Como começar a estudar agora? Conheça as opções!

4 minutos para ler

Já passaram os principais vestibulares do ano e, agora, faltam apenas os resultados! De qualquer forma, retomar os estudos nesse período pode ser uma ótima escolha, principalmente, para aqueles que perderam algum vestibular, o Enem ou já sabem que não foram tão bem nas provas. Mas, como começar a estudar agora? 

A boa notícia é que existem várias alternativas para quem deseja se qualificar sem perder tempo. Então, quer entender como começar a estudar e as principais possibilidades de estudo para 2021? Siga com a leitura!

Como começar a estudar caso eu tenha perdido o Enem ou outro vestibular?

Bem, atualmente, várias faculdades não seguem mais os modelos tradicionais de ingresso (com início apenas no começo do ano ou no segundo semestre). Dessa forma, você pode fazer vestibular em diferentes épocas do ano, de forma presencial e online.

Para estudar para esses vestibulares, é necessário que você planeje um cronograma bem definido de matérias – esse conteúdo pode te ajudar! Além disso, os cursos também estão passando por modificações que permitem que você estude e consiga uma qualificação em pouco tempo.

Vamos a alguns deles!

Tecnólogo

Hoje um dos modelos mais valorizados pelo mercado é o tecnólogo – que possui duração de apenas de dois ou três anos.

Esse tipo de curso foca no aprendizado de áreas específicas, dando uma visão mais técnica ao estudante. Diferentemente do bacharelado, que traz uma grande carga horária de disciplinas teóricas.

Além do tecnólogo, os cursos EAD podem dar um grande ânimo para aqueles que já querem ingressar na vida acadêmica – e é dele que falaremos abaixo

EAD

Os cursos a distância, ou EAD, já são uma realidade no Brasil. Atualmente, existem mais de 9 milhões de estudantes matriculados nessa modalidade.

Com o surgimento da pandemia, fechamento das faculdades e cancelamento das aulas presenciais, as pessoas perceberam que estudar de forma online é possível e muito funcional.

As universidades e faculdades com cursos EAD trabalham com uma plataforma digital onde é possível acessar o cronograma de aulas, fazer exercícios, tirar dúvidas com professores e tutores, bem como interagir com outros alunos.

Vestibular-online

Isso faz com que você seja guiado em todo o processo de aprendizagem. Porém, existem muito mais recursos que a educação a distância pode oferecer.

Possibilidades de estudos em 2021

Mulher com caderno no colo fazendo anotações sobre como começar a estudar

Como começar a estudar no curso dos sonhos ainda no início de 2021? Abaixo, te apresentamos diversas possibilidades!

Já deu para notar que você não precisa esperar uma data certa para investir nos estudos, certo? Também não é necessário esperar a pandemia chegar ao fim e o ritmo de aulas normalizar. Afinal de contas, o ensino digital está aí para facilitar a vida de quem quer começar a estudar agora.

Junto a isso, o papel do aluno também se altera. Do sujeito passivo, que apenas recebe a informação do professor, para um sujeito ativo, que tem papel essencial na construção do conhecimento. Assim, você pode seguir para o processo tradicional em sala de aula, procurar graduações no formato EAD, fazer cursos livres, nanodegrees ou tecnólogos.

Suas chances na Estácio!

Como apresentamos, existem diversas formas de iniciar seus estudos de forma rápida. Porém, antes de tudo, é essencial escolher uma instituição de qualidade que o ajude no processo de aprendizagem. E a Estácio está aqui para isso.

Certo, mas como eu faço para começar a estudar na Estácio? Bem, para ingressar em uma graduação, existem 4 possibilidades.

Primeira possibilidade

Entrar na Estácio utilizando a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular específico.

Segunda possibilidade

Ingressar através do vestibular Estácio. Basta entrar no site, escolher o curso, preencher o cadastro e definir se quer fazer a prova de modo presencial ou online. Em seguida, escolha a data e o horário e pronto. Tudo sem burocracia.

Terceira possibilidade

Quem já tem uma formação superior, também pode ingressar na Estácio usando a opção 2ª graduação.

Quarta possibilidade

Por fim, há também a possibilidade de transferência para os estudantes que cursam uma faculdade em outra instituição.

Agora, que tal fazer já a sua inscrição em um curso superior? Comece agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário