- Escreva, pelo menos, uma redação por semana e peça para alguém ler;
- Caso tenha dúvidas sobre algum assunto, pesquise com antecedência em livros ou na internet;
- Acompanhe canais de educação no YouTube, como o do Professor Noslen, o Manual do Mundo e Monstro da Matemática.
Quais foram os últimos temas de redação do Encceja?
2020 – Encceja nacional regular – Ensino Fundamental;
Abandono afetivo de idosos no Brasil.
2020 – Encceja nacional regular – Ensino Médio;
Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
2021 – Não houve prova;
2022 – Encceja nacional regular – Ensino Fundamental;
O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil.
2022 – Encceja nacional regular – Ensino Médio;
Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente.
Materiais completos sobre o Encceja
Aproveite para estudar para o Encceja com conteúdos exclusivos disponibilizados pela Estácio, além de ter a possibilidade de estudar com professores renomados, teste seus conhecimentos com o simulado e assista a lives com assuntos sobre os principais temas que caem na prova.
É possível entrar na Estácio com o Encceja?
Sim, você consegue se candidatar para estudar na Estácio, uma vez que, como explicamos, o certificado do Encceja relacionado ao ensino médio vale como um diploma emitido por qualquer colégio da educação básica regular.
As formas de ingresso na Estácio são as seguintes:
- Vestibular interno: totalmente online e você escolhe o dia da prova. Pode, inclusive, ser uma redação!
- Nota do Enem;
- Segunda graduação: possibilidade de aproveitar créditos e pular matérias;
- Transferência: com equivalência de matérias que já foram cursadas.
Além disso, você encontra diversos programas de bolsas de estudo, incluindo o Prouni. Dessa forma, você consegue ingressar e concluir o seu curso com descontos que variam de 30% a 100%. Confira em nosso site todos os detalhes.
Agora que já sabe o que é Encceja, a importância que ele tem e ainda conferiu algumas dicas para se sair bem no exame! Aproveite e se prepare também para o Enem. 🙂