Como funciona o SISU? Confira o passo a passo!
O Enem e o SISU andam praticamente juntos, sabia? Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível se candidatar em alguma universidade através do Sistema de Seleção Unificada. Mas, antes disso, é fundamental entender como funciona o SISU e o que é levado em conta no momento da candidatura.
Afinal, muitas vezes esse sistema pode assustar candidatos de primeira viagem – e a grande intenção deste artigo é minimizar isso. Abaixo, entenda como funciona o SISU 2024 e acompanhe um passo a passo didático para fazer a sua inscrição! Vamos lá?
O que é e como funciona o SISU?
Todos os anos, milhares de alunos se submetem à prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para se ter uma ideia, 3,1 milhões se inscreveram no exame em 2021. Essa prova tem como principal objetivo avaliar as competências e aprendizados dos estudantes durante os anos do Ensino Médio. Além disso, tem outras funções relacionadas a formação básica e avaliação do desempenho de professores.
Juntamente ao Enem, o SISU também submete vários alunos todos os anos que desejam ingressar em uma universidade. Conhecido como Sistema de Seleção Unificada, esse sistema informatizado do MEC abre diversas vagas em universidades e utiliza a nota do Enem para classificar todos os candidatos.
Está se perguntando como funciona a inscrição do SISU? De modo geral, é isso: as inscrições sempre acontecem pela internet. Para conseguir se cadastrar tranquilamente, é necessário ter feito o último Enem (o de 2023, neste caso) e não ter zerado a redação em hipótese alguma. Além disso, não pode ter realizado a prova na condição de treineiro, viu?
SISU 2024: confira as datas importantes
O cronograma de inscrições no SISU já foi divulgado e estima-se que 216 mil vagas sejam preenchidas neste ano. Vale a pena ficar de olho no site oficial para conferir qualquer mudança, combinado? Confira a seguir as datas mais importantes:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro
- Resultado: 30 de janeiro
- Período de matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Posso me inscrever no SISU 2024 e Prouni?
Falando no Enem de 2023, vale lembrar que ele também pode ser utilizado para ingresso no Programa Universidade para Todos, que seleciona estudantes para bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino particulares. Você pode fazer a inscrição no Prouni mesmo participando do SISU 2022 mas, se for selecionado para ambos, poderá escolher apenas um.
Vale lembrar que existem critérios para participar do Prouni. Para concorrer às bolsas, não pode ter zerado a redação e precisa ter atingido 450 pontos na média das notas do Enem. É indispensável, ainda, comprovar renda uma familiar de até 3 (três) salários-mínimos por pessoa. Além disso, os candidatos devem atender um dos requisitos a seguir:
- ter concluído o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa de estudos integral;
- ter concluído o ensino médio parcialmente em escola pública e privada com bolsa de estudos integral;
- ser PcD (pessoa com deficiência);
- atuar como professor na rede pública de ensino básico.
Como usar o SISU: confira o passo a passo completo
Para se cadastrar, os candidatos precisam ter uma conta em gov.br, um portal que unifica acessos a vários serviços digitais do governo. Depois de efetuar o cadastro, é preciso:
1 – Acessar o site do SISU com a conta do gov.br e aguardar o site fazer uma busca na base de candidatos do Enem 2023 utilizando o seu CPF;
2 – Aí, é hora de confirmar seus dados e, caso haja alguma informação incorreta, como nome, celular ou e-mail, aproveitar para atualizar;
3 – Depois, clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. É o momento de pesquisar até duas opções de cursos por cidade e instituição de ensino;
4 – Você é ampla concorrência ou possui sistema de cotas? Escolha uma dessas opções na plataforma;
5 – O mesmo procedimento é feito para os cursos de primeira e segunda opção;
6 – Lembre-se de checar todas as informações e as modalidades dos cursos escolhidos para não ter problemas na hora da matrícula;
7 – Depois de revisar tudo, você pode clicar em “Confirmar minha inscrição”;
8 – Feito isso, você ainda pode retornar para a tela “Minha inscrição” e checar mais uma vez as informações enviadas para o SISU 2024.
Como funciona o SISU: veja as perguntas frequentes!
Abaixo, listamos as principais perguntas que os vestibulandos de primeira viagem têm sobre como funciona o SISU 2024. Dê uma olhada e tire suas dúvidas!
Qual a nota mínima para entrar no SISU?
Atualmente, não existe uma nota mínima para o SISU 2024. A grande questão é que, para o candidato conseguir se inscrever, ele não pode ter zerado a redação.
Como funciona o sistema de pesos do SISU?
O sistema de pesos do SISU depende da universidade. Cada universidade pode atribuir diferentes pesos para as cinco notas, de acordo com cada curso escolhido.
Exemplo: uma faculdade pode atribuir peso 2 para a nota de redação em um curso que envolve mais a parte textual, enquanto que, para um curso de Engenharia, o peso maior é atribuído à parte de exatas.
Mas e a nota de corte?
Apesar de não haver uma nota mínima para o SISU 2024, existem as notas de corte de cada curso – que dependem também da universidade que você deseja.
Vamos a um exemplo:
Em 2020, a média do último candidato classificado em Medicina em X universidade foi de 700. Em 2023, portanto, essa será a nota de corte (ou “nota mínima” para ingresso de um candidato).
A nota de corte pode ser considerada, então, como uma nota de referência caso você deseje entrar em algum curso concorrido. Ou seja, para conseguir entrar, você precisa tirar uma nota maior que a de corte.
O que fazer depois do SISU?
Após entender como funciona o SISU e se inscrever, você deve aguardar os resultados. Se você passar, irá receber orientações específicas sobre como fazer sua matrícula na universidade escolhida. Se não, você ainda pode utilizar sua nota para entrar em uma faculdade privada.
Entender como funciona o SISU e como usar sua nota pode ser imprescindível para o seu futuro e a sua carreira. É simples! Você precisa apresentar suas notas no momento de ingresso. A depender dela, você precisará (ou não) fazer o vestibular próprio daquela faculdade – o que economiza seu tempo e sua disposição, né?
Gostou do artigo? Esperamos que sim! Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o SISU, aproveite para saber o que fazer se não passou na prova do Enem.