7 faculdades rápidas que você precisa conhecer

Faculdades rápidas
6 minutos para ler

Você sabia que existe uma grande variedade de faculdades rápidas que você pode fazer para entrar no mercado de trabalho o quanto antes? Se esse é o seu objetivo e o assunto desperta o seu interesse, então, aconselhamos a não perder este post.

Há diversos cursos superiores de 2 anos a 6 semestres que permitem que o aluno se forme rapidamente. Geralmente, eles são tecnólogos — diferentemente dos cursos técnicos, esse é um tipo de graduação com o mesmo reconhecimento de Ensino Superior que o bacharelado ou a licenciatura.

Por focar no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para se destacar no mercado de trabalho, as faculdades rápidas conseguem oferecer tudo o que o aluno precisa para se tornar um profissional relevante na área de atuação.

Gostou da ideia? Então confira, a seguir, 7 exemplos de graduação tecnológica que podem chamar a sua atenção!

1. Gestão Financeira

O setor financeiro de uma organização, seja de pequeno, médio ou grande porte, é um dos mais importantes para mantê-la em atividade e com lucratividade ao longo do seu desenvolvimento. Para isso, os profissionais que atuam nessa área precisam de conhecimentos específicos para garantir a eficácia dos processos.

O curso de Gestão Financeira é direcionado para quem tem interesse em atuar na administração dos recursos de uma empresa, aprendendo a realizar o planejamento e controle financeiro, organização de orçamentos, investimentos inteligentes e manutenção de estoque.

Com disciplinas de Economia e Matemática Financeira, em apenas 2 anos os alunos se deparam com conteúdos enriquecedores para entender sobre o cuidado com as finanças. Após a formação, é possível trabalhar em empresas públicas ou privadas, com consultoria e, até mesmo, abrir o próprio negócio.

2. Design de Moda

Já se você é uma pessoa muito atenta aos estímulos visuais e quer saber como dar vida às peças de vestuário expressivas, o tecnólogo em Design de Moda tem tudo a ver com o seu perfil de estudante.

A graduação tecnológica em Design de Moda visa estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos, por meio de conteúdos teóricos e práticos sobre o planejamento, a criação e o lançamento de roupas e acessórios.

Além disso, o curso ajuda a desenvolver uma boa noção de negócios e de gestão. Em 5 semestres é possível concluir a graduação e entrar no mercado de trabalho com qualificação para participar de projetos relacionados à Moda.

3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área da tecnologia teve um grande desenvolvimento a partir do início do século XXI, quando iniciou uma nova fase da transformação digital, em que diversas inovações tecnológicas passaram a ser criadas rapidamente.

Atualmente, praticamente todo mundo tem contato com algum tipo de sistema digital, por meio dos smartphones, TVs, computadores e, até mesmo, nos caixas do banco. Mas você já parou para pensar quem está por trás do desenvolvimento desses programas tão inteligentes que simplificam a vida de milhões de pessoas?

Vestibular-online

Um dos cursos que abordam conteúdos de desenvolvimento tecnológico é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nessa graduação, em aproximadamente 2 anos e meio, é possível aprender a projetar, fazer implementações e realizar a manutenção de sistemas digitais e computacionais.

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas costuma integrar times da Tecnologia da Informação e desenvolver inovações, das mais simples até as mais sofisticadas, garantindo sempre a segurança dos programas.

4. Gestão de Segurança Privada

Medidas de segurança privada têm sido cada vez mais abordadas no Brasil, e o mais interessante é que existe um curso direcionado para esse fim: realizar o monitoramento e a proteção de invasões ou acidentes em propriedades privadas, patrimoniais e pessoais.

Nos 2 anos do curso de Gestão de Segurança Privada, é possível aprender a avaliar os riscos, planejar, fiscalizar e realizar a supervisão de medidas preventivas de acidentes. Tudo isso com o desenvolvimento de senso ético e crítico acerca da área de atuação.

5. Gestão da Qualidade

Dentre as principais fases administrativas de uma organização, está o controle das ações. Nele, estão envolvidas diversas práticas fundamentais para garantir a eficiência dos processos e a qualidade da rotina.

Para quem se interessa por essa atividade dentro de um negócio, existe um curso ideal para aprender conteúdos gerenciais: a graduação tecnológica em Gestão de Qualidade. Ao longo da formação, o aluno aprende diversas teorias administrativas que podem ser aplicadas no dia a dia corporativo para potencializar os resultados, cortar gastos e garantir a satisfação dos clientes.

6. Logística

Quer saber outra área fundamental em uma empresa e que requer profissionais habilitados para garantir o sucesso do setor? A Logística. Esse é um curso tecnólogo que visa preparar os alunos para fazer a gestão produtiva de estoque, distribuição, armazenamento e transporte dos produtos industriais e comerciais.

Com 2 anos de duração, o curso apresenta diversos conteúdos teóricos de Administração, Tecnologia da Informação e Economia que ajudam na formulação de opiniões e na tomada de decisões inteligentes. Um profissional formado adquire conhecimentos sólidos que visam a integração dos setores de uma empresa, garantindo a qualidade dos serviços relacionados à Logística.

7. Marketing

Você é uma pessoa comunicativa e criativa? Então, o tecnólogo em Marketing pode chamar muito a sua atenção. Nesse curso, os alunos aprendem técnicas que ajudam a identificar as necessidades do público-alvo de um determinado negócio e a desenvolver estratégias para atrair potenciais clientes.

Em 2 anos de graduação é possível estudar diversos conteúdos de gestão, análise de mercado, Matemática, responsabilidade social e muito mais assuntos que ajudam a formar profissionais cada vez mais aptos a lidar com as particularidades e a competitividade do mercado.

Gostou da ideia de fazer uma dessas faculdades rápidas? Saiba que, além da escolha do curso, é fundamental contar com uma instituição de ensino de qualidade no currículo, a fim de ter um bom posicionamento no mercado de trabalho.

Além disso, tenha em mente que você pode escolher a modalidade que mais se encaixa na rotina, a presencial, semipresencial ou EAD na Estácio. O importante é investir na educação para garantir o desenvolvimento profissional.

Quer saber como estudar na Estácio? Então, antes de ir embora, conheça o nosso vestibular, inscreva-se e garanta já a sua vaga!

Você também pode gostar

Deixe um comentário