Não passei no Enem, e agora? O que fazer após o resultado da prova?

não passei no enem e agora
12 minutos para ler

“Não passei no Enem, e agora?” Se você não se saiu muito bem no exame, a primeira coisa que precisa fazer é não se culpar e analisar o porquê disso ter acontecido.

O sentimento de culpa e o desespero só vão aumentar a frustração nessas horas difíceis. Contudo, você não está sozinho, e se o seu motivo de desânimo é não ter conseguido a pontuação desejada, saiba que existem outras maneiras de usar sua nota. Além disso, muita gente também ficou de fora e precisará ter paciência enquanto aguarda por uma nova oportunidade para investir na carreira profissional.

Isso não quer dizer que se tratam de pessoas menos competentes ou menos habilidosas. Pelo contrário: às vezes, o estudante está preparadíssimo para o exame, mas acaba tendo um baixo rendimento por conta de fatores psicológicos — o que é plenamente justificável, tendo em vista a extensão da prova e as cobranças feitas por nós mesmos.

Portanto, comece mentalizando que a sua nota do Enem jamais definirá sua identidade ou inteligência. Essa pontuação é apenas um indicativo de que você está preparado para dar início à graduação. Por outro lado, se esse momento ainda não chegou, existe uma série de coisas que podem ajudar na espera.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra o que fazer após o resultado da prova e como usar a nota do Enem!

Não passei no Enem, e agora?

O Enem é um modelo de avaliação que pode não ser tão adaptável, ocasionando em notas desagradáveis ao participante. No entanto, é possível usar a nota do Enem em algumas situações e/ou acatar essa experiência como um aprendizado para o próximo ano.

Por exemplo, se você percebeu que o nervosismo impactou muito seu rendimento, o ideal é começar a fazer meditação alguns meses antes ou buscar outras maneiras de controlar o seu estado emocional durante a prova. Realizando a análise da dúvida “não passei no Enem, por quê?”, será possível identificar pontos de melhoria.

Dito isso, veja algumas práticas que você pode fazer nesse caso.

Use a nota do Enem em uma faculdade privada

Se você não adquiriu a pontuação que esperava para entrar em uma instituição pública, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, o seu desempenho no Enem pode ser utilizado para substituir o vestibular em faculdades particulares.

Na Estácio, por exemplo, além da garantia de bolsa de 50% durante todo o curso, é possível usar nota do Enem para conseguir descontos maiores.

Assim, não é preciso adiar o sonho de fazer um curso superior em uma instituição de qualidade. Além disso, devido às condições facilitadas e às diversas modalidades disponíveis, você estuda no seu tempo e com a flexibilidade ideal para conciliar a faculdade e as outras demandas da sua rotina.

Realize o vestibular em faculdades privadas

Talvez o seu resultado não tenha sido tão bom porque você realmente não estava nas melhores condições para realizar a prova, embora tenha se comprometido com a preparação. Então, uma boa ideia é fazer uma nova avaliação a fim de aproveitar uma segunda chance.

A maioria das faculdades privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, mas também continuam realizando seus vestibulares — esse é o caso da Estácio, sendo que a prova pode ser agendada. Basta fazer a inscrição e se preparar para essa nova oportunidade.

Uma dica importante é conferir o edital e focar nas suas especificidades, já que o processo seletivo pode apresentar algumas diferenças do Enem. Refazer edições anteriores é outra ótima maneira de conhecer melhor o estilo da avaliação.

Acompanhe a lista de espera

 Se você teve uma boa pontuação e mesmo assim ficou de fora da lista dos classificados, saiba que ainda há esperanças. Alista de espera considera candidatos com notas altas e que ficaram perto de conseguir uma vaga

Caso alguns aprovados desistam, as vagas ficam livres para aqueles que estão na lista de espera — em ordem de classificação, claro. Ou seja, se um dos estudantes preferir uma outra faculdade, a vaga dele fica disponível para o primeiro colocado da lista e assim por diante. 

