Estudar à noite: quais as melhores práticas para se dar bem nesse período?

estudar a noite
6 minutos para ler

Você trabalha o dia todo e só consegue estudar à noite? Apesar de enfrentar uma rotina corrida, saiba que dá para conquistar seus objetivos e entrar na faculdade — mesmo que você só tenha o momento antes de dormir para colocar as matérias em dia.

Isso porque, apesar de todos os desafios de estudar nesse período, há ainda vantagens que podem melhorar seu rendimento. E é sobre isso que vamos abordar neste post. Continue a leitura e descubra as melhores práticas para se dar bem nos estudos à noite!

Os desafios de estudar à noite

O corre-corre diário para quem precisa trabalhar e estudar é bastante exaustivo. Assim, é natural que o cansaço bata na hora de colocar as matérias em dia. No entanto, é preciso pensar que esse esforço todo terá um resultado positivo no futuro, que é o seu ingresso no ensino superior.

Sabemos que o mais comum é que as pessoas realizem leituras e exercícios durante o dia, até pelo fato de a disposição ser maior. Mas tudo é uma questão de hábito. No início, será um desafio estudar à noite, mas, com o tempo, seu corpo e mente se acostumam com essa nova rotina — então, quando perceber, já estará sendo produtivo.

Aliás, criar esse hábito pode ser importante ao entrar na graduação e precisar de um reforço acadêmico para se dar bem nas provas. Assim, se dedicar aos estudos por algumas horinhas à noite não será tão cansativo.

Os benefícios de estudar nesse período

Falamos até agora das dificuldades que é estudar à noite. Entretanto, precisamos destacar as vantagens de fazer as leituras, exercícios e revisões nesse período. Veja a seguir:

  • o ambiente está mais silencioso, tornando mais fácil se concentrar nas matérias;
  • há menos riscos de ser interrompido por outras pessoas;
  • como você já cumpriu seus compromissos durante o dia, não terá que parar de estudar para fazer outras coisas;
  • para alunos que têm um relógio biológico que funciona melhor à noite, esse período é, sem dúvida, o mais adequado para render nos estudos.

As boas práticas para estudar à noite

Com um pouco de organização, dá para arrasar nos estudos mesmo que sejam realizados à noite. Acompanhe a seguir algumas boas práticas para estudar nesse período.

Monte um ambiente para estudar

A primeira dica é não estudar de qualquer jeito. Muita gente tem o costume de estudar na cama e deitado, só que esse hábito, à noite, pode atrapalhar seus objetivos. Então, a dica é ter um canto reservado só para os estudos, com uma mesa, cadeira e luminária, já que nesse período é necessária uma boa iluminação.

Ao ter um espaço para essa finalidade, fica mais fácil ter ânimo para colocar as matérias em dia, além de facilitar a organização dos materiais — os livros, cadernos e canetas ficam arrumados, evitando a perda de tempo para encontrá-los sempre que for estudar.

Estabeleça metas diárias

Quer uma forcinha para conseguir ser produtivo nos estudos à noite? Estabeleça metas diárias: determine, por exemplo, que vai ler dois capítulos de um livro, resolver dez exercícios ou repassar três tópicos de uma matéria.

O importante é que essas sejam propostas que realmente possam ser realizadas, para não ter com o que se frustrar. Desse modo, sempre que conseguir cumprir, ficará satisfeito com o seu esforço.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

Monte um plano de estudos

Fazer um planejamento das matérias que vai estudar é importante para uma organização diária. A ideia é elaborar um plano de estudos semanal, ou seja, um cronograma com os assuntos que precisa repassar por dia. Deixe um tempo maior para os tópicos que exigem mais de você e um período também para as revisões.

Dá para criar esse plano aos domingos, por exemplo, para que, na hora de estudar, já esteja tudo organizado. Além disso, com esse cronograma, você consegue saber quais matérias já estudou e evita deixar tópicos importantes para trás.

Faça resumos

Uma estratégia interessante na hora de estudar é fazer resumos dos assuntos. É possível fazer isso no notebook, mas o melhor é que tudo seja escrito à mão, visto que, quando escrevemos no papel, assimilamos o conteúdo com mais facilidade. É uma forma de deixar os estudos mais dinâmicos e ainda garantir que você fixe melhor as matérias.

Evite café ou outras bebidas estimulantes

Muita gente acredita que, para estar menos disperso à noite, a solução é tomar bastante café ou outras bebidas estimulantes. É claro que é interessante usar essa estratégia de vez em quando, mas, para o estudo diário, ela pode não funcionar.

Isso porque você vai precisar dormir bem depois de fazer as leituras e exercícios, só que, caso esteja em alerta por conta dessas bebidas, vai demorar para pegar no sono, prejudicando seu descanso.

Mantenha o foco

Quem estuda à noite não dispõe de muitas horas para isso, afinal, é preciso dormir para acordar cedo e trabalhar no dia seguinte. Então, o momento de repassar as matérias deve ser bem-aproveitado.

A dica para estudar mais é manter o foco, ficando longe de coisas que possam distrair a sua mente. Por isso, tenha o hábito de desligar o celular para não ter vontade de ficar conversando com um amigo que ainda está acordado ou de checar as atualizações das redes sociais.

Não lute contra o sono

Em alguns dias, é comum estarmos mais cansados e sem disposição para os estudos. Então, caso passe por isso e só consiga estudar metade do que foi estipulado, não tem problema.

Não lute contra o sono, pois isso vai ser pior. Se o seu corpo e mente pedem o descanso, o melhor é ir dormir e tentar recuperar o que não foi estudado nos próximos dias. O importante é não se cobrar e saber se reorganizar sempre que necessário.

Viu só como dá para se planejar para estudar à noite de modo a conseguir assimilar bem o conteúdo? Com essas dicas, você vai conseguir driblar o cansaço e se concentrar nas matérias para conquistar seu sonho de entrar na faculdade. Não desista!

Se precisar de mais motivação, aproveite e confira as informações dos cursos superiores da Estácio para escolher aquele que mais combina com você!

Você também pode gostar