Saiba como voltar a estudar depois dos 40 e vantagens!

como voltar a estudar depois dos 40
6 minutos para ler
Comece a estudar agora: aproveite grátis

Afinal, como voltar a estudar depois dos 40 anos? Essa é uma dúvida que causa ansiedade e preocupação em muitas pessoas que sonham em alavancar a própria formação. Isso porque há quem não saiba que tipo de curso pretende fazer e qual a modalidade de ensino escolher após ficar alguns anos com pouco ou mesmo nenhum contato com instituições de ensino.

Além disso, muitos podem ficar em dúvida se vão conseguir se adaptar a nova rotina de estudos com os outros afazeres, como cuidados com a casa, trabalho, filhos etc.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar que investir na formação sempre vale a pena. Você verá algumas das principais vantagens de retomar os estudos e conhecerá algumas dicas de como fazer isso conforme os seus objetivos pessoais e profissionais. Vamos lá?

5 passos para uma transição de carreira eficiente!

Quais as vantagens de voltar a estudar após os 40 anos? 

A seguir, você vai conhecer os principais motivos do porquê vale a pena investir na sua formação, independentemente da sua faixa etária, mostrando quais os impactos deles na sua vida profissional. Confira:

  • atualização do currículo: você valoriza ainda mais o seu CV, adaptando-o à realidade do mercado e, em especial, às demandas que as empresas têm no momento;
  • mais oportunidades de trabalho: com novas qualificações acadêmicas, você tem mais chance de passar em entrevistas de emprego, ser transferido para outros escritórios, obter promoções na carreira, ser aprovado em concursos etc.;
  • mudança de categoria profissional: quem está insatisfeito com a remuneração, o nível de empregabilidade e as possibilidades de crescimento da profissão que exerce, pode, dependendo do curso feito, mudar de categoria e atuar em novos ramos.

Como voltar a estudar depois dos 40 anos? 

Existem diferentes formas para voltar a estudar depois dos 40. O mais interessante é que elas variam conforme os seus objetivos de aprendizado, as experiências que deseja ter e os rumos que quer dar ao seu futuro profissional.

Abaixo, reunimos algumas opções de cursos que podem ser realizados, como eles serão aproveitados na construção (ou reformulação) da sua carreira e quais demandam que você já tenha uma formação prévia. Dá só uma olhada!

Graduação

A graduação é uma das principais escolhas de quem sonha em estudar novamente depois dos 40 anos. Isso porque é a oportunidade de vivenciar a rotina acadêmica, de participar de atividades e projetos de iniciação científica e, principalmente, se qualificar para entrar em uma categoria profissional — como a de médicos, enfermeiros, contadores, arquitetos etc.

A graduação não tem requisito de formação de nível superior prévia. Apenas é preciso que você tenha concluído o ensino médio e seja aprovado no processo seletivo da instituição. Na Estácio, por exemplo, você encontrará várias formas de ingressar em nossa instituição de ensino, incluindo o ingresso simplificado.

Segunda Graduação

Essa alternativa é voltada para quem já tem uma graduação no currículo e quer ingressar de modo mais rápido e acessível na faculdade, sem depender do vestibular e/ou da nota do Enem para isso. Ela pode ser realizada com dois objetivos diferentes.

Por exemplo, você quer fazer uma transição de carreira e busca se preparar para um novo ramo de atuação? Então, a solução é iniciar uma formação em uma área diferente da primeira.

No entanto, se o seu objetivo é ampliar a sua atuação no mercado, exercendo atividades que estão alinhadas com as suas funções atuais, o ideal é fazer uma segunda graduação que tenha conexão com a primeira. É o caso de alguém que se formou em Gestão de Recursos Humanos e decide se graduar em Administração ou em Processos Gerenciais.

Essa dica também é válida para quem quer saber como voltar a estudar Medicina depois dos 40. Se você já é formado em algum curso da área da saúde, poderá fazer a segunda graduação em Medicina e reaproveitar algumas disciplinas.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha
Vestibular-online

Pós-graduação

A pós-graduação, por outro lado, é uma ótima opção quando o seu objetivo é se especializar em áreas da sua categoria profissional.

Essa formação é fundamental, por exemplo, para receber propostas de emprego mais qualificadas ou mesmo assumir cargos de gestão dentro da empresa que você atua no momento. Por isso, é preciso já ter se graduado para ingressar nesse tipo de curso superior.

Cursos livres

Os cursos livres são divididos em dois tipos: os de extensão e os de formação livre, sendo que ambos não têm pré-requisito. Com eles, você estuda sobre temáticas recentes ou que são do seu interesse dentro da área profissional que exerce.

Por exemplo, se você é designer gráfico, poderá fazer um curso livre para aprender a utilizar novos softwares que estão ganhando espaço no mercado. Ou seja, é um recurso muito útil para acompanhar com rapidez e eficiência as tendências do setor.

Cursos de idiomas

Por último, existem os cursos de idiomas que podem ser feitos por iniciantes ou de acordo com o seu nível de fluência. Há versões formuladas para a imersão na língua estrangeira, o que é ideal para quem quer fazer um intercâmbio ou trabalhar no exterior.

Já outros, como os cursos de idioma corporativos/executivos, são voltados para quem precisa utilizar uma segunda língua para realizar atividades específicas no trabalho.

Quais as modalidades de estudos mais vantajosas?  

Como mencionamos, existem várias opções para quem deseja voltar a estudar depois dos 40 anos. No entanto, você deve estar se perguntando: afinal, quais são as modalidades de ensino que elas oferecem?

De modo geral, o modelo presencial de aulas segue como a preferência de muita gente por ser o tipo de experiência de ensino-aprendizagem vivenciada.

Porém, na atualidade, você conta com diversas outras alternativas que envolvem aulas parcial ou totalmente online (como os formatos semipresencial, ao vivo, flex e digital). Elas ajudam o aluno a ter mais autonomia e gestão de tempo na própria formação.

Logo, essas modalidades permitem que você consiga adaptar melhor a sua rotina, organizar com antecedência o período de preparação para avaliações e estabelecer um cronograma de estudos conforme o tipo de curso feito.

Como vimos, há como voltar a estudar depois dos 40 por meio de diferentes cursos. Portanto, não se deixe vencer pelo medo do novo e do desafio de retomar a sua educação. Você só tem a ganhar com esse passo, construindo um futuro pessoal e profissional muito mais promissor!

Ficou interessado em investir em uma graduação? Então aproveite para conhecer todos os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo que a Estácio oferece. São mais de 130!

Você também pode gostar

Deixe um comentário