O que é Encceja? Saiba tudo sobre esse importante exame!

alunos em formatura
10 minutos para ler

Você não conseguiu concluir o ensino médio ou mesmo o ensino fundamental dentro do tempo regular? Então, esse conteúdo foi feito para você e fique tranquilo, pois é possível garantir seu certificado e ainda dar início à graduação dos sonhos.

Aqui você vai entender especificamente o que é Encceja. Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a prova e por que ela faz toda a diferença na vida de quem deseja ingressar em um curso superior. 

Além, é claro, de apresentar algumas curiosidades relacionadas ao assunto.

Venha conferir!

Mas, o que é Encceja e para que serve?

A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ou seja, é uma prova que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão de nível fundamental ou médio aos aprovados.

Criado em 2002, o Encceja era, inicialmente, voltado apenas aos estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental. Porém, desde 2017, ele também se tornou o único método de avaliação capaz de liberar o diploma do ensino médio.

O exame é organizado pelo Inep, mesmo órgão responsável pela elaboração do Enem.

Bem, agora que você já sabe o que é Encceja, vamos compreender os principais detalhes desta importante prova.

Encceja nacional x Encceja exterior

O Encceja é extremamente democrático, tanto que sua aplicação ocorre em diferentes cidades do país, incluindo nos centros de detenção, além de ser liberado para brasileiros que moram no exterior.

Diante dessa versatilidade, existem quatro editais para o exame. O primeiro é o do Encceja Nacional, voltado aos cidadãos que não estão cumprindo pena na justiça.

Depois é liberado o edital do Encceja Exterior, que traz regras para os candidatos fora do país, tanto os que estão em situação regular quanto aqueles que estão presos.

Nessa modalidade, a aplicação das provas é feita em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que encaminha os exames e os certificados para os aprovados às embaixadas brasileiras ou consulados.

Por fim, o governo lança o edital do Encceja Nacional PPL, que é aquele destinado aos brasileiros privados de liberdade.

No site do INEP, você pode conferir os editais de todos os anos, desde 2002. É importante lembrar que, por conta da pandemia, o governo liberou apenas o edital do Encceja Nacional em 2020.

E como é a prova do Encceja?

Ok, você já entendeu o que é encceja, mas e a prova, como funciona? Aqueles que fizerem a inscrição do Encceja Nacional precisam conhecer o formato da prova para evitar surpresas e, assim, alcançarem resultados melhores.

Os candidatos respondem a quatro testes que abordam grandes áreas do conhecimento. As perguntas são simples e trazem assuntos regularmente ensinados na escola.

Para  candidatos  que buscam o diploma do ensino fundamental, as provas são de:

  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física;
  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • História e geografia.

Já aqueles que querem a certificação do ensino médio encontram a seguinte divisão:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Cada prova contém 30 questões. Assim, o Encceja tem um total de 120 perguntas objetivas mais uma redação.  

Além disso, o exame é aplicado uma vez por ano, geralmente no mês de agosto. Ele é marcado sempre para um domingo e dura o dia inteiro.

No período da manhã, das 9h às 13h, ocorrem os testes de ciências e matemática. Depois, os candidatos podem descansar e almoçar. Então, às 15h30, começam as provas de história, geografia e linguagens, que duram até 20h30.

Qual a nota mínima para passar na prova do Encceja?

Alunos fazendo prova em uma sala de aula

O que é Encceja e como é possível realizar essa prova? Saiba tudo isso e muito mais!

Para ser aprovado no Encceja, você precisa alcançar 100 pontos em cada uma das provas. Não precisa se desesperar, pois isso equivale a, mais ou menos, 12 questões das 30 disponíveis por área. Todavia, também é necessário conseguir nota mínima de 5 na redação.

Caso alcance a pontuação em apenas uma das áreas, você consegue um certificado parcial. Desse modo, quando fizer o exame novamente, estará liberado da prova em que foi aprovado, podendo se concentrar apenas nas demais matérias.   

Quem pode participar do Encceja?

Adolescente e adultos podem fazer a inscrição do Encceja. No entanto, verifique se você se enquadra nos pré-requisitos do exame, que variam de acordo com o tipo de certificado desejado.

Quem está em busca da declaração do ensino fundamental, precisa ter 15 anos completos até a data da prova. Já as pessoas que querem o certificado do ensino médio devem ter 18 anos completos.

Vestibular-online

É importante lembrar que não importa a série em que você parou de estudar. Tendo a idade indicada para cada faixa de certificação, já é possível participar do Encceja.

Inscrição Encceja

Agora você já sabe o que é Encceja e como ele funciona. Então, chegou o momento de explicarmos um pouco melhor o processo de inscrição para o exame.

Bem, ele é feito de forma online e gratuita, pelo site oficial. Ou seja, você não paga nada para participar da prova e ir em busca do seu certificado. Nos próximos tópicos, detalhamos vários pontos importantes dessa etapa.

Requisitos

Os requisitos para participar do Encceja são os que explicamos anteriormente:

  • Ser maior de 15 anos para quem busca certificação do ensino fundamental;
  • Ser maior de 18 anos, no caso dos candidatos que desejam o certificado do ensino médio.

