Entenda de uma vez por todas o que diferencia uma graduação EAD
Flexibilidade, praticidade e muita autonomia nos estudos são alguns dos benefícios imediatos de uma graduação EAD — agora conhecida como Ensino Digital. Essa modalidade tem crescido bastante nos últimos anos, contribuindo para democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade.
Assim, mesmo quem trabalha e não pode se dedicar exclusivamente aos estudos tem a oportunidade de conquistar um diploma valorizado no mercado. Isso só é possível graças ao projeto pedagógico consistente das graduações EAD, bem como à capacitação do corpo docente.
Tanto é que, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) editou a Portaria Normativa nº 11 e estabeleceu regras mais rígidas para o Ensino Digital, de modo que os cursos estejam 100% comprometidos com uma formação ética e cidadã. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e veja por que vale a pena investir em um curso EAD!
O que há de diferente no ensino a distância?
A grande diferença entre o ensino digital e a graduação presencial é que a modalidade a digital não exige que professores e alunos estejam em um mesmo ambiente de ensino. O estudante pode assistir às aulas no conforto do próprio lar sem abrir mão do acompanhamento individual dos docentes, que estão sempre de prontidão para atendê-los. A seguir, explicamos os diferenciais desse tipo de curso.
Mais flexibilidade e liberdade nos estudos
Eis uma das maiores vantagens de estudar a distância: ter a liberdade para montar sua própria rotina de estudos e acompanhar as aulas de onde quiser. A estrutura flexível da graduação EAD é o que permite a muitos estudantes ingressar no ensino superior, conquistando o tão sonhado diploma sem precisar largar o trabalho.
Sabemos que essa é a realidade de vários brasileiros. De fato, trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é tarefa fácil. Porém, em uma graduação digital de qualidade, o aluno consegue remanejar seu cronograma de modo que consiga cumprir todos os compromissos do dia sem se estafar com os estudos.
Aprendizado mais dinâmico e interativo
Na modalidade de Ensino Digital, as aulas e os demais materiais acadêmicos são disponibilizados na internet, normalmente em plataformas virtuais exclusivas das instituições de ensino. Isso torna o aprendizado mais dinâmico por si só, pois permite que os estudantes organizem seu próprio ambiente de estudo e tenham os conteúdos sempre à mão.
Com apenas alguns cliques, dá para assistir novamente àquela aula da sua disciplina favorita ou mesmo debater temas específicos com os colegas nos fóruns de discussão. Inclusive, a interatividade é outra marca registrada da graduação EAD. Apesar de não haver troca de experiências na sala de aula convencional, os professores, tutores e colegas estão sempre de prontidão nas plataformas virtuais do curso.
Avaliações e orientações no polo EAD
O MEC exige que, pelo menos, 20% da carga horária de um curso a distância sejam contemplados com encontros presenciais. Esses encontros ocorrem no polo de Ensino Digital, que funciona como um ponto de referência para os alunos da modalidade. É no polo que são realizadas as provas da graduação e algumas avaliações de trabalhos acadêmicos.
Além disso, esse ambiente contém toda a infraestrutura necessária para oferecer suporte aos estudantes que necessitem de um local físico de estudos. Isso é especialmente útil para quem tem dificuldades de se concentrar assistindo às aulas em casa, seja pelo barulho, seja por causa das atividades domésticas ou demais questões familiares.
Também é no polo que se encontram os laboratórios para as aulas práticas de alguns cursos específicos, bem como a biblioteca com materiais complementares à disposição do aluno. O local abriga ainda as secretarias dos cursos, que oferecem todo o suporte para que o estudante possa resolver trâmites administrativos e burocráticos do curso.
Recursos de tecnologia avançada
Tecnologia é uma das palavras de ordem quando o assunto é Ensino Digital. Afinal, apenas com recursos tecnológicos de ponta é possível oferecer um curso nessa modalidade. A transmissão dos conteúdos normalmente acontece por videoaulas, materiais de apoio, exercícios virtuais e fóruns de discussão.
Nesse sentido, é recomendado que o aluno tenha certa familiaridade com a tecnologia ao se inscrever em um curso a distância, além de uma boa conexão à internet. De qualquer modo, o polo EAD ficará à disposição caso o estudante necessite de uma estrutura mais completa para se dedicar aos estudos.
Se você tem receio de não se adaptar aos recursos, não se preocupe: as plataformas virtuais são bastante intuitivas. É uma questão de prática. Mesmo alguém que nunca teve uma disciplina online consegue se adaptar com certa facilidade. Além disso, há tutores disponíveis para auxiliar no que for preciso.
O que muda na rotina ao fazer uma graduação EAD?
De imediato, o estudante ganha mais autonomia para organizar seu cronograma de estudos, podendo estabelecer os melhores horários para assistir às aulas e fazer os exercícios. Assim, ele não corre o risco de sobrecarregar o corpo ou a mente devido ao excesso de atividades simultâneas. No entanto, é preciso considerar que o Ensino Digital também tem suas exigências. Vamos a elas!
Demanda mais organização
Pense o seguinte: se o estudante tem mais liberdade para cumprir os compromissos acadêmicos, é natural que ele precise também ser mais organizado para dar conta do recado e conseguir se formar em um curso EAD. Caso contrário, os conteúdos podem se acumular e se transformar em uma bola de neve diante do aluno. Portanto, cuide para manter o equilíbrio emocional e não se estressar com os estudos.
Exige o hábito de estudar
Se você não é do tipo que gosta de estudar, precisará rever isso e se dedicar pelo menos um pouco a mais para criar esse hábito. Embora o curso não seja presencial, o aluno deverá obrigatoriamente cumprir os créditos e finalizar todos os trabalhos acadêmicos para conseguir se formar. Uma boa dica é contar com aplicativos de estudo e, gradativamente, se tornar mais produtivo nessa rotina.
Requer disciplina e planejamento
Como vimos ao longo do post, embora o Ensino Digital tenha enormes vantagens, é fundamental se planejar antes de fazer sua matrícula no curso. Afinal, você terá que acrescentar uma nova atividade no seu dia a dia, o que exigirá um esforço intelectual maior.
Por isso, organize sua rotina de modo que você consiga determinar horários específicos para cada tarefa, deixando aquele fôlego extra para se dedicar diariamente aos estudos. Assim, antes mesmo do que você imagina, terá cumprido boa parte dos créditos do curso e já estará com uma mão no diploma!
Se você se interessou pela modalidade, aproveite e baixe este conteúdo completo sobre como se dar bem na graduação EAD!