Afinal, estudar nas férias vale a pena? Saiba como aproveitar seu tempo!

estudar nas férias
6 minutos para ler

O recesso escolar é uma das épocas mais esperadas pelos estudantes. Depois de tanto tempo de dedicação, ter uma folga é realmente uma boa pedida. Porém, esse tempo pode ser aproveitado de diferentes maneiras, e estudar nas férias não precisa ser visto como um sacrifício.

Ter mais tempo livre significa que você pode diversificar as suas atividades, sem deixar o descanso e o lazer de lado. E por que não investir em aprendizado nesse período? Veja a seguir quais são as nossas dicas para cumprir essa missão de uma forma mais leve!

Por que é importante aproveitar as férias?

O nosso corpo e a nossa mente precisam de momentos de descanso para recuperar as energias. Assim como as horas de sono diárias, o relaxamento é fundamental para o rendimento de qualquer aluno. Afinal, ninguém aguenta ficar em atividade durante 24 horas e 365 dias por ano.

Por essa razão, essas pausas são programadas tanto na rotina dos estudantes quanto dos trabalhadores. É importante desacelerar um pouco para que a vida não fique tão desgastante e para que o desempenho não seja prejudicado.

Contudo, vale dizer que esse tempo livre não precisa ser todo dedicado ao ócio. Descansar não significa necessariamente ficar dormindo ou jogado no sofá o dia todo. Tudo é uma questão de equilíbrio. Relaxamos quando estamos fazendo um passeio com a família, quando assistimos a um filme, lemos um livro encantador, entre tantas outras atividades.

A noção de aproveitar as férias é diferente para cada pessoa, e o ideal é que cada um faça aquilo que mais gosta para ter a sensação de que esse tempo foi bem utilizado. Isso vai servir como uma motivação para retornar às obrigações e esperar pelas próximas férias.

Como estudar nas férias?

Apesar de a curtição ser o principal foco, não dá para negar que, em tantas horas livres, não seja possível encontrar um tempo para os estudos. Basta se organizar para conciliar tudo: dormir até mais tarde, encontrar os amigos, definir seus programas de lazer — e, ainda, estudar.

Por mais que esteja focado, não caia na armadilha de só ficar estudando, pois isso também pode ter um efeito negativo ao aumentar o estresse e reduzir a capacidade de aprendizado. Mesmo assim, não desconsidere a oportunidade de aproveitar essa época para estimular o seu desenvolvimento. Confira as nossas sugestões a seguir:

Busque cursos livres

Se a sua ideia não for se dedicar às matérias da faculdade, procure cursos livres e de curta duração sobre assuntos que atraiam o seu interesse. As opções de ensino digital permitem maior flexibilidade para estudar de onde você estiver pela internet, seguindo o ritmo que preferir como um verdadeiro protagonista do seu próprio aprendizado.

Essa é uma ótima maneira de desenvolver novas habilidades e aprender coisas que até então você não sabia. No fim das contas, você terá o domínio de mais uma competência para agregar à sua formação.

Procure melhorar as suas dificuldades

Com mais tempo disponível e sem tantas preocupações, retome as disciplinas com as quais você tem mais dificuldade para revisá-las com calma. Ainda que sua dedicação seja de duas horas por dia, por exemplo, tente encontrar novos materiais sobre o tema para facilitar o seu entendimento. Outra dica é identificar o seu tipo de aprendizagem para ter melhores resultados nos estudos.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Tenha a certeza de que vai ser muito bom voltar das férias com essas dificuldades superadas e vários pontos esclarecidos na sua cabeça. Caso contrário, você corre o risco de retornar ainda mais perdido e sem conseguir acompanhar o andamento do curso.

Aprenda um novo idioma

Sabemos que o mercado de trabalho é competitivo e exigente. Portanto, acumular diferenciais é uma das formas de favorecer o seu sucesso. Nesse contexto, existem habilidades que naturalmente chamam a atenção de recrutadores — e uma delas é o domínio de outros idiomas.

O inglês já é reconhecido como critério essencial em muitos processos seletivos. Não só para conseguir um emprego, esse é um conhecimento válido para toda a vida. Logo, se a fluência na língua inglesa ainda não é um dos seus pontos fortes, aproveite para estudar nas férias por conta própria ou fazendo um curso.

Se esse já for um talento dominado, considere a ideia de explorar outros idiomas. Por que não aprender a falar uma outra língua, não é mesmo? Diversas pesquisas apontam que há muitas vantagens envolvidas nesse processo, como fortalecer a memória e a sua capacidade de percepção.

Aproveite para ler mais

A leitura é um hábito que muitas vezes fica de lado com a correria da rotina, sobretudo de quem não considera essa atividade como um compromisso ou como um prazer. É comum ouvir desculpas como falta de tempo ou que o cansaço e o sono foram maiores ao fim do dia.

Então, nada melhor do que aproveitar a folga das férias para ler um livro interessante. Pode até ser que ele não seja relacionado aos estudos ou à sua área de atuação, mas o ato de ler já traz benefícios independentemente da temática escolhida. Quem tem esse costume consegue se comunicar melhor, construir melhores textos e aumentar o seu vocabulário — o que são habilidades relevantes para todo tipo de profissional.

Consuma conteúdos enriquecedores

Já pensou que o seu entretenimento pode ser conciliado com aprendizado? Entre os programas favoritos de quem está de férias está a possibilidade de assistir a filmes ou fazer uma maratona de séries, uma das “modas” que mais pegou nos últimos tempos.

Com tamanha variedade de conteúdos que encontramos na internet, podemos dizer que essa é uma atividade bastante democrática e divertida. Milhares de pessoas gostam de ficar boas horas na frente da TV (tablet, computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico) assistindo suas escolhas.

Esse é um momento que pode ser usado para o estudo de uma forma mais descontraída, pois existem muitas produções que são ricas em informações e vão fazê-lo aprender muito sobre história, saúde, tecnologia, ciências, política e vários outros temas.

Por fim, não se esqueça de tentar equilibrar todas essas sugestões. Estudar nas férias é possível e pode ser muito proveitoso, mas não deixe de curtir o descanso e também a diversão!

Se quiser conhecer algumas opções de cursos livres para começar a colocar em prática as nossas dicas, confira no Portal da Estácio e busque aqueles que mais combinam com você!

Você também pode gostar