Atrasado na faculdade? Fique tranquilo e saiba como acompanhar a turma!
Você levou um tempo para descobrir qual curso fazer e acabou entrando atrasado na faculdade? Afinal, o que fazer para acompanhar a sua turma e ficar por dentro do conteúdo que já foi visto? Quais técnicas podem ajudar nesse sentido?
Neste post, você encontrará dicas para solucionar essas e outras dúvidas relacionadas ao tema. Além disso, também abordaremos algumas técnicas de estudo que são muito úteis no dia a dia. Acompanhe até o fim para saber mais!
Como acompanhar a turma que já está em andamento?
Em primeiro lugar, saiba que é normal sentir certo desnível em relação aos colegas se você entrou na faculdade e o curso já estava em andamento. Esses primeiros momentos podem ser desafiadores e até mesmo confusos, mas é preciso ter bastante calma, pois é possível se recuperar e acompanhar a turma.
Uma das formas de superar tais efeitos é contar com serviços e mecanismos específicos desenvolvidos pela sua instituição para situações como essa. Dessa maneira, você terá o suporte necessário para minimizar os obstáculos encontrados no menor tempo possível.
A Estácio, além de ser um dos mais respeitados grupos do setor educacional no Brasil, conta com vários recursos para auxiliar os alunos que entram atrasados na faculdade, acompanhando a adaptação e o progresso de cada um deles.
Como a Estácio se propõe a ajudar quem entrou atrasado na faculdade?
O atraso em uma graduação pode acontecer por diversos fatores, aos quais todos estamos sujeitos, como:
- reprovação em uma disciplina;
- mudança de curso;
- matrícula tardia;
- dificuldade de ambientação e/ou aprendizagem no ensino superior;
- entre outros.
Para situações como entrada tardia, transferência de curso e dificuldade de adaptação, a Estácio tem ações especiais que promovem o nivelamento. Na prática, elas auxiliam a retomar os conhecimentos prévios, que são importantes para as disciplinas iniciais do curso. Imagine que, ao entrar em Engenharia, você precise relembrar alguns conceitos de Matemática ou Física — no início, isso pode representar uma lacuna em sua formação, concorda?
Com esses programas, você receberá conteúdos de base, como Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia e assim por diante. Eles ficam disponíveis tanto para quem faz um curso na modalidade EAD (educação a distância) quanto para os alunos dos cursos presenciais. Desse modo, é possível revisar assuntos que você estudou há muito tempo, por exemplo — tudo no ritmo de sua preferência e de acordo com as suas necessidades, é claro!
Recentemente, a Estácio iniciou um projeto que se chama Reforço ao Vivo. A parte mais interessante dessa iniciativa é que ela se divide em áreas de conhecimento, ou seja, quem entra em Direito encontrará um programa específico, ao passo que os alunos de Enfermagem terão acesso a outras informações. Lá, os conteúdos vistos ao longo do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, que tendem a ser importantes nos primeiros períodos da faculdade, podem ser revisitados.
Além disso, nos dois primeiros meses de aula em cursos da Estácio, é feita uma transmissão de aulas ao vivo. Usando as funcionalidades do chat, você pode tirar suas dúvidas com o professor que está dando a aula e com os plantonistas disponíveis. A grande vantagem de assisti-la enquanto ela acontece é a possibilidade de tirar suas dúvidas em tempo real. No entanto, se você perder alguma delas, não é preciso se preocupar — basta assistir a gravação depois, quando você tiver tempo.
Outro projeto da instituição que merece ser destacado é o Nova Chance, que tem o objetivo de dar suporte ao estudante que tirou uma nota baixa na primeira prova. Ele contempla mais de 100 disciplinas dos períodos iniciais dos cursos. Nesse caso, se você obtiver uma pontuação insatisfatória no começo do semestre, terá a oportunidade de estudar novamente os conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem e agendar uma nova avaliação.
Quais são as 4 melhores técnicas de estudo para quem entrou atrasado na faculdade?
Agora que você já sabe que é viável entrar atrasado na faculdade e ainda assim ter um bom rendimento, é hora de conhecer algumas técnicas de estudo que poderão ser bem úteis em seu dia a dia. Veja, a seguir, quais são elas e como aplicá-las de modo efetivo.
1. Faça aulas de reforço
Aulas de reforço são estratégias eficazes para resolver as dúvidas que restaram e revisar conceitos que você aprendeu há muito tempo. Elas são especialmente proveitosas para fazer uma avaliação ou escrever uma monografia.
A boa notícia é que não é preciso contratar um professor particular para isso — na Estácio, por meio do programa Prepara, você terá acesso a diversas aulas desse tipo. Elas são ministradas antes das semanas de provas e têm como foco as disciplinas com altos índices de reprovação.
2. Resolva suas dependências
Ninguém merece ter o curso atrasado por conta de uma dependência, não é mesmo? Portanto, nada melhor do que resolvê-las de uma vez! O Programa Dependência da Estácio permite cursar a disciplina que você reprovou de modo online. Depois, é possível agendar uma prova e se dirigir até a sua unidade para fazê-la. São mais de 500 disciplinas nesse projeto — se necessário, você pode até fazer uma matéria de forma simultânea com os pré-requisitos dela, por exemplo.
3. Entre em grupos de estudo
Estudar pode ser uma atividade estimulante, e participar de alguns grupos de estudo tende a fazer muita diferença. Ao montar um grupo, tome cuidado para não chamar pessoas demais e tenha certeza de que todos os envolvidos estão interessados em aprender.
4. Aproveite os trabalhos em grupo
Você gosta ou não de fazer trabalho em grupo? Detestada por uns, adorada por outros, essa modalidade de avaliação é uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprender com os colegas. Lembre-se de que a vida profissional na atualidade envolve muitas atividades em equipe, o que torna essa competência bem relevante.
Enfim, entrar atrasado na faculdade pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, tudo se ajeita. Para facilitar ainda mais o processo de adaptação, tente aproveitar seu tempo na faculdade para fazer amigos e contatos profissionais.
Se você gostou do texto e quer acompanhar outras dicas sobre educação, siga nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.