Ainda com dúvidas sobre a estrutura da redação do Enem? Entenda tudo neste post!

estrutura redação enem
4 minutos para ler

A estrutura da redação do Enem é algo que preocupa muitos alunos, pois a correção é bem rigorosa. Além disso, a sua pontuação compõe uma boa porcentagem da nota final do exame; por isso, caprichar na produção textual é fundamental.

A parte boa é que existem algumas técnicas que vão ajudar você a se sentir mais confiante durante a prova do Enem e a conseguir uma nota excelente na redação. Só que, para isso, é importante treinar, sempre que possível, a sua escrita.

Para ajudar você a conhecer a estrutura da redação e melhorar a sua preparação para o Enem, separamos algumas dicas imperdíveis que vão conduzir você à nota mil. Acompanhe este post e saiba como escrever um texto relevante!

Capriche na primeira frase

Para começar, é importante ter em mente que a redação é aplicada no mesmo dia da prova de Português no Enem. Desse modo, chegue ao local de prova sabendo que vai ler diversos textos e tente aproveitar esses conteúdos para se inspirar na sua produção.

Esses textos podem fazer com que você se lembre de uma informação que se relaciona com o tema da redação e ajudar a usar conteúdos relevantes para a sua argumentação — é importante sempre trazer um dado histórico, estatística, teoria ou qualquer coisa que reforce os seus argumentos.

Entretanto, todo o seu desempenho vai melhorar se você chamar a atenção do corretor logo de início. Sendo assim, vale a pena caprichar na primeira frase. O ideal é não se alongar, preferindo um conjunto de palavras curto e objetivo. Além disso, para deixar o texto fluido, cada parágrafo pode ser estruturado da seguinte forma:

  • tópico frasal — introduz a sua tese que será desenvolvida no parágrafo;
  • desenvolvimento — faz as argumentações relevantes;
  • conclusão — finaliza o seu raciocínio com uma frase curta.

Faça a introdução em apenas um parágrafo

Lembre-se de que você tem um espaço limitado para construir a redação. Ela precisa ter no mínimo 8 linhas e no máximo 30. Dessa maneira, o importante é reservar um maior espaço para o desenvolvimento.

Vestibular-online

Portanto, evite se estender demais na introdução do texto. Para isso, construa-a em apenas um parágrafo que apresente o que você vai abordar na redação — de preferência, em cerca de 3 a 4 linhas. Assim, sobra espaço o suficiente para desenvolver os seus argumentos.

Esquematize o desenvolvimento

Antes de começar a escrever, vale a pena esquematizar o que você vai colocar no desenvolvimento da redação. Como o seu tempo é curto, fazer esse planejamento vai evitar perder minutos reescrevendo algo que não ficou conforme o esperado.

Nesse momento, é interessante fazer algumas perguntas-chave, como “quais são os objetivos do desenvolvimento?”. Aqui, você precisa pensar em quais ideias gostaria de apresentar para o corretor e como convencê-lo. No final, pergunte-se se esse é o seu posicionamento real — lembrando que não existe opinião certa ou errada no Enem, desde que não infrinja os Direitos Humanos.

Conclua retomando as ideias

Em cada desenvolvimento, você pode levantar uma problemática relacionada ao tema da redação, apresentando os seus argumentos. Além disso, o Enem pede uma proposta de intervenção no final do texto, e isso pode ser usado para retomar as ideias principais e concluir a dissertação com coesão.

Nessa proposta de intervenção, é importante apresentar qual ação seria efetiva para solucionar o problema que você apontou na introdução e argumentou no desenvolvimento do texto, como aplicá-la, quem pode cuidar disso e qual efeito isso traria.

Evite erros

Por fim, existem alguns erros que você precisa evitar para não zerar a sua redação, como:

  • fugir do tema;
  • escrever menos de 8 linhas;
  • usar outro gênero textual que não seja uma dissertação-argumentativa;
  • fazer desenhos na folha de redação;
  • escrever a maior parte do texto em outro idioma;
  • deixar a página em branco.

Como visto, a estrutura da redação do Enem é um pouco complexa, mas é possível fazer um bom trabalho. Para isso, prepare-se para a prova com materiais de qualidade. O Enem Action, por exemplo, é uma plataforma gratuita que pode ajudar você a tirar a nota dos sonhos.

O que achou deste post? Se tiver mais alguma dica de como mandar bem na redação do Enem, deixe um comentário logo abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário