Veja o que estudar para a prova de História do Enem

historia enem
4 minutos para ler

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais caminhos para a entrada no Ensino Superior. Então, é importante se preparar para o Enem revisando as principais matérias do Ensino Médio, a fim de conquistar uma boa nota. Uma delas é História, cobrada na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Se você está montando seu cronograma de estudos e não sabe por onde começar, está no lugar certo! Neste post, vamos contar como é a prova de História do Enem, dar dicas para seus estudos na matéria e, ainda, listar os principais tópicos a serem estudados. Continue a leitura!

Como é a prova de História do Enem?

A prova de História do Enem segue o modelo de múltipla escolha, isto é, o candidato recebe os enunciados e cinco alternativas de resposta (A, B, C, D e E), com apenas uma correta. Essa matéria fica dentro do caderno de Ciências Humanas, que cairá no primeiro dia de aplicação na hora de realizar a prova do Enem.

Vestibular-online

Nesse caderno, que tem um total de 45 questões, ainda são cobradas as matérias de Geografia, Sociologia e Filosofia, além de tópicos interdisciplinares. Para responder a esse caderno, mais o de Linguagens e Códigos — também com 45 questões —, e elaborar a Redação do Enem, o candidato tem um total de 5 horas e 30 minutos.

Quais são os assuntos que mais caem no Enem de História?

Fazer um cronograma com os tópicos que precisam ser vistos ao longo da preparação para o Enem é uma excelente pedida para otimizar os estudos! Assim, você consegue revisar os principais conteúdos do Ensino Médio e garantir um número maior de acertos. Por isso, anote aí o que mais cai no Enem em História.

História Geral

  • Idade Antiga — principais características das civilizações de Grécia e Roma, do Egito Antigo e da Mesopotâmia;
  • Idade Média — impérios francos e Império Bizantino, Feudalismo, Crise do Feudalismo e Cruzadas;
  • Idade Moderna — Reforma Protestante, Contrarreforma, Renascimento Cultural, Absolutismo, grandes navegações e Mercantilismo, independência dos Estados Unidos;
  • Idade Contemporânea — independência das colônias americanas, Revolução Francesa e Era Napoleônica, Revolução Industrial, Imperialismo (neocolonialismo), 1ª e 2ª Guerras Mundiais, Revolução Russa, Guerra Fria.

História do Brasil

  • Colônia —principais características do período colonial, crise da colônia;
  • Império — primeiro reinado, crise regencial, segundo reinado;
  • República — República das Espadas, República Oligárquica, Era Vargas, Ditadura Militar, redemocratização brasileira.

Tópicos interdisciplinares

  • conflitos político-culturais do século 20, especialmente após a Guerra Fria;
  • luta pela conquista dos direitos civis, humanos, políticos e sociais;
  • sistemas totalitários europeus do século 20;
  • atuação de grupos sociais em grandes processos revolucionários do século 20, como Revolução Bolchevique, Cubana e Chinesa;
  • o papel dos povos indígenas e africanos na formação sociocultural brasileira;
  • movimentos culturais e sociais da atualidade.

Como estudar História para o Enem?

Ao estudar História para o Enem, a dica é não decorar conceitos e datas, mas sim mobilizá-los de forma contextualizada. Por isso, vale a pena buscar uma preparação mais dinâmica. Por exemplo, assista a filmes e documentários que ajudem a entender os acontecimentos históricos como processos amplos, frutos de cadeias de transformações complexas e com impactos na vida social da atualidade.

Além disso, invista nos exercícios e simulados para se familiarizar com o estilo das questões de História do Enem e absorver melhor os conteúdos. Por isso, conheça o Enem Action! Com ele, você pode estudar por meio de videoaulas e atividades interativas de forma gratuita e totalmente online. Cadastre-se gratuitamente para começar os seus estudos com o pé direito!

Você também pode gostar

Deixe um comentário