Confira guia completo sobre como funciona o FIES!

fies
11 minutos para ler

O financiamento estudantil é a saída que muitos alunos encontram para poder cursar uma faculdade, especialmente aqueles que têm baixas condições socioeconômicas e estão com o orçamento comprometido no momento.

Se esse é o seu caso, pode estar se perguntando “Como me inscrever no FIES?”. Para ajudar você, preparamos este post com as principais informações sobre o programa.

Além disso, você verá que, mesmo que não atenda aos pré-requisitos do FIES, não precisa abandonar os planos de cursar o Ensino Superior. Afinal, existem várias alternativas — algumas até mais vantajosas.

Continue a leitura e confira!

O que é o FIES e como ele funciona?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) consiste em um importante programa do Ministério da Educação (MEC), criado com a finalidade de ajudar os estudantes de baixa renda a pagar as mensalidades dos cursos presenciais em faculdades particulares. 

Ou seja, é um programa governamental que, por meio de parcerias com instituições financeiras, concede linhas de crédito exclusivas para o financiamento dos estudos.

É possível concorrer ao financiamento parcial ou integral das mensalidades do curso desejado. Além disso, o estudante paga os gastos e a mensalidade da graduação apenas após finalizar o curso. 

Quando começa a acertar o saldo, as parcelas não podem exceder 10% de sua renda. Por isso, a dívida pode ser diluída em um prazo bem longo. Ainda, há uma pequena incidência de juros que varia de 0% a 6,5%, conforme a modalidade.

Veja, a seguir, os principais tipos de financiamento:

  • FIES 1 — com taxa zero de juros, destinado a estudantes de todo o país com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • FIES 2 — com taxa de juros de 3% ao ano, destinado a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa;
  • P-FIES — com taxa de juros de 6,5% ao ano, destinado a estudantes de todo o país, com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa

Calendário do Fies 2024

Inscrições: 12 a 15 de março;
Primeira chamada: 21 de março;
Complementação de inscrição: 22 a 26 de mrço;
Lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

Diferença entre FIES e ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos parcial (50%) ou integral (100%) aos estudantes de baixa renda em faculdades particulares, sendo que o aluno não precisa pagar após a conclusão.

Já o FIES consiste em um financiamento para estudantes. O percentual varia conforme a renda familiar, e é necessário pagar a dívida após o encerramento da graduação. 

Quais são as vantagens desse programa?

Diversas são as vantagens em escolher o FIES para fazer a faculdade, pois o prazo de pagamento é maior que o tempo de encerramento do curso. Uma graduação com tempo de duração de cinco anos, por exemplo, tem um prazo de até 15 anos para ser paga — o que chama a atenção de diversos estudantes. 

Outra importante vantagem são os juros: é cobrada uma taxa de 3,4% ao ano para todas as opções de cursos. Esse valor mais baixo faz com que diversos alunos optem pelo FIES, uma vez que muitos deles desejam fazer cursos mais caros, mas não têm dinheiro para arcar com as mensalidades.

As vagas dos cursos de Medicina, por exemplo, são muito disputadas nas faculdades privadas. Com o FIES, é possível ingressar na graduação e pagar apenas o valor que o financiamento não cobre.

Sendo assim, um dos benefícios proporcionados pelo FIES é a oportunidade de cursar graduações disputadas e mais caras.

estacio guia fies

Como é feito o processo de seleção?

Para se inscrever no FIES, é necessário ter renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por morador. Além disso, precisa apresentar um desempenho de, pelo menos, 450 pontos na média das provas e não pode ter zerado a redação.  

Não pode participar do FIES os estudantes que estiverem com a matrícula trancada, tenham bolsa integral ou parcial do ProUni em um curso distinto do cadastro pelo FIES, sejam inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo ou já tenham financiado uma faculdade dessa forma.

A seleção do FIES acontece por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir a vaga, é preciso estar dentro da nota de corte do curso, sendo que quanto maior for a nota obtida no exame, maiores serão as chances de conseguir o financiamento para a faculdade desejada.

A seguir, confira um passo a passo de como se inscrever no FIES!

Realize o Enem

Em primeiro lugar, você precisa ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 para fazer a inscrição no FIES — ele é a porta de entrada para todos os programas governamentais relacionados ao acesso e à permanência no Ensino Superior!

Não é à toa que o exame é conhecido como o maior vestibular do país e atrai cada vez mais brasileiros. Na edição de 2022, por exemplo, foram mais de 3 milhões de inscritos, conforme dados divulgados pelo Governo Federal

Para participar do FIES, é preciso ter atenção às notas mínimas exigidas: pelo menos 450 pontos nas provas de Conhecimentos Gerais, além de não ter zerado a redação.

Vestibular-online

Faça a inscrição no FIES

Se você já fez o Enem em qualquer edição a partir de 2010, é hora de se inscrever no FIES. O programa abre vagas duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre letivo — normalmente, em março e julho. São muitas as vagas por todo o país!

