30 dias para o Enem: saiba como se preparar nessa reta final
Faltam 30 dias para o Enem e o que você precisa fazer agora? A primeira e mais importante dica é manter o foco e não desanimar logo na reta final. Além disso, com a prova batendo à porta, você pode adotar algumas medidas de controle da ansiedade.
Esse é um período importante que conclui um longo processo, como estudar para o Enem durante todo o ano. Só que isso não significa parar com o seu progresso, sabia? A seguir, vamos dar algumas dicas de como se preparar faltando 30 dias para o Enem, sem perder o foco na prova e sem criar mais pressão. Confira!
Faça um cronograma de revisão
Faltam 30 dias para o Enem, então, o foco não é mais em aprender um novo conteúdo, agora, é preciso começar a revisar os conceitos vistos anteriormente. Mas para isso, é importante criar um planejamento.
Reformule seu cronograma de estudos de modo a contemplar apenas a revisão dos assuntos já estudados. Podendo colocar cada dia semana a revisão de um conteúdo, por exemplo, na segunda-feira revisão de Matemática e Química, dessa forma, o foco deve ser naquilo que você viu.
Assim, você mantém todo o conteúdo fresco na sua cabeça e consegue descansar na reta final, faltando 30 dias para o Enem.
Separe também os conteúdos que precisam ser prioridade
Quando estiver montando seu cronograma de revisão, pense também naqueles conteúdos que são sua prioridade, levando em consideração o curso que deseja, ou aquelas matérias que têm mais dificuldade.
Dessa forma, você conseguirá focar naquilo que poderá impulsionar seus resultados na prova.
Utilize técnicas de memorização
Ao se preparar para o exame, vai ser necessário decorar alguns conceitos e fórmulas, principalmente sobre os conteúdos que caem em Ciências da Natureza e Matemática no Enem.
Duas ferramentas que vão ajudar nesse sentido são os flash cards e aplicativos para estudar, que estimulam o raciocínio e a memorização. Por isso, quando estiver na reta final, faltando 30 dias para o Enem, separe alguns dias da semana para trabalhar com essas técnicas, de forma que você consiga revisar os conteúdos e memorizar os principais pontos de cada área do conhecimento.
Estabeleça objetivos diários
Para não desanimar faltando só 30 dias para o Enem, você pode estabelecer pequenos objetivos diários e que são verdadeiramente alcançáveis, isso porque, esse não é o momento de se pressionar demais, pelo contrário, nesta reta final, quase pré-enem, o importante é cuidar para não ficar muito ansioso e tirar o pé do acelerador
Alguns exemplos são criar cinco flash cards para revisar dois módulos de Física ou assistir a uma videoaula para o Enem na plataforma Enem Action. Viu só como é uma meta possível? Assim, dá para manter os estudos com qualidade, evitando a sobrecarga nesses 30 dias para o Enem..
Aprenda a respirar e relaxar
Nesse momento, a prioridade é começar a descansar e controlar a ansiedade. Portanto, você vai precisar aprender a respirar e se permitir relaxar.
Algumas técnicas de meditação, exercícios físicos, filmes e séries, hobbies, entre outras atividades são muito bem-vindos. Tudo isso estimula o descanso e ajuda a manter a sua energia alta para enfrentar os desafios do exame.
Pratique um ensaio mental
Como você vai se comportar no exame influencia diretamente no desempenho, por isso ensinar é uma maneira de se preparar melhor. Tente fazer a prática da visualização, imaginando-se no grande dia, realizando cada atividade.
Tente se ver fazendo cada tarefa, como preparar seu lanche, pegar sua caneta e documentos, dirigir-se ao local de prova, sentar-se no seu lugar, receber os cadernos, respirar, limpar a mente e responder às questões com calma.
Faça simulados
Outra estratégia para estudar a 30 dias para o Enem é fazer simulados da prova, alguns cursinhos pré-vestibular que fazem simulados abertos ao público, para que os alunos entendam melhor como funciona a prova, não tendo um baque tão grande quando chegar o grande dia.
Esse tipo de estratégia é interessante como um treino de resistência, já que o Enem é uma prova de dois dias com uma extensa duração, então, os candidatos acabam se cansando ao longo do dia, por isso é importante realizar simulados.
Aplique a PNL na sua rotina
A Programação Neurolinguística (PNL) tem sido uma aliada na retenção dos conteúdos pelos estudantes. Aplicar técnicas mnemônicas e se visualizar realizando a prova com dedicação, por exemplo, são práticas dessa linha que ajudam a tranquilizar e a melhorar seu aprendizado.
Ademais, ter boas noites de sono nos dias que antecedem o Enem é fundamental para garantir o descanso completo e uma boa preparação para a prova. Logo, tente criar uma rotina que ajude a higienizar seu sono e a dormir bem.
E como se preparar para o Enem em 15 dias?
Agora faltam 15 dias para o Enem e você não sabe como se preparar? Calma que ainda dá tempo!.
Nesta reta final, o mais importante é manter a calma, buscar ter boas noites de sono, e colocar em práticas as dicas que demos anteriormente:
- Programe seus estudos: revise os principais temas, utilizando técnicas de memorização;
- Faça simulados ou provas anteriores: isso ajuda a te deixar mais familiarizado com o estilo da prova e te ajuda a entender como deve se comportar no dia;
- Pense em estratégias para a prova: um método bem conhecido é a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Ele te ajuda a entender a coerência pedagógica da prova, para que você não chute na prova e perca chances de ter uma boa pontuação. A ideia principal da TRI é ser um sistema “antichute”;
- Aqui também vale checar o peso dado para área do conhecimento, a depender do curso que deseja, com isso fica mais fácil decidir por qual área irá começar. Uma outra dica é não deixar a redação por último no dia da prova, porque ela costuma ter um peso maior na maioria dos cursos.
Viu só como é possível manter a concentração e a produtividade nesses últimos 30 dias para o Enem? Tudo que você precisa é saber que já deu seu melhor durante o ano e agora é a hora de começar a colher os frutos, descansando e revisando os conceitos já estudados.
Gostou das dicas deste post? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos novos conteúdos!
Estou interessado na profissão de medicina. Só quero saber se poderei pagar às despesas. Eu tenho dinheiro, mas, quero saber se me faltará ao que tenho
Olá, Carlos, tudo bem?
Medicina realmente é um curso incrível, temos uma infra nota 1000 e com excelentes professores para ajudar na sua formação. Para saber o valor do curso, poderia entrar em http://www.estacio.br e escolher qual unidade te atenderia, os valores são expostos no site.