Documentação

Ao acessar o site do Encceja, você precisará ter em mãos seu CPF e documento de identidade. Quando for para a prova, também é preciso levar um documento oficial com foto. Isso inclui RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte etc.

Nome social

Os candidatos transexuais ou travestis poderão utilizar o nome social no momento da inscrição da prova do Encceja. Para isso, é preciso marcar o campo correspondente na página do participante e anexar alguns documentos extras:

  • Foto atual em fundo branco, de rosto inteiro e sem acessórios;
  • Cópia digitalizada, frente e verso, de um documento oficial com foto.

Valor

Como já explicamos, o Encceja é gratuito. Então, você não precisa pagar nada para fazer a sua inscrição.

Confirmação e comprovante de inscrição

Depois de preencher todos os seus dados na página oficial do Encceja, você precisa entrar regularmente no site para acompanhar o andamento da sua inscrição. Isso inclui verificar a aprovação do uso do nome social, justificativa de ausência e a própria confirmação para a prova.

É também no site que você terá acesso ao seu comprovante, nele você encontrará informações muito importantes, como:

  • Local do exame;
  • Número de inscrição;
  • Data e hora da prova;
  • Nível de ensino para o qual deseja a certificação.

Local e horário da prova

A prova do Encceja ocorre em dezenas de municípios espalhados pelo Brasil. No momento do cadastro, você escolhe a cidade em que deseja realizá-la. Porém, o local exato é apresentado apenas quando sai o comprovante de inscrição. 

Portanto, é essencial acessá-lo no site.

Já em relação ao horário do exame, ele ocorre pela manhã e à tarde, como explicamos anteriormente. Na imagem abaixo, é possível conferir o cronograma de forma mais detalhada:

cronograma o que é encceja

Justificativa de falta

Todo candidato que tenha feito inscrição para o Encceja do ano anterior, mas não comparecido, precisa justificar a ausência no momento da inscrição atual. Ou seja, se você se inscreveu para o Encceja 2020 e não foi, em 2021 será necessário justificar.

Do contrário, não conseguirá fazer o exame novamente e ainda pode ter de pagar ao Inep o valor de R$40,00.

Essa taxa corresponde ao que seria o custo da prova para os participantes. Porém, o Governo arca com a mesma para que os candidatos não precisem realizar o pagamento.

Como e onde solicitar o diploma Encceja?

Depois de fazer a sua inscrição e ser aprovado no Encceja, o que você precisa fazer para conseguir o diploma?

O procedimento é bem simples. Basta procurar a Secretaria de Educação da cidade onde mora, levando o seu número de inscrição e um documento com foto. Os funcionários do local vão verificar os registros enviados pelo Inep, confirmar a sua nota e emitir o certificado.

Também é possível fazer o pedido nas instituições conveniadas ao Inep. Para conferir quais são elas, basta entrar no edital do Encceja. Na área de anexo, terá uma lista com todos os locais disponíveis.

Lembre-se que até o ano de 2016, era possível conseguir o seu diploma do ensino médio apenas realizando a prova do Enem. Todavia, desde de 2017, o Encceja é a única prova que oferece esse recurso.

Como usar o diploma do Encceja?

Com o diploma do Encceja referente ao ensino médio, você consegue participar de concursos públicos que exijam tal grau de instrução e, é claro, pode fazer qualquer vestibular para entrar em uma graduação.

Na Estácio, por exemplo, há dezenas de cursos, com opções presenciais e a distância, que vão ajudá-la a se destacar no mercado de trabalho.

6 dicas para se preparar para o Encceja

Depois de tudo o que explicamos, temos certeza que você está ansioso para participar do Encceja. Por isso, separamos seis dicas para ajudá-la a se preparar da melhor forma possível:

  1. Crie uma rotina de estudos;
  2. Faça as provas dos anos anteriores;
  3. Baixe os materiais disponibilizados gratuitamente no site do Inep;
  4. Escreva, pelo menos, uma redação por semana e peça para alguém ler;
  5. Caso tenha dúvidas sobre algum assunto, pesquise com antecedência em livros ou na internet;
  6. Acompanhe canais de educação no YouTube, como o do Professor Noslen, o Manual do Mundo e Monstro da Matemática.

É possível entrar na Estácio com o Encceja?

Sim, você consegue se candidatar para estudar na Estácio, uma vez que, como explicamos, o certificado do Encceja relacionado ao ensino médio vale como um diploma emitido por qualquer colégio da educação básica regular. 

As formas de ingresso na Estácio são as seguintes:

  • Vestibular interno: totalmente online e você escolhe o dia da prova. Pode, inclusive, ser uma redação!
  • Nota do Enem;
  • Segunda graduação: possibilidade de aproveitar créditos e pular matérias;
  • Transferência: com equivalência de matérias que já foram cursadas.

Além disso, você encontra diversos programas de bolsas de estudo, incluindo o Prouni. Dessa forma, você consegue ingressar e concluir o seu curso com descontos que variam de 30% a 100%. Confira em nosso site todos os detalhes.

Agora que já sabe o que é Encceja, a importância que ele tem e ainda conferiu algumas dicas para se sair bem no exame! Aproveite e se prepare também para o Enem. 🙂

Você também pode gostar

Deixe um comentário