Confira os benefícios que estudar a distância traz para o aluno

estudar a distância
6 minutos para ler

Estudar a distância é um verdadeiro fenômeno no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) no fim do ano passado, a modalidade de educação a distância (EAD) aumentou 17,6% em 2017 em comparação com 2007. Na época da pesquisa, mais de 1,7 milhão de alunos estavam matriculados em cursos a distância.

Os motivos para esse cenário positivo são vários. Além de o aluno poder contar, no fim da formação, com o mesmo diploma oferecido pelos cursos presenciais, ainda é possível ter vantagens, como a administração mais eficiente do próprio tempo, entre outras. 

Neste post, vamos falar mais a respeito desses benefícios e dar dicas para que você seja um excelente aluno de um curso de graduação a distância. Acompanhe!

4 benefícios de se estudar a distância

O dia a dia de grande parte dos estudantes não costuma ser nada fácil, não é mesmo? Muitas vezes, para planejar a carreira e realizar os sonhos, é preciso conciliar trabalho, estudo, enfrentar o trânsito das 18h, entre outros desafios. No entanto, as coisas podem ser mais fáceis e os resultados excelentes da mesma forma. É isso o que você vai perceber ao ler as vantagens de se estudar a distância a seguir:

1. Autonomia do aluno

Ter a liberdade para aprender o conteúdo no momento mais apropriado para você é algo que ajuda muito a lidar com todas as tarefas do cotidiano.

Além da questão do relógio biológico (afinal, cada um de nós costuma ser mais produtivo em um determinado horário), você ainda tem mais flexibilidade para organizar a sua agenda com as demandas do dia.

Precisa ir ao médico, ao dentista ou mesmo quer jogar aquela partida de futebol na quarta-feira à noite? Não precisa faltar à aula, pois ela ainda estará lá, à sua disposição no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

2. Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

O mercado de trabalho não exige apenas formação em áreas específicas, mas também qualidades profissionais que vão além do diploma. Nesse caso, a educação a distância o prepara para esse cenário, oferecendo diversas possibilidades para você desenvolver uma série de habilidades fundamentais.

Por meio dessa modalidade, você aprende a ser muito mais organizado e focado e também a gerenciar sua rotina de maneira autônoma. Além disso, a EAD ainda dá a certeza ao aluno de que ele é, sim, capaz de ser produtivo sem precisar de alguém ao lado todo o tempo.

3. Validade do diploma

Quando se fala em estudar a distância, muitas vezes as pessoas acabam se perguntando como fica a questão do diploma. Tem gente que até pensa que seria bom demais para ser verdade se não houvesse nenhuma diferenciação em relação ao presencial, não é mesmo?

E é real: não existe nenhuma diferença! No fim da graduação, o aluno que não estuda na sala de aula convencional está tão apto para exercer a profissão quanto os outros. Afinal, suas competências foram igualmente testadas e aprovadas — e ele precisou estudar muito para isso!

4. Otimização do tempo

O tempo é algo muito precioso nos dias atuais. Falamos até mesmo que ele é sinônimo de dinheiro. Portanto, conseguir administrá-lo de acordo com as necessidades pessoais gera ótimos resultados.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Com a educação a distância, você pode, por exemplo, ficar mais tempo no trabalho em um determinado dia, sem que isso comprometa a sua presença em uma aula importante.

Também é possível aproveitar melhor os momentos livres que você tem para estudar, adaptando-os adequadamente à sua rotina de estudos.

5 maneiras de ter sucesso ao estudar a distância

Agora que você já conhece as vantagens da EAD, vamos ensiná-lo a obter êxito nessa modalidade. Você verá que com organização, técnica e empenho é possível garantir ótimos resultados!

1. Crie uma lista de prioridades e monte um cronograma de estudos

Primeiramente, não é porque você não tem horários preestabelecidos por uma instituição de ensino que não precisa ter uma rotina de estudos coerente com o seu dia a dia, não é mesmo?

Por mais que haja flexibilidade, você não pode ser dominado por ela. Por isso que a organização pessoal é tão importante! Mesmo que seus horários de estudo possam variar de um dia para o outro, é essencial montar uma agenda, deixando claros os momentos que você vai se dedicar à faculdade, de acordo com a sua disponibilidade. Liste também quais são suas prioridades e foque nelas!

2. Escolha um local apropriado para estudar

Um lugar barulhento e desorganizado pode ser um grande obstáculo para absorver o conteúdo com eficiência. Por mais que a EAD permita a você estar em casa com o seu pijama, não vá abusar, viu?

Separe um local estratégico (que não ofereça grandes distrações) para estudar e faça dele o seu refúgio. Invista também em móveis confortáveis e apropriados para a sua rotina de estudos.

3. Seja independente

Essa é uma característica indispensável. Você precisa ser independente na busca pelo conhecimento. Como na educação a distância não existe uma pessoa em todo momento sugerindo o que se deve ou não fazer, seja você mesmo essa pessoa!

4. Aproveite bem os seus horários

Sabe aquele tempo que você tem em casa e que não está fazendo nada? Pode ser às 22h, quando uma aula presencial já estaria terminando, por exemplo. Você tem a oportunidade de aproveitá-lo para aprender mais. Sempre que houver uma brecha, use-a para se dedicar aos estudos!

5. Esteja atento às distrações

Não deixe que as distrações tirem o seu foco. Assistir àquela série que você ama pode ser tentador. Porém, antes de dar o play, pense se você já cumpriu com todas as suas obrigações estudantis.

Além disso, deixe claro para as outras pessoas o que você está fazendo no momento. Assim, você evita conversas fora de hora, que acabam atrapalhando todo o processo de aprendizado.

Estudar a distância pode ajudar (e muito!) a conquistar os seus objetivos. Por meio dessa modalidade, você recebe um diploma totalmente válido, se desenvolve pessoal e profissionalmente e ainda adquire características essenciais para se manter em um mercado de trabalho cada vez mais disputado.

Quer saber mais a fundo sobre como é estudar em uma faculdade a distância? Então, baixe nosso e-book e tenha em suas mãos um verdadeiro manual para se dar bem na modalidade EAD!

Você também pode gostar