Para conferir as datas, vale a pena ficar de olho no Portal do FIES e acompanhar os editais oficiais. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, o período de inscrições é de 12 a 15 de março. Todas as etapas de inscrição são realizadas online, no site sisFies:

  • durante o período de inscrições, entre no site e, caso seja a sua primeira tentativa, crie uma conta clicando em “Primeiro Acesso” — se já tem um cadastro, faça o login;
  • preencha os dados solicitados, incluindo o questionário socioeconômico, e escolha o grupo em que deseja fazer a faculdade — ou seja, a cidade, o estado, o curso, a instituição e o turno;
  • com o cadastro preenchido, envie a sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado. 

A pré-seleção ocorre obedecendo ao limite de vagas abertas para o FIES em cada curso e instituição de ensino. Elas são preenchidas por ordem decrescente de nota do Enem dos candidatos inscritos no mesmo grupo de preferência.

Além disso, essa etapa da pré-seleção leva em conta as informações preenchidas pelo estudante em relação à sua renda familiar. Nesse momento, é importante ter atenção ao prazo e à forma de como complementar a inscrição do FIES, etapa obrigatória para os pré-selecionados.

Valide suas informações

Se você for pré-selecionado na sua opção de curso, o próximo passo é validar as informações prestadas. Para tanto, você tem até 5 dias úteis após a divulgação dos resultados para ir à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade selecionada.

Leve os documentos solicitados para comprovar os dados informados no momento da inscrição.

Leve a documentação ao banco

Por último, você tem até 10 dias úteis, contados a partir da data de validação das informações, para ir até o banco responsável pela linha de crédito e levar toda a documentação exigida. Se estiver tudo certo, você firmará o contrato de financiamento.

Alguns dos documentos solicitados são:

  • identificação do candidato e do fiador;
  • comprovante de residência;
  • comprovantes de renda.

Quais são as demais alternativas de financiamento?

Como você viu, o FIES é uma opção interessante para quem não tem como arcar com os custos da graduação no momento. Porém, além de ser um comprometimento de longo prazo, um dos pontos negativos do programa é que nem todos podem participar devido aos pré-requisitos específicos.

A boa notícia é que existem alternativas ao FIES. Abaixo, veja algumas delas!

Programa Universidade para Todos (ProUni)

ProUni é outro programa governamental de incentivo ao acesso de pessoas de baixa renda no Ensino Superior. Com ele, o aluno pode receber bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). A grande vantagem é que o abatimento na mensalidade é definitivo, já que não se trata de um financiamento.

No entanto, assim como no FIES, o candidato precisa atender a uma série de pré-requisitos para poder participar, como alcançar a nota de corte e ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Ainda, no ProUni, é preciso ter feito a edição do Enem imediatamente anterior à abertura das inscrições. Ou seja, para se inscrever em 2023, você deve ter participado do Enem 2022.

PraValer

Outra opção é o PraValer, um programa privado de financiamento estudantil. Diferentemente do FIES, não há limite de vagas, pré-requisitos socioeconômicos ou obrigatoriedade de ter feito o Enem. Porém, os estudantes ficam sujeitos à análise de crédito.

O processo de contratação é bastante prático, feito completamente online. Cada instituição de ensino tem um tipo de parceria, portanto, você deve verificar junto à secretaria quais são os cursos válidos. Na Estácio, por exemplo, é possível encontrar o PraValer EAD.

Descontos institucionais

Algumas instituições de Ensino Superior oferecem seus próprios descontos ou bolsas para estudantes. Na Estácio, há diferentes benefícios para cada forma de ingresso. Veja:

  • ingresso por vestibular: o estudante pode ganhar uma bolsa de até 70%;
  • ingresso utilizando a nota do Enem: os descontos podem variar de 50% a 100% no primeiro semestre, e até 60% nos demais períodos, de acordo com a pontuação no exame;
  • transferência de outra instituição: pode garantir até 70% de bolsa;
  • segunda graduação: descontos de até 70% nas mensalidades.

Vale lembrar que esses percentuais dependem das condições descritas nos regulamentos, que você pode conhecer entrando em contato com a Estácio.

Diluição Solidária da Estácio (DIS)

Na Estácio, outra opção interessante para que a sua mensalidade não pese no bolso é o DIS, válido para todos os cursos, exceto Medicina.

Com ele, os três primeiros meses saem por apenas R$ 49,00, e a diferença das mensalidades é diluída por todo o curso. Assim, você não precisa se preocupar com o orçamento no início dos estudos.

Como o FIES pode ser usado na Estácio?

A Estácio é um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil. A instituição conta com colaboradores capacitados em atender às necessidades dos seus alunos, além de um dos melhores corpos docentes do país. Oferecem mais de 80 cursos presenciais e a distância de graduação. 

É possível cursar uma graduação na Estácio com o FIES. Para ingressar na faculdade, escolha a instituição no momento de realizar o cadastro do financiamento. Ela oferece diversos cursos e, em casos de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe. Isso porque a faculdade tem uma avaliação positiva do MEC. 

Agora que você sabe como se inscrever no FIES, viu que, mesmo sendo uma ótima opção, há outras alternativas ainda mais vantajosas. Mesmo que esteja com o orçamento apertado, você não precisa adiar o seu sonho do Ensino Superior: existem várias facilidades para começar a estudar o quanto antes e conquistar o sucesso profissional.

Aproveite a visita, leia outros conteúdos do blog e saiba como usar o FIES na Estácio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário