As principais dúvidas sobre EAD na Estácio respondidas

As principais dúvidas sobre EAD na Estácio respondidas
6 minutos para ler

A Universidade Estácio conta com 50 anos de história e, desde então, transforma a vida de muitos alunos. A preocupação com a qualidade dos cursos sempre esteve presente, e esse é um dos pontos que levou a instituição a conquistar sua reputação e a crescer tanto no mercado. A EAD na Estácio, por exemplo, já beneficia milhares de alunos em seus mais de 1.000 polos.

No entanto, o Ensino Digital — modalidade já existente na universidade há alguns anos, mas que se popularizou depois da pandemia — ainda levanta muitos questionamentos nos estudantes. Por exemplo: será que o curso tem o mesmo reconhecimento de um presencial? E a validade do diploma?

Conversamos com Flávio Murilo de Gouvêa, Diretor de Ensino Digital da Estácio, que nos ajudou a responder a essa e outras dúvidas. Com isso, criamos esse pequeno guia para cursos em EAD. Continue a leitura!

O que diferencia as graduações EAD das presenciais?

Tanto as graduações EAD quanto as presenciais precisam seguir regras do Ministério da Educação (MEC) em relação à grade curricular. Assim, podemos dizer que a grande diferença está no fato de uma não exigir a presença física diária, enquanto a outra, sim.

O método de passar o conteúdo também se diferencia. Flávio explica: “Aqui na Estácio, por exemplo, temos uma fórmula campeã de fazer o aluno aprender, já que o aprendizado dele é uma das nossas preocupações. Prezamos por desenvolver no estudante algumas competências. Incentivamos, por exemplo, o aprender a aprender, para que ele se torne mais protagonista e emancipado”.

A competência citada pelo Diretor do Ensino Digital na Estácio é uma das mais requisitadas no mercado de trabalho e faz parte daquelas atribuídas ao profissional do futuro. “É importante desenvolver essa capacidade desde já, pois ela será usada em momentos além do aprendizado formal de sala de aula. A faculdade dará o diploma. No entanto, ele não será o último documento.”

O diploma EAD da Estácio tem o mesmo valor que qualquer outro presencial?

Não há diferença na validade de um diploma de graduação EAD ou presencial. Ambos seguem as recomendações do MEC e são reconhecidos pelo órgão. Inclusive, não consta no diploma a modalidade na qual o curso foi realizado. “Os dois são idênticos e vêm com as devidas assinaturas”, completa Flávio.

Quem pode se matricular em um curso EAD na Estácio?

Qualquer pessoa que tiver terminado o Ensino Médio pode estudar online na Estácio. Para isso, é necessário juntar a documentação que comprove a formação, além de documentos pessoais. A realização do vestibular também é necessária, com exceção de quem já tem a primeira graduação.

O que preciso para frequentar as aulas online da Estácio?

As aulas são postadas em uma plataforma específica. Assim, é importante ter um dispositivo com acesso à internet, que pode ser computador ou smartphone. Nesta segunda forma, há a opção de baixar um aplicativo, que, além de leve, facilita a navegação entre vídeos, fóruns e exercícios.

Vestibular-online

Há programa de bolsas na modalidade EAD na Estácio?

Flávio conta que os mesmos programas de bolsas existentes na modalidade presencial também têm na modalidade EAD. Algumas delas são:

  • Prouni (Programa Universidade para Todos): concede bolsas parciais e integrais, de 50% ou 100% respectivamente. É um programa do governo e precisa seguir as regras estipuladas, como a de ter frequentado o Ensino Médio em uma escola pública, ou ter sido bolsista integral de escola particular;
  • Pravaler: um financiamento tranquilo e que não depende do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Novopar: uma facilidade no pagamento, que permite pagar a mensalidade no dobro do tempo. Dá também para ganhar bolsas de 30%;
  • Descontos: nota do Enem, segunda graduação, transferência. Essas e outras condições permitem descontos no pagamento.

É necessário entregar trabalhos e fazer TCC na faculdade EAD da Estácio?

Sim. Assim como nos cursos presenciais, os da EAD na Estácio também exigem certas formalidades, já que elas ajudam o aluno a se desenvolver e, ainda, provam à instituição que ele, realmente, está preparado para dar um passo adiante. Todos os trabalhos e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) são orientados por um professor.

Flávio aponta que alguns cursos, como os de licenciatura, os da área da saúde e os de Engenharia também têm estágio e aulas práticas, mas elas podem se diferenciar, conforme certos requisitos. Por exemplo, alguns estágios podem ser realizados online. Também há os laboratórios virtuais, com inteligência artificial e simulação, que, além de deixar o ensino mais dinâmico, ajudam na prática. 

O que diferencia a Estácio quando o assunto é educação?

A Estácio aposta na qualidade para propiciar um ensino diferenciado. Além disso, há constante investimento em proporcionar um aprendizado mais flexível e com comodidade.

“Buscamos professores qualificados, como mestres e doutores, para os cursos em EAD. São eles que escrevem o conteúdo. Também colocamos vídeos de curta duração, dentro de cada tema, para que haja um aprofundamento no aprendizado. Em cada módulo, o aluno realiza testes, para que ele avalie o próprio aprendizado. Além disso, ele pode tirar dúvidas com o professor, a qualquer momento. Em até 24 horas elas serão respondidas”, considera o Diretor de Ensino Digital da Estácio.

Falando em provas, a EAD na Estácio permite que sejam realizadas com flexibilidade e no momento mais propício ao estudante. Ao terminar cada disciplina, em ritmo próprio, o aluno agenda sua prova.

Outro apontamento feito por Flávio é disponibilizar, no Ensino Digital, as bibliotecas virtuais. Elas são espaços com livros e periódicos, que podem ser consultados sem a preocupação de deslocamento ou de reserva de materiais.

Mais um diferencial na instituição é colocar os alunos novatos em contato com os veteranos, já que, segundo o Diretor, isso contribui com o aprendizado conjunto.

Estudar EAD na Estácio proporciona várias conveniências, com ganhos em quesitos como tempo, lugar, valor e ritmo. Para finalizar, Flávio deixa uma reflexão, que tem tudo a ver com a dedicação, necessária para se chegar ao sucesso: “O aluno é dono da própria jornada, e ela é para a vida toda”.

Gostou de ficar por dentro da EAD na Estácio? Caso precise de mais informações, é só entrar em contato!

Você também pode gostar

Deixe um comentário