6 dicas de estudo para aprender melhor
Com a evolução da tecnologia e o acesso facilitado à informação, recebemos estímulos constantes dos dispositivos eletrônicos, de forma que ter foco e concentração pode ser extremamente desafiador. Para mudar essa situação, existem algumas dicas de estudo capazes de aumentar a produtividade e melhorar o aprendizado.
Organizar as tarefas diárias e aprender a se concentrar torna o estudo muito mais eficaz. Além disso, a forma como aprendemos está relacionada com o tipo de memória em que o conhecimento é armazenado. A de longa duração caracteriza um aprendizado mais sólido — e as técnicas de aprendizagem ajudam nesse quesito.
Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de estudo para você melhorar a produtividade e aprender de forma eficiente. Boa leitura!
Aspectos essenciais para o aprendizado
Descuidar do próprio bem-estar mental e físico atrapalha o seu desempenho cognitivo e, com isso, reduz as suas chances de reter conhecimento e tirar uma boa nota nas avaliações. Por outro lado, existem muitos fatores que contribuem para o aprendizado. Conheça alguns desses elementos, a seguir.
Concentração e foco
A concentração é uma das habilidades essenciais no processo de conhecimento. Com isso, é possível manter a atenção focada em um ponto de interesse, durante o tempo necessário. A atenção e o foco permitem que tudo se relacione no nosso consciente.
A memorização está diretamente relacionada ao estado mental de concentração. Isso significa que para ter um aprendizado de consistência, é necessário concentrar a sua mente no processo de aprendizagem. No entanto, na era da internet, das notificações e das informações de fácil acesso, nossa atenção é desviada a todo momento.
Com estímulos atraentes e muitos canais de distração, manter o foco é desafiador. As mídias sociais são um exemplo, pois fazem com que as pessoas estejam o tempo todo sendo convidadas para uma distração.
Disposição
Inúmeros fatores contribuem para aumentar a nossa disposição, refletindo nos estudos. Sem ânimo, não temos vontade de começar a estudar ou de manter o foco. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, o que ajuda a fornecer energia necessária para enfrentar longos períodos de estudo.
Adotar a prática de atividades físicas também é fundamental. Isso ajuda a manter o bem-estar e a disposição para realizar as tarefas diárias. Os exercícios não somente melhoram, como também contribuem para o desenvolvimento das capacidades intelectuais.
Paciência
O processo de aprendizado pode ser demorado. Nem sempre entendemos o assunto na primeira leitura, o que pode gerar ansiedade e frustração. Por isso, a paciência tem papel fundamental em todas as tarefas do nosso cotidiano, pois melhora a tranquilidade e contribui para a compreensão do conteúdo, auxiliando na resolução de questões complexas.
Pessoas mais pacientes são capazes de analisar melhor um problema antes de responder. Isso ajuda no momento de entender a matéria ou de fazer uma prova, por exemplo.
Dicas de estudo para melhorar o aprendizado
Agora que você já conhece os aspectos essenciais para o aprendizado, já está na hora de conferir algumas dicas para estudar melhor com técnicas simples. Vamos lá? Pegue papel e caneta e anote, ou se preferir, coloque no bloco de notas do seu celular.
1. Escolha um ambiente calmo e com boa iluminação
Busque por um local de estudos fixo, no qual você tenha a sua própria mesa, pois isso ajuda a manter um hábito. Prefira ambientes calmos e silenciosos e evite aqueles em que outras pessoas circulam.
Além disso, o ambiente deve ser bem iluminado. Nessa condição, você poupa esforços, não desvia sua atenção e sente mais prazer em estudar, porque a luz não vai interferir no processo de leitura.
2. Experimente diferentes técnicas de estudo
Existem diversas técnicas de estudo que você pode usar para melhorar a sua produtividade e aumentar o conhecimento. É importante ter atenção, pois cada um de nós se adapta melhor a uma forma de reter ou assimilar informações.
Algumas pessoas se dão melhor lendo anotações, outras são muito visuais. Existem ainda aquelas que preferem ouvir uma aula. Por isso, é possível estudar por meio de mapas mentais, resumos, podcasts, autoexplicação, entre outras. Você também pode combinar várias técnicas.
3. Estude todos os dias no mesmo horário
Estabelecer uma rotina e estudar todos os dias no mesmo horário contribui para tornar essa prática um hábito. Se perceber que o estudo não está sendo produtivo, tente encontrar outro período do dia e observe os resultados alcançados.
Independentemente do horário no qual você vai estudar, lembre-se de que a qualidade do sono deve ser sempre uma prioridade. Portanto, evite dormir poucas horas por noite, porque isso prejudica a sua saúde e o seu desempenho.
4. Mantenha-se longe de distrações
Você costuma se distrair assistindo a uma série ou conferindo as redes sociais entre uma tarefa e outra? Apesar de parecer uma prática inofensiva, esses costumes podem atrapalhar a sua produtividade.
Por esse motivo, o ideal é manter o celular e outros aparelhos eletrônicos longe na hora de estudar. Se isso não for possível, desative as notificações ou use ferramentas que bloqueiam o acesso a aplicativos e sites que não serão usados para os estudos.
5. Estruture suas atividades
Quanto mais tarefas você tiver em sua rotina, mais disciplina será precisa para cumprir o cronograma de estudos. Sendo assim, organize a agenda de forma a priorizar seu aprendizado.
Comece fazendo um planejamento do seu dia ou da semana. Analise quanto tempo será necessário para cumprir as atividades habituais. Dê a seus estudos a prioridade máxima e não se esqueça de definir períodos de descanso. Isso ajuda o cérebro a se organizar e absorver melhor o conhecimento.
6. Leia em voz alta
Ler informações em voz alta melhora a memorização. A dupla ação de falar e se ouvir faz com que você fixe o conteúdo na memória de longo prazo. Afinal, a aprendizagem se beneficia do envolvimento ativo.
Você também pode tentar ler o assunto e explicar o que entendeu para si mesmo. De modo a facilitar a tarefa, tente sublinhar, desenhar diagramas ou anotar as palavras-chave durante a leitura.
Além de seguir essas dicas de estudo, é importante inserir o momento de aprendizado na sua rotina. Ao estudar de forma constante, você treina a concentração, melhora a aderência aos conteúdos e amplia seu conhecimento. Lembre-se de que o cérebro necessita de, em média, 21 dias para tornar o ato de estudar um hábito.
Gostou do conteúdo? Então, baixe agora mesmo nosso cronograma infalível de estudos, que ajudará você a se organizar e estudar!