Confira 8 faculdades que não envolvem Matemática
A escolha da profissão ou de um curso superior deve levar em conta as preferências e habilidades de cada pessoa, não é verdade? É natural que isso sirva de motivação nos estudos e contribua para a satisfação com a carreira escolhida. Por isso, muita gente opta por faculdades que não envolvem Matemática.
Aqueles que têm dificuldade com os números e não estão dispostos a lidar com tantos cálculos durante a vida acadêmica ou profissional acabam fugindo dos cursos das Ciências Exatas.
Será que esse é o seu caso? Se estiver a fim de evitar a Matemática na matriz curricular, confira as nossas sugestões a seguir!
1. Psicologia
Felizmente, o papel do psicólogo tem sido cada vez mais valorizado na sociedade, assim como o interesse dos estudantes pelo curso também cresceu nos últimos tempos. Agora, essa é uma graduação que faz parte das mais procuradas, e isso naturalmente aumenta a concorrência pelas vagas.
De qualquer forma, a formação em Psicologia é destinada para quem gosta de estudar a mente humana e uma das suas maiores características é ter uma grande base teórica. O estudo de diferentes teorias e técnicas é muito importante para a atuação do profissional, de maneira que ele seja capaz de diagnosticar e ajudar na prevenção ou tratamento de distúrbios psicológicos.
O curso de Psicologia tem duração de cerca de 5 anos e oferece um amplo mercado de trabalho, abrangendo possibilidades como a prática clínica e a prestação de serviços em escolas ou empresas.
2. Gastronomia
Quem procura faculdades que não envolvem Matemática pode seguir pelo universo dos alimentos. A Gastronomia provavelmente vai exigir um pouco de Matemática apenas na hora de calcular as medidas das receitas e se você escolher trabalhar na gestão de um restaurante, por exemplo.
Mesmo assim, o curso de Gastronomia tem uma grade curricular voltada para assuntos como enologia, panificação, confeitaria, nutrição e os diferentes tipos de gastronomia do mundo, como a cozinha asiática, a francesa ou a brasileira.
Os interessados têm a opção de fazer uma formação tecnóloga ou buscar o diploma de bacharelado. A primeira alternativa costuma ser mais breve e pode ser concluída em até 2 anos, enquanto o bacharel em geral precisa estudar o dobro desse tempo.
3. Direito
Esse é um campo típico das Ciências Humanas e dos alunos que gostam de ler, escrever e argumentar. Os cálculos realmente passam longe das disciplinas estudadas, que são temas como Sociologia, Ciências Políticas, Língua Portuguesa e matérias específicas como Direito Civil, Penal ou Constitucional.
O estudante de Direito precisa se dedicar por 5 anos para concluir o curso e poder atuar no mercado. Além da profissão de advogado — que requer a aprovação no exame da OAB — existem outras oportunidades de carreira tanto na iniciativa privada quanto na vida pública.
4. Odontologia
As graduações na área da Saúde normalmente não envolvem muita Matemática. No caso da Odontologia, o foco é compreender toda a estrutura da boca e se tornar um especialista para cuidar da saúde bucal das pessoas.
Logo, a formação é totalmente focada nos tópicos odontológicos como Anatomia Bucal, Estética Dental, Endodontia, Periodontia, Ortodontia e outros semelhantes. Ao todo são 5 anos de estudo, sendo o mercado de trabalho bastante promissor, principalmente para quem consegue conquistar uma boa clientela.
5. Enfermagem
Outro ramo da saúde a ser explorado é a Enfermagem, que faz parte das Ciências Biológicas e não tem disciplinas específicas de cálculos matemáticos. A função dos enfermeiros é auxiliar nos tratamentos de saúde de pacientes necessitados de alguma assistência, como cuidados com a higiene, administração de remédios, ajuda com curativos e afins.
O curso superior tem duração média de 5 anos e é oferecido nas modalidades de bacharelado e licenciatura. É possível ainda escolher uma formação técnica que é mais rápida, mas vale lembrar que essa opção confere o título de técnico em Enfermagem e não de enfermeiro.
6. Educação Física
Os educadores físicos também não têm que enfrentar os números durante a graduação. A carga horária é voltada para o estudo da atividade física como fator de promoção de uma vida ativa e saudável. Dentre os assuntos estudados estão: Fisiologia do Exercício, Psicologia no Esporte e Avaliação Física.
Por isso, o perfil dos alunos do curso de Educação Física é formado por pessoas interessadas em manter o corpo sempre em movimento e aprender sobre esportes, lutas, danças e outros semelhantes. Quem tiver interesse em dar aulas deve optar pela licenciatura, enquanto os que preferem as academias e outros locais é mais indicado o curso de bacharelado. Ambos duram em torno de 4 anos.
7. Serviço Social
Muita gente não conhece essa área, mas o curso de Serviço Social é o que forma os assistentes sociais. Esses profissionais estudam as dinâmicas da sociedade para entender como podem atuar em ambientes públicos e privados para combater desigualdades, promover os direitos humanos etc.
A formação completa leva cerca de 4 anos e inclui o estudo de temas como Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Econômico.
8. Letras
Durante o ensino básico, a matéria de Língua Portuguesa é considerada por muitos como o oposto da Matemática. São as letras versus os números e a leitura em contraste com os cálculos. De fato, o que prevalece na graduação é o aprendizado da gramática da nossa língua, assim como o estudo de, pelo menos, um segundo idioma.
O aluno deve definir entre licenciatura e bacharelado, sendo que a última alternativa oferece oportunidades de carreira como tradutor, intérprete, revisor e redator.
Por fim, podemos dizer que lidar com números e com a necessidade de fazer contas vai acontecer de vez em quando, mesmo se você escolher faculdades que não envolvem Matemática. Afinal, isso faz parte da vida, não é mesmo? No entanto, não deixe de pensar bastante na sua escolha para tomar uma decisão consciente e diminuir as chances de frustração.
Se você está buscando construir uma carreira de sucesso, conte com a gente nessa jornada! Entre em contato para descobrir todas as opções de cursos que temos aqui na Estácio e tire todas as suas dúvidas.
Enfermagem tem cálculos sim, e por sinal difícil