Pensando em estudar Pedagogia? Descubra como a Estácio pode ajudar você!

estudar pedagogia
6 minutos para ler

Escolher uma faculdade não é das tarefas mais fáceis, concorda? Afinal, é preciso avaliar inúmeros pontos, como corpo docente, infraestrutura, empregabilidade, reputação perante o Ministério da Educação (MEC) e assim por diante. Se você está pensando em estudar Pedagogia, não deixe de considerar nenhum desses fatores!

Levando isso em conta, entrevistamos o Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Rainha, que é Gestor Nacional da área de Educação da Estácio — um dos mais importantes grupos educacionais do país — e preparamos este conteúdo especial!

Ao longo do texto, você entenderá por que optar por esse curso e quais razões fazem da Estácio uma opção excelente para quem deseja trilhar um caminho tão apaixonante quanto a Pedagogia. Boa leitura!

Por que estudar Pedagogia? 

Conforme divulgado pela Catho em 2018, Pedagogia é o terceiro curso com maior número de matrículas no Brasil, ficando atrás apenas de Direito e Administração. Com vastas possibilidades de atuação, os profissionais formados na área são cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho, por meio das instituições de ensino, principalmente. O seu perfil tende a combinar com essa graduação, se você:

  • gosta do contato frequente com pessoas de todas as idades;
  • vê na Educação e na Cultura a chance de transformar a sociedade para melhor;
  • aprecia as práticas e as rotinas escolares e/ou acadêmicas.

Ao refletir sobre o histórico do curso em nosso país, Rodrigo traz reflexões relevantes sobre o momento presente. “Durante anos, os cursos da área funcionaram com a ideia de habilitações fragmentadas. Em todas as instituições, a formação era segmentada — professores da educação infantil e da educação básica, dos gestores, dos pedagogos para empresas, e assim por diante. Na Estácio, há essa busca por um modelo mais amplo”, comenta.

Quando as diferentes habilitações foram unificadas graças a uma iniciativa do governo federal, o curso de Pedagogia surgiu, permitindo que instituições como a Estácio pudessem elaborar conteúdos ainda mais bem estruturados. Por conta dessas características, abriu-se a oportunidade para que os pedagogos atuassem em vários mercados distintos, desde que se relacionassem ao papel e à dinâmica dessa área do saber.

Ou seja, quem se forma nesse curso, acaba reunindo habilidades e competências que durante muito tempo foram divididas em diferentes formações. Tal fato dá uma noção de quão abrangente e enriquecedora é essa carreira. Além disso, estudar Pedagogia é uma ótima escolha para quem procura se manter por dentro das novidades e tendências de várias áreas, a fim de orientar outras pessoas — alunos ou não.

Como a Estácio ajuda a vencer desafios profissionais?

Reconhecida como uma faculdade particular de excelência, a Estácio oferece uma grande base curricular na graduação de Pedagogia. Afinal, essa formação está relacionada a conteúdos e metodologias específicas, que são indispensáveis para quem deseja trabalhar com a educação infantil, por exemplo. “Nossas brinquedotecas são abertas ao público — a ideia é ter a comunidade próxima, para desenvolver práticas que são fundamentais para os professores que trabalharão nos diversos segmentos da educação básica”, explica Rodrigo.

Ainda de acordo com o especialista, o curso tem uma base de supervisão e orientação para que os professores possam trabalhar dentro das equipes pedagógicas das escolas. Dessa forma, atuações que antes eram fragmentadas são executadas de forma multidisciplinar.

Na Estácio, a estruturação curricular é o segundo campo de atuação dos alunos, seguido pela gestão escolar. “Além disso, há inúmeros jovens empreendedores que buscam, a partir do domínio da gestão escolar, desenvolver ou abrir escolas, criar centros de ensino e outros espaços — esse mercado é muito bacana, porque viabiliza uma leitura empreendedora”, comenta Rodrigo.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Por fim, ainda que não seja o mercado principal, há a figura do pedagogo que atua em espaços distantes do âmbito escolar, como ONGs, hospitais e empresas, guiando o desenvolvimento de projetos educacionais, de inovação e gestão do aprendizado. Por conta das novas dinâmicas, essas possibilidades têm sido ainda mais exigidas.

Como é o curso de Pedagogia da Estácio?

O curso de Pedagogia da Estácio existe desde o final da década de 70 e atualmente é oferecido nas modalidades EAD ou presencial. Ele tem 4 anos de duração — “sempre tivemos um curso de 8 períodos, porque entendemos que há uma necessidade de auxiliar os alunos a desenvolverem todo o seu potencial”, aponta Rodrigo.

Em relação às disciplinas da grade, elas contemplam eixos voltados à cidadania e à formação do indivíduo, essenciais para instrumentalizar os educadores como agentes sociais. O currículo também abrange uma carga importante sobre conteúdos e metodologias, a fim de desenvolver uma relação profunda entre a teoria e a prática.

Pode-se dizer que o foco da formação recai na ideia do desenvolvimento de práticas. Rodrigo explica que “o profissional só pode ser formado se ele for provocado a elencar essas práticas de modo contínuo”.

As práticas de pesquisa, por sua vez, são primordiais. Isso é possível porque a Estácio não vê o professor como um mero executor de planejamentos ou métodos, mas como alguém que precisa aprender a debater, a discutir e a perceber o que significa seu campo de atuação — qual é o papel dos pedagogos e, sobretudo, qual é o papel da Educação.

Por que estudar Pedagogia na Estácio?

A Estácio é uma das universidades mais transformadoras do país. Para se ter ideia, os números do MEC ligados à instituição atendem aos padrões de qualidade estabelecidos — a nota em um dos principais índices, o Indicador de Diferença entre os Desempenho Observado e Esperado (IDD), comprova exatamente isso. Como se não bastasse, o curso obtém notas excelentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Além disso, a estrutura da faculdade é bastante acolhedora. “Nossos alunos se sentem queridos por meio de mecanismos que promovem a interação saudável entre os veteranos e os ingressantes, para que sejam preparados e desenvolvidos, por exemplo”, ressalta Rodrigo.

A partir disso, quaisquer dificuldades podem se encaradas, porque os estudantes se aprimoram como pessoas e como cidadãos, aperfeiçoando técnicas e práticas até se habilitarem à atuação profissional.

Enfim, estudar Pedagogia na Estácio é uma oportunidade e tanto para quem deseja trabalhar em uma das áreas mais importantes de nossa sociedade.

Se você gostou do texto e não vê a hora de começar os estudos, não perca mais tempo e faça sua inscrição na Estácio agora mesmo!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar