7 motivos que mostram que você deve estudar Psicologia na Estácio!

estudar psicologia
7 minutos para ler

Estudar Psicologia tem se tornado o sonho de muita gente. Afinal, compreender a mente humana e conhecer técnicas específicas para lidar com problemas emocionais são atividades de uma carreira intrigante, concorda? Mas para ter um bom preparo e ficar à altura das exigências da profissão, é preciso contar com uma formação sólida — e a Estácio pode guiar você por esse caminho.

Leia este post para conhecer um pouco mais sobre o curso e as áreas de atuação do psicólogo. Veja, ainda, 7 motivos para você estudar Psicologia na Estácio que vão garantir o seu sucesso!

O mercado para o graduado em Psicologia

O psicólogo ocupa um papel de extrema relevância na sociedade, o que garante um bom retorno em termos de mercado de trabalho. Quem decide estudar Psicologia tem pela frente um caminho com amplas possibilidades de atuação.

Para quem não tem muito conhecimento sobre essa profissão, ainda pode pensar no psicólogo como aquele profissional que atende em consultório, conduzindo o tratamento de transtornos mentais. No entanto, o atendimento clínico é apenas uma das áreas da Psicologia. O graduado pode seguir diversos outros ramos da carreira. A seguir, conheça os principais campos de atuação do psicólogo:

Psicologia Clínica

Começamos com essa que, de fato, foi a primeira área da Psicologia. No atendimento clínico, o profissional utiliza técnicas de avaliação psicológica, investiga as psicopatologias, conclui psicodiagnósticos e propõe a melhor forma de intervenção psicoterápica.

Psicologia Escolar

O psicólogo escolar tem sido cada vez mais requisitado, uma vez que pode intervir em questões como:

  • desenvolvimento cognitivo e observação de desvios no processo de aprendizagem;
  • capacidade de adaptação e de convívio entre as pessoas que participam do ambiente escolar;
  • avaliação de problemas emocionais que interferem no desenvolvimento do aluno e encaminhamento para outros profissionais, quando necessário.

Psicologia Hospitalar

No ambiente hospitalar, o psicólogo acompanha os pacientes e seus familiares em momentos de fragilidade emocional e oferece apoio para facilitar os processos de adaptação e recuperação.

Psicologia Jurídica

O psicólogo jurídico atua em conjunto com os operadores do Direito e, por meio da avaliação psicológica, apresenta respostas que auxiliam na resolução dos casos judiciais. Processos de adoção, violência doméstica e até investigação de homicídios podem requerer laudos psicológicos.

Psicologia do Esporte

No ramo desportivo, o psicólogo trabalha a influência dos fatores psicológicos sobre o desempenho físico dos atletas. Além de observar a performance individual dos esportistas, o profissional também desenvolve estratégias para estimular equipes e aumentar a coesão grupal.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Em termos de empregabilidade, a área Organizacional abre muitas portas para quem decide estudar Psicologia. Já nos primeiros semestres do curso, é possível encontrar oportunidades de estágio nesse ramo de atuação — em agências de emprego, consultorias especializadas ou empresas de vários segmentos.

O psicólogo organizacional é responsável por atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, entre outras atribuições.

Além das áreas que citamos como as principais, o psicólogo também pode seguir carreira em Psicologia Social, Psicologia do Trânsito, Psicopedagogia, Neuropsicologia, suporte psicológico em emergências e desastres etc.

O curso de Psicologia da Estácio

A graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá teve suas primeiras atividades no ano de 1988, no campus Rebouças (RJ). Atualmente, o curso é encontrado em diversas faculdades Estácio, de Norte a Sul do país.

O curso tem duração total de 10 semestres e confere ao estudante o título de bacharel em Psicologia. A proposta curricular da graduação é baseada em duas ênfases: Processos Clínicos e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde.

