4 motivos para estudar Jogos Digitais na Estácio! | Blog Estácio

Antes de ler o conteúdo, o que você acha de assistir a um vídeo do nosso canal secundário sobre o que os games nos ensinam? Gostou da ideia? Então, confira abaixo!
Você é do tipo que se amarra em jogos digitais, se interessa por programação, manda bem quando o assunto é tecnologia e, de quebra, está sempre acompanhando os lançamentos da indústria de games? Pois saiba que esse hobby pode render uma carreira de sucesso e permitir que você trabalhe com o que mais ama. Já pensou nessa possibilidade?
É exatamente para falar sobre isso que elaboramos este post explicando o tipo de formação necessária que você deve ter — isto é, a graduação em Jogos Digitais —, por que a Estácio sai na frente com a oferta desse curso e como está o mercado de trabalho no Brasil. Acompanhe e descubra mais sobre o assunto!
Afinal, o que se estuda em Jogos Digitais?
Não há muito mistério sobre o que se estuda em Jogos Digitais. Como o próprio nome do curso sugere, você aprende as etapas de desenvolvimento de um jogo — o que inclui o roteiro da saga, a construção de personagens, a programação dos comandos e das animações, a interface gráfica e a usabilidade dela em diferentes aparelhos (computador, smartphone, console, tablet, entre outros).
Essa formação o prepara para um setor que está em constante expansão. Tanto que, como aponta o levantamento feito pelas companhias norte-americanas Headway e Newzoo, a indústria de games já supera a musical e a de cinema juntas no quesito lucratividade. Além disso, a América Latina já é o quinto principal mercado para jogos digitais no mundo com cerca de 417 milhões de jogadores online. Bastante gente, não?
Como se isso não fosse o bastante, somente no Brasil esse setor alcançou faturamento de US$ 1,45 bilhão em 2018. Não é para menos que quem investe em uma graduação voltada para a área pode alcançar inúmeras oportunidades profissionais com bons salários e planos de carreira para atuar como programador, desenvolvedor ou animador de games.
Conheça o curso de Jogos Digitais da Estácio
O curso superior em Jogos Digitais da Estácio é do tipo tecnológico e tem uma duração de 5 semestres. Na prática, isso significa que ele tem duração reduzida se o compararmos a um bacharelado ou a uma licenciatura.
Além disso, outro diferencial dele é o foco no desenvolvimento das competências necessárias para que você comece a sua trajetória profissional mais rápido e seja capaz de atender às expectativas e às demandas do mercado (empresas de desenvolvimento de games, agências de publicidade, produtoras de audiovisual etc.).
Afinal, esse segmento está sempre se reinventando, buscando novas tendências e fazendo uso de novos meios tecnológicos complexos e multifacetados. É justamente por essa razão que a grade curricular traz muitas disciplinas e atividades práticas para que o aluno aprenda a programar, a criar interfaces e a produzir animações por meio de diferentes softwares, programas e plataformas.
Ou seja, desde que ingressa na faculdade, você tem esse contato contínuo com as tecnologias disponíveis e utilizadas em larga escala nessa indústria para experimentar e vivenciar aquilo que será a sua rotina quando se formar. Entre as principais matérias, há aquelas que tratam desde tecnologia da informação até conceitos de empreendedorismo. Algumas que podemos citar são:
- Multimídia para Internet;
- Modelagem para Jogos Digitais;
- Fundamentos de Sistemas de Informação;
- Inteligência Artificial Aplicada a Jogos Digitais;
- Engenharia de Usabilidade;
- Manipulação de Imagens Digitais;
- Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;
- Roteiros e Personagens;
- Cultura Empreendedora;
- Computação em Nuvem;
- Programação para Dispositivos Móveis.
No final da graduação, por sua vez, os estudantes têm a oportunidade de fazer um projeto prático para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e utilizá-lo para apresentá-lo às empresas do ramo, visando, assim, implementá-lo e comercializá-lo no mercado com elas.
4 vantagens para fazer o curso de Jogos Digitais da Estácio
Agora que você já está por dentro do que se estuda em Jogos Digitais e como é essa graduação na Estácio, está na hora de conferir alguns dos motivos para você se graduar com a gente. Isso porque quem quer estar qualificado para ter sucesso profissional não marca bobeira na hora de escolher a instituição de ensino. Por isso, fique atento!
1. Curso avaliado com nota 5 pelo MEC
Para começar, a graduação em Jogos Digitais foi avaliada com nota 5 pelo Ministério da Educação. Isto é, com a pontuação máxima que o órgão concede às instituições de ensino no Brasil e que leva em conta aspectos como: qualificação do corpo docente; infraestrutura; recursos didáticos disponíveis; desempenho dos estudantes no Enade etc. Portanto, esse resultado serve para mostrar o padrão de qualidade que a Estácio tem.
2. Excelente infraestrutura
Já que falamos de infraestrutura há pouco, não dá para deixar de citar que a faculdade conta com laboratórios temáticos exclusivos para os formandos em Jogos Digitais, como o de gamificação. Esse espaço simula a indústria de games e disponibiliza um grande e diversificado aparato de equipamentos para atividades práticas que visam desenvolvimento, experimentação e testagem de jogos.
3. Professores com experiência no ramo
Os professores, por sua vez, não só têm uma formação continuada (com mestrado e doutorado), como também contam com um grande envolvimento com a área que se traduz por meio dos anos de atuação no mercado e de projetos profissionais já desenvolvidos.
Vale reforçar ainda que os docentes adotam uma metodologia ativa de ensino durante as aulas. Ou seja, os alunos deixam de ser apenas ouvintes e espectadores e passam a ter protagonismo na aquisição de conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.
É por isso que há muitos estudos de caso que servem para fomentar debates e atividades que são desenvolvidas visando a criação do portfólio do aluno — que é um material muito importante para ele participar de processos seletivos e concorrer a vagas de estágio ou emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte.
4. Participação em eventos do segmento
Fora o que já foi dito, a graduação em Jogos Digitais da Estácio tem outra grande vantagem: ela estimula a participação dos alunos em eventos temáticos — tanto nacionais quanto internacionais — focados em cultura digital. Isso sem falar, é claro, que a própria instituição promove competições, como é o caso do Desafio Top Games de Gestão e do Desafio Game Center, para que você aprofunde ainda mais o seu aprendizado.
Dessa forma, você tem a possibilidade de vivenciar mais experiências acadêmicas, praticar o networking, ter contato com profissionais ativos no mercado, se atualizar quanto às novas tecnologias que vão dominar a indústria de games e, inclusive, testar em primeira mão novos jogos que serão lançados para o grande público.
Depois de tudo o que explicamos sobre a formação em Jogos Digitais, certamente, a sua curiosidade para saber mais sobre essa graduação e quais são as formas de ingresso nela só aumentou.
Como você leu, a graduação em Jogos Digitais o prepara para um mercado que está aquecido e repleto de oportunidades de trabalho. Portanto, vale a pena fazer esse curso na Estácio para desfrutar de todas as vantagens que ela oferece para a sua formação e principalmente a sua qualificação profissional.
Por isso, não deixe para amanhã! Entre já em contato com a Estácio, tire suas dúvidas e saiba como se inscrever para o curso de Jogos Digitais!