Por que fazer Ciências Aeronáuticas na Estácio?

6 minutos para ler

Você já ouviu falar no curso de Ciências Aeronáuticas? Nele, o aluno não aprende apenas a parte teórica, que permite atuar em diversas funções administrativas, mas também obtém permissão para seguir carreira como piloto comercial.

O curso oferecido pela Estácio é um dos mais importantes da área. A instituição é um dos maiores e mais conceituados grupos do setor educacional brasileiro. No ensino presencial, atua em 23 estados e no Distrito Federal, enquanto a educação a distância engloba todo o Brasil por meio dos mais de 600 polos de EAD.

Continue a leitura e conheça mais sobre o curso de Ciências Aeronáuticas e seu diferencial na Estácio!

Como é o curso de Ciências Aeronáuticas?

O curso de Ciências Aeronáuticas teve início na Estácio em 2002 e pode ser concluído em 4 anos (8 períodos letivos). No entanto, os alunos que têm licença de Piloto Comercial de avião ou helicóptero, com um mínimo de 250 horas de voo, podem conseguir isenção das disciplinas que já dominam, dependendo de uma avaliação.

O objetivo do curso é preparar os alunos para atuarem nos diversos setores relacionados à aviação civil. Durante a graduação, você vai estudar conteúdos teóricos de Matemática, Física, Estatística e Direito, além de ter aulas em laboratórios, praticando simulações de voo.

O curso é indicado para:

  • jovens recém-formados no Ensino Médio e que desejam trabalhar em atividades ligadas à aviação civil;
  • pessoas com diploma técnico ou de graduação em qualquer área do conhecimento, mas que têm o sonho de atuar no setor da aviação civil;
  • pilotos que já exercem a atividade, mas ainda não têm o diploma de nível superior e querem se aprimorar.

Quais são as principais áreas de atuação?

O curso tem disciplinas teóricas e práticas que formam um profissional preparado para qualquer atividade. É possível seguir carreira em todas as divisões da aviação civil e estatal. A profissão é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As principais áreas de atuação são:

  • gestão de empresas aéreas;
  • gestão de aeroportos;
  • gestão de segurança;
  • gestão da aviação civil contra atos de interferência ilícita;
  • empresas de transporte aéreo;
  • táxi-aéreo e órgãos governamentais que utilizem o transporte aéreo (ou sejam responsáveis pela sua gestão).

As principais dicas para quem quer atuar na área é estar sempre atualizado em relação à legislação aeronáutica em vigência e acumular horas de voo. As empresas aéreas — principais empregadoras — exigem experiência de voo, inglês fluente e formação superior.

Para isso, uma opção é procurar um emprego de copiloto em táxis-aéreos. Se você quiser descobrir se gosta de voar e trabalhar por escala, tente começar com voo em aeroclubes ou escolas de aviação. Não tenha medo dos desafios e busque sempre novas oportunidades. Isso é importante para qualquer pessoa que deseja crescer na carreira.

Como escolher uma faculdade confiável?

Para ter uma boa formação em Ciências Aeronáuticas, é fundamental escolher uma faculdade reconhecida e confiável. Confira o que analisar antes de decidir em qual instituição estudar.

Autorização do MEC

O primeiro passo é avaliar se a faculdade que você deseja ingressar tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. Esse parecer é indispensável para a validade do diploma e para que você não tenha problemas no futuro.

Vestibular-online

Professores qualificados

A boa qualidade do ensino está diretamente relacionada a bons professores, qualificados e didáticos. Por isso, é importante conhecer o corpo docente da instituição e avaliar o currículo dos educadores. Observe qual é a experiência deles no mercado de trabalho e se são mestres ou doutores.

Valor da mensalidade

O valor das mensalidades é outro ponto importante para quem pretende estudar em uma faculdade particular. Analise quanto isso vai impactar no seu orçamento e procure saber se a instituição oferece algum programa de desconto ou bolsas de estudo. Esse auxílio é fundamental para que você consiga conciliar os estudos e faça uma boa graduação.

Por que estudar Ciências Aeronáuticas na Estácio?

A Estácio tem grande experiência na área, afinal, são 19 anos de curso. Ele foi criado pelo ex-ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro Gandra, que trouxe para a Estácio um time de especialistas em suas áreas. Assim, foi possível desenvolver um conteúdo inédito a ser ministrado para futuros tripulantes e gestores da aviação civil.

Conheça outros motivos para cursar Ciências Aeronáuticas na Estácio!

Alta empregabilidade

A alta empregabilidade dos profissionais graduados na Estácio comprova a qualidade do ensino. Eles têm uma boa capacidade de se adaptarem às mudanças do mercado e, com isso, mantém 80% de empregabilidade dos seus egressos com coeficiente de rendimento acima de 7 (sete).

Conteúdos abrangentes

A abrangência do conteúdo do curso permite uma rápida adaptação às mudanças de mercado característica dos dias atuais. Além disso, o aluno pode começar sem as condições financeiras ideais para se tornar um tripulante e construir essa posição ao longo do curso, sem ter que abandonar seu sonho de tripular uma aeronave.

O curso da Estácio desenvolve inteligência na aviação civil e está cada vez mais focado em colaborar com o desenvolvimento de profissionais para o ramo da aviação.

Conexão com o mercado

A Estácio oferece uma plataforma online — a Estácio Carreiras — com serviços de treinamento, orientação profissional e milhares de vagas de estágio e emprego exclusivas para os alunos da instituição de ensino.

Biblioteca virtual

Além do acervo físico presente nas unidades da Estácio, os alunos têm acesso à Biblioteca Virtual, que disponibiliza um excelente acervo de livros. Dessa forma, seus estudos ficam ainda mais completos.

Vantagens exclusivas

Os alunos da Estácio têm direito ao seguro educacional. Esse benefício garante a continuidade dos seus estudos em situações adversas, como crise financeira ou demissão. Dessa forma, você não precisa abrir mão do seu diploma.

Outra vantagem é o Clube do Aluno, que oferece descontos em diversas categorias e nos melhores estabelecimentos, como livrarias e academias. Isso é fundamental para que você possa manter seu bem-estar durante a graduação.

O curso de Ciências Aeronáuticas é o ideal para quem se identifica com a área e quer atuar com aviação. Com a missão de educar para transformar, a Estácio defende que a educação é capaz de transformar e melhorar a sociedade. Seus valores são pautados na inovação, meritocracia, ética, resultado, excelência e hospitalidade.

Gostou do assunto e quer conhecer melhor a Estácio? Então, entre em contato conosco e prepare-se para o vestibular!

Você também pode gostar

Deixe um comentário