​Em resumo, as principais matérias do curso de Psicologia da Estácio incluem:

  • Psicologia Social;
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano;
  • Psicologia da Personalidade;
  • Psicopatologia;
  • Psicologia Experimental;
  • Saúde, Gênero e Sexualidade;
  • Clínica Psicanalítica;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • Neuropsicologia;
  • Saúde Mental e Psicologia na Era Digital;
  • Terapia Existencial e Humanista;
  • Psicoterapia com Crianças;
  • A Psicologia na Prevenção de Suicídio;
  • A Psicologia Analítica de Jung;
  • Psicologia das Emergências e Desastres.

Os 7 motivos para você estudar Psicologia na Estácio

Até aqui, você conheceu um pouco mais sobre as áreas de atuação do psicólogo e teve uma prévia dos conteúdos que serão vistos no curso. Agora, veja 7 razões indiscutíveis para estudar Psicologia na Estácio e garantir uma formação de qualidade!

1. Reputação da instituição

Conforme o ensino superior se tornou mais acessível — sobretudo com a popularização da educação a distância (EAD), agora conhecida também como ensino digital —, a quantidade de faculdades também aumentou. Então, para acertar na sua escolha, prefira contar com a credibilidade de uma instituição conhecida como a Estácio, com reputação positiva e autorização do Ministério da Educação (MEC). 

2. Qualidade do ensino

A nota do MEC é um dos indicadores de qualidade de um curso superior. Além disso, a experiência acadêmica dos ex-alunos e o direcionamento de carreira também podem ser usados como referência. Na Estácio, nós garantimos a qualidade do ensino!

3. Corpo docente

Outro ponto que você deve considerar para estudar Psicologia é a qualificação do corpo docente. Afinal, os professores não vão apenas transmitir teoria, mas também vão compartilhar seus conhecimentos práticos. Aqui na Estácio, temos docentes com nível de doutorado e com ampla experiência no mercado. Assim, o aluno obtém um aprendizado enriquecido em diferentes abordagens, como:

  • Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • Psicanálise;
  • Existencial Humanista;
  • Gestalt;
  • Análise Junguiana.

4. Relacionamento com o aluno

Você também vai achar que estudar Psicologia na Estácio foi sua melhor escolha, especialmente quando se deparar com o relacionamento que a instituição constrói com seus alunos. O estudante pode contar com diversos recursos que contribuem para o seu crescimento acadêmico, assim como é incentivado a ter um plano de carreira desde o início da graduação.

5. Infraestrutura

Para estudar Psicologia, o estudante não tem contato somente com a extensa carga teórica das ciências psicológicas, mas também lida com diversas ferramentas de estudos. Nesse sentido, já pode se sentir bem amparado, porque a Estácio é reconhecida por sua excelente infraestrutura, com laboratórios voltados a disciplinas específicas, biblioteca física e virtual, salas de estudo e muito mais.

6. Parcerias e oportunidades de estágio

A Estácio mantém contato com um grande número de empresas, que buscam pessoas qualificadas para as vagas de estagiários ou mesmo para integrar suas equipes em contrato efetivo. Dessa forma, o estudante que pretende iniciar sua jornada profissional tem acesso a um portal de vagas com milhares de oportunidades de emprego e estágio.

7. Foco em carreira

Com todas as vantagens já citadas, é certo dizer que a Estácio se preocupa com a empregabilidade e com o futuro de seus alunos. Por isso, o foco em desenvolvimento é nítido desde o início da faculdade. Os estudantes podem, inclusive, contar com os serviços gratuitos de um orientador online, por meio de uma plataforma exclusiva de incentivo profissional, a Estácio Carreiras.

Acabaram suas dúvidas? Esperamos que sim! Se você tem o objetivo de estudar Psicologia, agora já sabe um pouco mais sobre a diversidade de áreas de atuação do psicólogo. Além disso, sabe também que a qualidade da sua formação depende muito da instituição escolhida. Então, conte com a Estácio para chegar mais longe!

A faculdade de Psicologia dos seus sonhos é na Estácio. Saiba mais sobre o curso e suas possibilidades!

Calouro a bordoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar