Quer saber como é o curso de Design de Interiores da Estácio? Veja aqui!
O curso de Design de Interiores é um dos preferidos das pessoas que têm a aptidão e o desejo de trabalhar com a administração de projetos de decoração e adequar espaços conforme suas características. Por ser um ramo interessante e com boas oportunidades no mercado, chama a atenção de muitos alunos.
Mas você sabe como funciona o curso de Design de Interiores na Estácio, as formas de ingresso, o tempo de duração, as disciplinas cursadas e o reconhecimento do profissional no ramo de atuação? Então, leia este artigo para descobrir tudo!
Como funciona o curso?
O curso de Design de Interiores forma profissionais aptos para planejar ambientes conforme os padrões estéticos e de funcionalidade, elaborar projetos para residências, espaços corporativos e comerciais, além de ambientes cenográficos, considerando a harmonia do ambiente.
Para realizar suas atividades de maneira eficaz, otimizando espaços construídos e alinhando espaços interiores de acordo com suas características, o aluno deve adquirir conhecimentos teóricos e multidisciplinares, que precisam abranger fatores econômicos, socioculturais, tecnológicos e psicológicos.
Entre as possibilidades de formação está o curso técnico de Design de Interiores, faculdade de Design de Interiores e curso de Design de Interiores EAD, conhecido agora como Ensino Digital.
Quais as principais formas de ingresso?
Na Estácio, você pode ingressar no curso das seguintes formas: simplificada, ENEM, vestibular, 2.ª graduação e transferência.
Simplificada
Nesse caso, a inscrição pode ser feita por meio de uma carta de apresentação, em que o aluno explica os motivos pelos quais pretende estudar na Estácio. Para escrevê-la, é preciso realizar a inscrição no curso e ter acesso para redigir o documento de apresentação. Feito isso, a equipe vai avaliar com as demais documentações apresentadas.
ENEM
Também é possível aproveitar a nota do ENEM para ingressar no curso de Design de Interiores. Quanto maior a nota, maior o desconto. Além disso, notas acima de 300 garantem bolsa no decorrer de todo o curso.
Vestibular
A forma mais tradicional de ingresso também pode ser realizada de forma online. Basta agendar e escolher o dia e o jeito de fazer a sua prova de vestibular.
2.ª graduação
Caso o aluno já tenha um diploma de Ensino Superior, não será preciso prestar um novo vestibular para a segunda graduação. Assim, pode aproveitar os créditos do primeiro curso, além de ter a chance de pular as matérias que já fez, não sendo necessário cursar a mesma disciplina duas vezes.
Transferência
Também é possível fazer o curso de Design de Interiores sem precisar pagar nada pela transferência. Nesse caso, você aproveita todas as matérias que já fez.
Qual o tempo de duração do curso?
Na Estácio o curso tem duração mínima de 2 anos e meio (5 períodos). No primeiro período, os estudantes cursam as mesmas matérias que os alunos de Design. Dessa forma, podem conhecer o Design como uma área interessante, com vários caminhos de atuação, além de compartilharem informações e experiências a respeito do mercado de trabalho.
Você terá contato com diversos laboratórios, como de informática, criação, projetos, concepção e expressão, materiais, revestimento e conforto ambiental, que possibilitam uma aproximação do dia a dia profissional.
O curso também conta com o laboratório de oficina e maquetes, que se trata de um ambiente criado para o desenvolvimento de projetos e produtos solicitados pelos professores aos alunos.
Quais as disciplinas cursadas?
Entre as matérias cursadas no curso de Design de Interiores na Estácio, podemos citar:
- Língua Portuguesa;
- Teoria e Prática da Cor;
- Desenho de Observação;
- Materiais e Revestimentos;
- Metodologias de Projeto em Design;
- Interiores Residenciais;
- Representação Gráfica e Desenho Universal;
- História do Mobiliário e Design de Interiores;
- Construção Digital e Representação;
- Conforto Ambiental, Luminotécnica e Ergonomia;
- Criação e Desenvolvimento de Mobiliário;
- Mercado Cultural, Formatos de Captação e Parcerias;
- Projeto de Instalações Efêmeras e Cenografia;
- Interiores Comerciais e Corporativos;
- Representação Gráfica — Modelagem e Bim;
- Paisagismo e Meio Ambiente;
- Ética, Gestão de Projetos e Relações Profissionais;
- Instalações Prediais;
- Projeto Integrado em Design de Interiores;
- Ecodesign, Sustentabilidade e Inovação;
- Tópicos em Libras — Surdez e Inclusão.
Como está o reconhecimento dos profissionais no mercado de trabalho?
Entre as principais demandas de mercado dos profissionais está a área corporativa, em que são solicitados para projetar andares inteiros de escritórios em apartamentos residenciais e comerciais. É um mercado em alta, com grandes chances de desenvolvimento profissional.
Outro fato relevante é que, com a expansão do setor da construção civil no Brasil, as oportunidades para designer de interiores têm ficado cada vez maiores. A busca por profissionais no momento de reformar ou decorar uma casa é significativa, até porque os espaços estão se tornando menores, por isso devem ser bem planejados para uma melhor harmonia e conforto do ambiente.
Outro meio de atuar no setor pode ser encontrado no desenvolvimento de projetos de hotéis, bem como acessibilidades em espaços públicos. Sendo assim, o profissional pode criar projetos para:
- clínicas;
- cinemas;
- teatros;
- hotéis;
- órgãos públicos;
- indústrias;
- escolas e universidades;
- comércios;
- mercado corporativo;
- bares e restaurantes;
- construtoras e imobiliárias;
- pessoas físicas;
- outros.
Além disso, o profissional pode atuar exercendo algumas funções. A seguir, veja alguns exemplos.
Gerente de design de interiores
Fica responsável por desenvolver e colocar projetos em prática. Assim, escolhe fornecedores, realiza orçamentos, visita obras, acompanha cronogramas, entre outras atividades.
Criador de produtos
O profissional fica apto para criar mobiliários para áreas residenciais e comerciais, infantis ou personalizadas, bem como acessórios especiais de iluminação e decoração.
Cenógrafo
O designer fica com a responsabilidade de desenvolver cenários para programas de TV, teatro, filmes ou estúdio de fotos.
Desenhista
É responsável pela representação gráfica e criação do projeto por intermédio do desenho. Também oferece assistência para projetistas de interiores, arquitetos e designers.
Quais as principais habilidades que o profissional precisa ter?
Entre as principais habilidades a serem desenvolvidas pelo profissional, podemos destacar:
- criatividade — você precisa gosta de criar e compreender as possibilidades entre a criação e o espaço disponibilizado, além de ser funcional e econômico;
- interesse — é importante ter o interesse de elaborar maquetes, pensar em espaços com a utilização de técnicas gráficas, escolher materiais e testar suas criações para que sejam aceitas pelo mercado;
- capacidade de gerenciar projetos — também é necessário ter aptidão para administrar os projetos e tomar decisões por meio da identificação de problemas de diferentes graus de complexidade;
- inovação — você deve gostar de arte, pesquisar materiais, estilos e processos, além de meios de representação visual de produtos de decoração.
Agora que conhecemos melhor o curso de Design de Interiores e as oportunidades de mercado, o ideal é contar com uma instituição de ensino que seja referência e possa preparar você para criar uma carreira de sucesso.
Quer saber um pouco mais sobre o curso ofertado pela Estácio? Então, entre em contato agora mesmo!