Por isso, tenha atenção às notícias e datas divulgadas pelas faculdades e pelos programas Sisu, ProUni e Fies. As datas do Sisu 2024, inclusive da lista de espera, já foram divulgadas, veja abaixo: 

inscrições — 22/01 a 25/01; 
resultado — 30/01; 
matrícula dos selecionados — 01/02 a 07/02; 
lista de espera — 30/01 a 07/02.

Procure um emprego temporário

não passei no enem
Procurar um emprego temporário poderá te auxiliar, caso a frase “não passei no Enem” não saiba da sua cabeça. Com isso, você pode se certificar sobre a carreira escolhida.

Se você está se perguntando “Não passei no Enem para a faculdade que eu quero, e agora?” a resposta é não desanimar do seu sonho. Enquanto isso, por que não arrumar um emprego temporário? Dessa forma, poderá se certificar sobre a carreira escolhida.

Una essa solução à profissão dos seus sonhos. Pense nas possibilidades que têm mais a ver com a carreira que pretende seguir. Assim, valerá a pena estagiar na área enquanto se prepara para a próxima edição do exame.

Sem falar que, estando em uma rotina de trabalho, dá para ir pouco a pouco se acostumando com as novas responsabilidades do seu futuro profissional. Outra ótima sugestão é começar a ouvir podcasts para orientar a carreira.

Aproveite o tempo para analisar como anda o mercado de trabalho, converse com profissionais mais experientes e procure entender o dia a dia das profissões do seu interesse. Além de ter um salário fixo no final do mês, você investe na sua própria formação e adquiri experiência para enfrentar outros processos seletivos mais adiante.

Nesse caso, você pode usar nota do Enem como uma maneira construtiva de se ver na carreira e ter a certeza da escolha.

Vestibular-online

Faça um curso de aperfeiçoamento

Se o seu rendimento na prova foi muito abaixo do esperado, considere se matricular em um cursinho pré-vestibular ou mesmo fazer aulas de reforço daquelas matérias com as quais você tem dificuldade. Sem dúvida, essa é uma das maneiras mais inteligentes de usufruir do seu tempo livre até a data do novo exame.

Isso porque investir em conhecimento nunca é demais. Mesmo que você decida fazer um vestibular em uma instituição privada em vez de aguardar o próximo Enem, o aprendizado adquirido nos cursos complementares jamais será perdido. Mas lembre-se: é preciso encarar as aulas com seriedade e comprometimento para alcançar os melhores resultados.

Além disso, existem cursinhos que oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem para bolsas, por exemplo. Portanto, fique de olho nas instituições da sua cidade.

Leia mais e treine habilidades

Eis uma dica valiosa para quem não passou no Enem e precisa dar aquele up na autoestima: leia bastante. Livros literários, sites de notícia, revistas, quadrinhos etc. Tudo o que for do seu interesse é válido para estimular o hábito de leitura e treinar seu vocabulário e suas habilidades de interpretação.

Isso é bastante útil não só para o seu próprio desenvolvimento intelectual, mas também porque ajuda a ter melhor desenvoltura nas provas futuras. Afinal, muita gente erra nas questões do Enem não por falta de conhecimento na matéria, mas por não saber interpretar corretamente os enunciados.

O Enem não é uma prova que mede apenas conhecimentos específicos, mas tenta analisar os candidatos como um todo — incluindo a capacidade de interpretação e de gestão de tempo de cada um.

Reúna feedbacks a partir das notas do Enem

É muito importante que o pensamento “não passei no enem” venha acompanhado do “por que eu não passei?”, assim, será possível se preparar ainda mais para o próximo exame.

É muito importante que o pensamento “não passei no Enem, e agora” venha acompanhado do “por que eu não passei?”. Assim, será possível se preparar ainda mais para o próximo exame.

Modificar os métodos que você utilizou durante o ano é uma ótima estratégia para se desenvolver psicológica, física e academicamente, estando cada vez mais pronto para exames futuros. Nesse caso, você pode usar a nota do Enem apenas como reflexão, entendendo qual matéria precisa de revisão e aprendizados.

Além disso, também deverá entender o porquê dessa nota. Então, faça a si mesmo perguntas como:

  • Não passei no Enem, mas o que posso fazer para mudar esse resultado ano que vem? Em qual matéria melhorar?
  • Não passei no Enem esse ano porque não tive condições financeiras! Quais plataformas grátis posso estudar para o próximo?
  • Eu não passei no Enem por falta de organização, tempo ou diferentes razões, como saúde e vida pessoal?
  • O que eu gostaria de fazer agora que vi que não passei no Enem: trabalhar, estudar ou realizar cursos técnicos?

Como utilizar a nota do Enem?

Se a sua nota do Enem não foi suficiente para a instituição que você estava priorizando, considere outras alternativas para utilizar a pontuação a seu favor. Por exemplo, procurar por instituições que convertem notas em porcentagem de bolsas ou fazer um vestibular em uma faculdade privada, como falamos acima.

Isso significa que é possível usar a nota do Enem para conseguir uma boa oportunidade, ainda que você não tenha tido o melhor dos resultados. Analise todas as situações e não deixe de continuar tentando, combinado?

Por exemplo, existe o Programa Universidade para Todos (Prouni), que é, atualmente, a forma mais conhecida para ganhar uma bolsa de estudos com a nota do Enem. No entanto, a pontuação mínima exigida é de 450 pontos. Além disso, o aluno não pode ter zerado a redação.

Com esse total de pontos, dá para conquistar bolsas em uma série de cursos oferecidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo bacharelados, licenciaturas, tecnólogos e faculdade a distância.

Como lidar com as cobranças da família?

Esse é um desafio comum para muitos candidatos. A fase de escolher uma carreira, fazer vestibular e começar a vida universitária costuma ser marcada por muita pressão psicológica. Indecisão, insegurança e tensão são sentimentos naturais diante disso tudo.

Também, pode acontecer de os familiares não administrarem bem suas expectativas e acabarem enchendo o estudante de cobranças por não ter passado no Enem. Mesmo quando as intenções são positivas, nem sempre as pessoas conseguem agir da melhor maneira para apoiar os candidatos. Ao contrário, a pressão aumenta, podendo causar várias consequências ruins.

Se você percebe que esse tipo de situação ocorre na sua família, tome a iniciativa de abrir espaço para dialogar. A comunicação é essencial para esclarecer os pontos de vista e não deixar que os problemas se tornem cada vez piores.

Esteja com a mente o coração abertos para ouvir os conselhos e reflita sobre tudo o que você está passando, de modo a expor suas opiniões, vontades e limitações. Se sentir bem e ter o apoio das pessoas que estão ao seu redor são dois aspectos importantes para o sucesso na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Portanto, procure manter a tranquilidade em todas as suas relações visando favorecer o equilíbrio emocional, tendo mais uma grande motivação para correr atrás dos seus objetivos.

Por que não desanimar e continuar confiante?

Como você viu neste post, há muitas possibilidades de garantir o acesso direto a uma universidade privada a partir da sua nota do Enem, sem precisar fazer um novo vestibular.

Nesse caso, os estudantes precisam consultar os editais em questão, apresentar a comprovação da nota e fazer a matrícula no curso de interesse. Mas tenha atenção: as regras do processo seletivo e as notas exigidas para ingresso variam conforme as instituições.

Por isso, é importantíssimo consultar o edital. Não se esqueça também de que é imprescindível pesquisar o histórico da faculdade para ter a garantia de um diploma valorizado no mercado. Afinal, estamos falando do seu futuro profissional e, nesse sentido, contar com uma faculdade reconhecida é o primeiro passo para uma trajetória de sucesso.

Então, se você entrou nesse conteúdo se perguntando “não passei no Enem, e agora?”, mantenha a calma, pois sua carreira profissional será um sucesso! Pense com otimismo que não vai ser difícil enxergar novas possibilidades no seu caminho.

Como dissemos, a nota do Enem não define quem você é. Além disso, cada pessoa aprende de um jeito e em um tempo característico. O que mais importa em todo esse processo é ter dedicação e correr atrás dos seus sonhos!

Seguindo a ideia de buscar outras alternativas além do Enem, aproveite para conhecer todas as possibilidades que a Estácio pode te oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário