Curso de Direito na Estácio: áreas de atuação e vantagens
Se você tivesse que listar neste exato momento quais são as áreas de atuação de quem se forma em Direito, seria capaz de fazer isso sem problemas? Se a sua resposta foi negativa, não esquenta! Afinal de contas, embora muitos vestibulandos tenham interesse em fazer o curso de Direito, não são todos que conhecem a fundo as carreiras que esse campo do conhecimento oferece.
Por essa razão, preparamos um post que mostra alguns dos principais segmentos do ramo e, de quebra, explica o que é essa graduação, por que vale a pena realizá-la e o peso que tem a escolha de uma boa instituição de ensino na sua formação. Acompanhe!
O curso de Direito e as possíveis áreas de atuação
O curso de Direito é uma formação universitária que não só expande e aprofunda o conhecimento dos alunos sobre o que são as leis e as normas presentes na nossa sociedade, mas também sobre como elas são formuladas e interpretadas no cotidiano. Isso é importante porque são elas que asseguram os nossos direitos e estabelecem os nossos deveres enquanto cidadãos.
É justamente por isso que, ao longo de 10 semestres (5 anos), ele instiga o aluno a ter um raciocínio crítico apurado, a fazer reflexões socioculturais e a debater constantemente sobre o que é justiça e como ela é aplicada às pessoas físicas e jurídicas.
Uma vez formado, é possível atuar com advocacia — que é justamente o trabalho de se fazer cumprir as leis e as normas — em diferentes áreas. Algumas das mais populares são:
- Direito Penal — representa aqueles que estão envolvidos ou são suspeitos de participarem de infrações e crimes;
- Direito Trabalhista — auxilia tanto empresas quanto trabalhadores em questões de quebra de contrato, condutas inapropriadas no ambiente de trabalho, falta de pagamento, exploração, demissões com e sem justa causa etc;
- Direito Civil — promove os interesses das pessoas físicas e a proteção dos direitos delas em sociedade e em relação a outros indivíduos;
- Direito do Consumidor — protege legalmente os consumidores para que eles não sejam prejudicados antes, durante e depois das aquisições de produtos e serviços.
Além dos ramos citados, não podemos deixar de comentar sobre os cargos de delegado, perito judicial, juiz, promotor e advogado da União, por exemplo. Eles são muito disputados justamente por conta das vantagens que proporcionam, como boa remuneração, benefícios diferenciados, estabilidade na carreira e prestígio social. No entanto, para exercer essas profissões, saiba que é preciso prestar concurso público, ok?
Não é para menos que muitos estudantes já entram na faculdade buscando se preparar ao máximo desde o primeiro semestre para estarem afiados quando forem fazer essas provas que são muito concorridas em todo o país.
3 razões para estudar Direito
Há pouco, nós falamos sobre como é o curso de Direito e algumas das principais e mais buscadas áreas de atuação para quem se forma nele. Agora, vamos mostrar algumas das razões para fazer essa graduação que traduzem muito bem a importância desse campo de conhecimento para a sociedade. Confira!
1. Promover o Estado Democrático de Direito
A primeira delas é promover o Estado Democrático de Direito — muito provavelmente, você já ouviu esse termo na mídia. Na prática, ele significa assegurar que a Constituição de 1988 seja respeitada e seguida à risca para que os poderes do Legislativo, do Executivo e do Judiciário funcionem e atuem de maneira equilibrada entre si.
A razão disso é bem simples: quando eles entram em conflito ou são suprimidos, nós, os cidadãos, perdemos nossas liberdades e direitos conquistados e somos submetidos a uma sociedade que deixa de prezar pela democracia.
2. Compreender melhor as leis
Ao fazer o curso de Direito, você se aprofunda continuamente no que significam as leis e as normas que regem o nosso convívio social. Isso é muito importante para garantir que elas sejam elaboradas visando o princípio da justiça, sejam aplicadas de forma imparcial e possam ser revistas quando necessário por promoverem discriminação e exclusão.
3. Ajudar o próximo
Por fim, fazer o curso de Direito permite que você se torne um profissional capaz de ajudar o próximo, garantindo que ele tenha liberdade de expressão, não seja prejudicado pelo mercado, tenha a proteção assegurada pelo Estado, possa cobrar ações, mudanças e novas políticas dos três poderes, e o principal: não tenha os próprios direitos violados.
3 razões para escolher a Estácio
Para finalizar, citaremos três razões pelas quais você deve optar pela Estácio para fazer o seu curso de Direito. A instituição de ensino escolhida para se graduar tem um peso muito grande na sua formação, fazendo com que você aprenda conceitos teóricos e práticos da profissão, tenha o primeiro contato com o mercado de trabalho, aprenda sobre ética profissional, desenvolva e aprimore habilidades e competências etc. Veja!
1. Corpo docente de qualidade
O corpo docente da Estácio é composto por professores com uma formação multifacetada. Tanto é que muitos deles são especialistas, mestres e doutores em Direito. Além disso, vários contam com larga experiência profissional de advocacia, o que agrega muito ao conhecimento que eles transmitem para os estudantes em sala de aula.
2. Infraestrutura de ponta
A Estácio é uma instituição de peso — e não é exagero afirmar isso. Para se ter ideia, ela conta com mais de 90 unidades espalhadas nos 26 estados e no Distrito Federal. Para completar, ela oferece uma infraestrutura completa para os alunos com bibliotecas com grande acervo de livros, laboratórios de informática e salas equipadas com material multimídia.
Já para quem estuda Direito, saiba que a instituição disponibiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas no qual você presta assistência e atendimento gratuitos à população sobre diversos assuntos jurídicos e, assim, coloca em prática os ensinamentos adquiridos ao longo da sua formação.
3. Disciplinas práticas
A última razão é o fato de a grade do curso de Direito contar não apenas com matérias teóricas, mas também com disciplinas práticas que trazem conteúdos voltados para a realidade do mercado de trabalho — o que, juntos com os estágios na área jurídica, o aproximam da vivência profissional do ramo desde o início da graduação.
Dessa maneira, a sua formação não fica superficial ou abstrata demais. Ao contrário, ela estimula-o a exercitar o seu conhecimento, a desenvolver competências e a identificar segmentos com os quais você gostaria de atuar (como o ambiental ou o tributário).
Isso tudo sem falar que ela se torna muito mais atualizada, dinâmica e, inclusive, preparatória tanto para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quanto para os concursos públicos de cargos de grande importância social (que citamos no primeiro tópico).
Como mostrado durante o post, o curso de Direito forma pessoas que vão conhecer a fundo a nossa Constituição, promover os direitos sociais e individuais de todos e, em muitos casos, aplicar as leis. Por isso, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade e renome no mercado, como a Estácio. Afinal, ela fará toda a diferença no seu aprendizado e na sua capacitação como futuro profissional da área.
Não perca mais tempo e entre em contato com a gente para saber como dar o próximo passo para fazer a sua matrícula e ser um estudante universitário de Direito!