Entenda como funciona o Enem
Em 2021 o Enem completa 23 anos. Além de muitas novidades terem surgido nos últimos anos, milhares de pessoas vão fazer a prova pela primeira vez, o que gera muitas dúvidas de como funciona o Enem, por exemplo. Devido a pandemia, no ano de 2021 o Enem sofrerá mudanças ainda maiores, precisando de uma atenção especial na hora de finalmente entender as regras do exame.
Portanto, se você precisa de uma solução definitiva para entender como funciona o Enem e o que cai no Enem, então, não perca esse post! A seguir, nós explicamos quais são as provas que compõem o Exame, quais assuntos são cobrados e onde o resultado pode ser usado, além de algumas dicas de como passar no Enem.
Como funciona o Enem?
“Como funciona o Enem” é um dúvida muito frequente nos participantes de primeira viagem, mas antes, você precisa entender o que é o Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido pela sigla Enem, tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar ao final do Ensino Médio brasileiro. Mas é outro motivo que leva muitas pessoas a fazê-lo: a possibilidade de realizar uma graduação com o resultado da prova.
Com a nota do Enem, é possível se inscrever nos seguintes sistemas:
- SISU (Sistema de Seleção Unificada), que dá acesso a vagas em universidades públicas do Brasil;
- ProUni, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas;
- Fies, que facilita o financiamento estudantil em cursos superiores não gratuitos e até em instituições de outros países, como Portugal e Reino Unido.
Qualquer pessoa pode inscrever-se no Enem, mas as regras de cada um desses programas são diferentes.
Tendo isso estabelecido, entenda agora como funciona o Enem.
O exame acontece em dois dias. Desde 2017, dois domingos consecutivos são selecionados para a prova, que geralmente acontece entre outubro e novembro. O Exame está dividido em quatro áreas do conhecimento e conta ainda com uma redação, como você verá mais adiante.
Para calcular a nota do Enem, um modelo de pontuação chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) é utilizado nas questões fechadas. Nele, o nível de dificuldade de cada questão e até mesmo a possibilidade de chute é avaliada por um computador. A redação, por sua vez, é corrigida manualmente por dois avaliadores.
E como funcionará o Enem 2021?
A forma como funciona o Enem e como ele funcionará em 2021 será um pouquinho diferente! A fim de se adaptar ao momento, o MEC anunciou a novidade de que em 2021 o Enem poderá ser realizado de duas formas:
- Digital;
- Impresso.
No qual a prova será mais personalizada, assim como mais acessível, uma vez que será mais específica para deficientes visuais, físicos, mentais e auditivos, oferecendo prova e correção adequada.
Além disso, o exame passou a oferecer a versão seriado, ou seja, o aluno do 1° ano do ensino médio que fizer o Enem 2021, em 2023 possuíra uma pontuação acumulativa.Essas são as mudanças estruturais, entenda agora como funciona o Enem implementado com as alterações.
A prova continuará sendo realizada em dois dias, mas entre os meses de janeiro e fevereiro, com a mesma duração, de 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo. As datas seguem as seguintes variações:
Prova impressa
Se você optou por realizar a prova impressa:
- A primeira aplicação acontecerá no dia 17/01/2021;
- A segunda aplicação no dia 24/01/2021.
Ou seja, terceiro e quarto domingo do mês!
Prova digital
Quanto a prova digital:
- A primeira aplicação acontecerá no dia 31/01/2021;
- A segunda aplicação no dia 07/02/2021.
Neste caso, último domingo de janeiro e primeiro domingo de fevereiro.
Lembre-se
Além de entender como funciona o Enem, é muito importante se lembrar do que levar para a prova. Por isso, fique ligado nos seguintes itens:
- Documento: original, oficial e com foto;
- Caneta esferográfica: somente da cor PRETA, fabricada em material transparente;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Declaração de Comparecimento do Enem, impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).
No Enem 2021 será obrigatório o uso de máscara – caso você esteja com Covid, é possível realizar a prova em outra data -, já para os do grupo de risco, haverá salas especiais.
Ah, e coma bem (mas nada muito pesado) antes de realizar a prova, porque será possível, apenas, comer frutas e barrinhas de cereais durante a prova.
O que cai em cada prova do Enem?
Agora que você sabe o que é , como funciona o Enem e como ele pode ser utilizado para ingressar no ensino superior, veja a seguir quais são as provas que fazem parte do Exame e quais conhecimentos são exigidos em cada uma.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: essa área contém questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol de acordo com sua preferência;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: nessa prova estão questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia fazem parte dessa prova;
- Matemática e suas Tecnologias: aqui são cobrados conhecimentos de operações matemáticas, geometria, álgebra, estatística e probabilidade, entre outros;
- Redação: texto dissertativo-argumentativo sobre uma situação-problema que pode ser político, social ou cultural.
Cada área tem 45 questões. Ou seja, ao todo são 180 perguntas que devem ter suas respostas registradas em um cartão-resposta com caneta esferográfica preta. Além disso, a redação no Enem, cujo tema é sempre surpresa, também deve ser entregue à caneta. Na matriz de referência do Enem, você pode conferir mais informações de como funciona o Enem, como os assuntos e competências que são avaliados em cada prova.
Como ter uma boa nota do Enem?
Como falamos, a nota do Enem é baseada no nível de dificuldade das questões. Lembra do TRI? Então!
Isso significa que as questões mais difíceis valem mais pontos e, portanto, aumentam a nota final. As questões de matemática, por exemplo, podem valer mais que as de português. A nota da Redação também tem grande impacto no resultado final.
Então, para ter um bom resultado do Enem, invista nas questões de matemática e na redação. Além disso, planejar bem o tempo para responder toda a prova e ficar atento às regras do Exame também é importante.
Uma das dicas de como passar no exame é, antes tudo, entender como funciona o Enem, e isso você já tá craque, então confirme que as demais dicas também façam parte do seu dia a dia, como:
- Realize diversas vezes provas anteriores, nele você aprende a administrar e otimizar o tempo utilizado nelas, assim como os conhecimentos;
- Conte com plataformas que você goste para tornar a experiência muito mais gostosa, a Estácio, por exemplo, vai realizar vários aulões e lives antes da prova. Além do próprio Enem Action, fique ligado!
Neste post, você viu como funciona o Enem, em quais programas sua nota pode ser utilizada para ingressar no Ensino Superior e quais provas formam o Exame. Agora você já está pronto para se preparar.
Pense na ampla variedade na hora de usar sua nota!
Gostou de saber como funciona o Enem? Aproveite e conheça dicas de meditação para aliviar a tensão com o vestibular e fique mais tranquilo para a prova!