Engenharia Mecânica: o que faz, quanto ganha e tempo de curso?

A Engenharia Mecânica é uma das áreas da Engenharia mais buscadas por estudantes. Isso porque, além de ser uma profissão muito bem paga, a área também é muito ampla, tendo diversas possibilidades de atuação.
Esse diploma te dá a capacidade de atingir outro patamar na vida. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você, com as principais informações sobre o assunto, tais como Engenharia Mecânica e o que faz, como é o mercado de trabalho dessa área e como você pode entrar para ela. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
O que é Engenharia Mecânica?
A Engenharia Mecânica é um ramo responsável pelo planejamento, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos. Essa área envolve princípios de Matemática e Física e é uma das Engenharias mais tradicionais e amplas do mercado.
Com esse curso, o profissional consegue desenvolver e manusear diversas ferramentas, equipamentos, sistemas, veículos ou coisas envolvidas na indústria mecânica.
Esse é uma das partes mais conhecidas e mais buscadas da Engenharia, por isso, muitos estudantes optam por ela para desenvolverem suas carreiras.
O que faz um engenheiro mecânico?
O engenheiro mecânico é o profissional responsável por todas as funções acima citadas. Ele pode exercer diversas funções, dependendo da área e local onde trabalha. Confira a seguir o que esse profissional faz:
- gerenciamento de projetos;
- escolha do material para equipamentos industriais;
- avaliações;
- identificação de falhas;
- perícias;
- especificações técnicas;
- criação de planos de manutenção;
- supervisão de equipes;
- arbitramento;
- desenvolvimento de produtos;
- vistorias;
- laudos técnicos.
Como atua um engenheiro mecânico?
O engenheiro mecânico pode atuar nas mais diferentes áreas do conhecimento tecnológico, por isso, é uma área extremamente ampla. Pensando nisso, separamos os principais âmbitos que esse profissional pode atuar, para te ajudar a ter uma noção da real atuação dele:
- automotiva;
- aeroespacial;
- equipamentos e sistemas mecânicos;
- projeção de peças;
- energia;
- transporte;
- manufatura.
Essas são apenas as áreas mais comuns de atuação do engenheiro mecânico, porém, existem diversas outras, das mais comuns as mais diferentes.
O que é preciso para se tornar um engenheiro mecânico?
Para exercer essa profissão, não é preciso nada mais do que muito estudo. Para isso, existe o curso bacharel em Engenharia Mecânica, que pode te ajudar a entender conceitos que serão necessários no seu futuro como Engenheiro.
Além disso, caso você queira ir mais fundo e se tornar um profissional ainda melhor, é possível fazer uma pós, te auxiliando a se destacar ainda mais no mercado.
Quais são as possibilidades de atuação da Engenharia Mecânica?
Com tantas áreas de atuação, pode ficar difícil entender do que realmente se trata a Engenharia Mecânica. Por isso, preparamos esse tópico para você, com os principais âmbitos que esse profissional pode atuar. Confira a seguir!
Máquinas e equipamentos
Nesse cargo, o Engenheiro Mecânico é responsável pela projeção e fabricação de máquinas e ferramentas. Claro que ele não faz todo o trabalho sozinho, ou seja, ele comanda outras pessoas durante todo esse processo.
Engenharia Mecânica Automotiva
Essa é uma das áreas mais conhecidas da Engenharia Mecânica. Automobilística cuida da produção de veículos. Os engenheiros exercem funções desde o planejamento, até a direção e gestão do projeto.
Metalúrgica
O engenheiro trabalha na indústria, realizando e conduzindo projetos. Ele é responsável por organizar a produção, gerenciar equipamentos e recursos, gerir equipes e muitas vezes, até é responsável pela direção de todo o projeto.
Indústria energética
O Engenheiro Mecânico pode até trabalhar no setor energético, ajudando a criar maneiras alternativas e sustentáveis de criação de energia. Eles podem ser responsáveis, algumas vezes, até pela supervisão do projeto de uma usina.
Petroquímica
O Engenheiro Mecânico também pode trabalhar na indústria de petróleo. Ele pode desenvolver diversos projetos, tais como bombeamento, processamento, refino e distribuição de petroquímicos.
O que se estuda no curso de Engenharia Mecânica?
Para se tornar um engenheiro mecânico é obrigatório a conclusão de um curso de ensino superior. Por isso, fizemos um apanhado para você com as principais informações sobre essa faculdade.
Disciplinas
As disciplinas podem variar conforme a faculdade escolhida, por isso, separamos as mais comuns delas. Veja quais são:
- Administração;
- Álgebra Linear;
- Projetos de Engenharia Mecânica;
- Eletricidade Aplicada;
- Eletrônica e Instrumentação;
- Engenharia Automotiva;
- Sistemas Fluido mecânicos;
- Sistemas Térmicos;
- Elementos de Máquinas;
- Materiais;
- Mecânica Aplicada;
- Ergonomia e Segurança do Trabalho;
- Fabricação Assistida por Computador;
- Fenômenos de Transporte;
- Estatística;
- Engenharia Econômica;
- Planejamento, Programação e Controle da Produção;
- Processos de Fabricação;
- Algoritmos e Programação;
- Controle e Automação;
- Desenho Técnico;
- Projeto de Máquinas;
- Química;
- Resistência dos Materiais;
- Seleção de Materiais;
- Mecânica Geral;
- Desenho Técnico Mecânico;
- Desenvolvimento Econômico;
- Dinâmica das Máquinas e Vibrações;
- Física Básica;
- Física.
Duração do curso
O curso bacharelado em Engenharia Mecânica dura, em média, cinco anos. Na graduação o aluno desenvolve habilidades e conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de suas futuras funções. Ele aprende noções de planejamento, gestão e planejamento estratégico.
Mercado da profissão
Esse é um setor que está se desenvolvendo cada vez mais. A indústria 4.0 tem trazido diversas inovações para o setor, incluindo cargos novos. Por isso, pode ser muito interessante entrar nesse mercado agora.
Além disso, como uma área ampla, a possibilidade de encontrar emprego se torna maior, ainda mais com o estudo e especialização.
Salário
A Engenharia Mecânica é uma área que paga bem e, dependendo da sua formação, pode ser ainda mais vantajosa.
A média salarial da profissão, no início da carreira, é de R$ 4 mil. Porém, conforme sua experiência vai aumentando e quanto mais capacitado você é, mais você recebe. Nesse caso, o setor tem expectativa de salários maiores que 9 mil reais por mês.
Engenharia Mecânica: por que contar com a Estácio?
Se você deseja realmente se destacar no mercado e se tornar um bom profissional, a formação de qualidade é indispensável. E nesse caso, a Estácio é uma das melhores opções para você.
Com professores qualificados, a qualidade da sua formação é garantida. Além disso, é uma faculdade com uma ótima estrutura, disponibilizando tecnologia de ponta específica para o seu curso.
Se você deseja flexibilidade, a Estácio é a escolha perfeita para você. Com diversos cursos na modalidade EAD e semipresencial, fica muito mais fácil organizar sua rotina.
Viu como fazer Engenharia Mecânica pode ser vantajoso? Com ela você pode garantir um futuro brilhante, tanto para você, quanto para pessoas queridas. Afinal, essa é uma área muito ampla e muito importante para a sociedade.
Gostou do artigo? Então leia outros conteúdos do blog, confira conteúdos do curso de Engenharia Mecânica no Experimente Seu Brilho e saiba mais sobre a formação na Estácio!