Em dúvida sobre o Encceja? Saiba mais sobre a importância do Exame!
Muitos são os motivos para a evasão escolar no Brasil, como responsabilidades familiares ou falta de disponibilidade de tempo para estudar, por exemplo, devido a experiências de vidas diversas. Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o Censo Escolar da Educação Básica 2023 divulgou, no início desse ano, um índice preocupante: quase 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram a educação básica. Com 450 mil jovens, por ano, abandonando as salas de aula, a esperança de um dia completar os estudos desaparece para muitos desses cidadãos. No entanto, é para devolver a eles a perspectiva de um futuro melhor que o Encceja foi criado.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi aplicado pela primeira vez em 2002. Ele tem o objetivo de proporcionar a cidadãos de, no mínimo, 15 anos a oportunidade de obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Em 2023, foram mais de 1 milhão de brasileiros inscritos, com 82% das inscrições voltadas para a certificação do ensino médio. De acordo com dados do Inep, o perfil da maioria dos inscritos varia na faixa etária de 25 a 34 anos e possui uma renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (R$1.412,00).
Motivos para evação escolar
- Trabalhar para ajudar a família;
- Falta de tempo para estudar;
- Tarefas domésticas;
- Gravidez na adolescência.
Complementando os motivos de evasão escolar, em uma pesquisa com inscritos no Encceja, os entrevistados citaram as seguintes razões para participarem do Exame:
- Obter um certificado oficial;
- Dar continuidade aos estudos;
- Conquistar reconhecimento profissional
Quem pode fazer o Encceja?
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular. As regras para participação variam conforme o nível de certificação desejado:
- Encceja para o Ensino Fundamental: Destinado a pessoas que têm, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame; aqueles que não concluíram o ensino fundamental na idade apropriada.
- Encceja para o Ensino Médio: Destinado a pessoas que têm, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame; aqueles que não concluíram o ensino médio na idade apropriada.
Além disso, existem versões do Encceja específicas para diferentes públicos:
- Encceja Exterior: Para brasileiros residentes no exterior que desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio.
- Encceja Nacional PPL: Destinado a pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.
Mas por que fazer o Encceja? Qual a sua importância?
Como vimos, fazer o Encceja pode abrir diversas portas tanto no âmbito pessoal quanto profissional, oferecendo uma segunda chance para aqueles que não conseguiram concluir a educação básica no tempo regular. Com a certificação, novas oportunidades e perspectivas de vida apresentam-se para o cidadão. Algumas das conquistas que a aprovação no Encceja pode proporcionar são:
- Conclusão do ensino médio sem precisar do ensino fundamental (para maiores de 18 anos);
- Chance de ingresso no ensino superior;
- Chance de realizar um curso profissionalizante;
- Melhores oportunidades de trabalho.
Realizado uma vez por ano pelo Inep de forma gratuita, o Exame é composto por questões objetivas em provas de diferentes áreas do conhecimento, como Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação (apenas para o Ensino Médio). Para conquistar a aprovação e o certificado, o candidato deve alcançar a pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e pelo menos 5 pontos na redação.
O Encceja 2024 está marcado para o dia 25 de Agosto e os resultados serão divulgados no dia 23 de Dezembro.
Vai fazer o Encceja e ainda não saber por onde estudar? A Estácio te ajuda a realizar o seu sonho e gabaritar a prova que vai mudar sua vida! Não perca tempo, participe de nossa jornada de estudos Encceja e tenha acesso a conteúdos gratuitos com professores de excelência que te ajudarão a estar 100% preparado no dia da prova!