Estágios remunerados vs. não remunerados: vantagens e desvantagens

estágios remunerados
6 minutos para ler

Você conhece as vantagens e desvantagens de estágios remunerados e não remunerados? Independentemente se você receberá ou não por uma quantia ao realizar o estágio, é preciso considerar que conseguir um trabalho em sua área de atuação é um excelente complemento para as salas de aula.

É a chance de colocar em prática todo o aprendizado, além de estar perto de profissionais qualificados do mercado que vão auxiliar em seu desenvolvimento.

Neste material, reunimos algumas das principais vantagens de você adquirir um estágio remunerado ou não remunerado e como eles são importantes para a sua carreira. Confira!

Estágios remunerados

À princípio, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de um estágio remunerado.

Vantagens

As vantagens dos estágios remunerados ficam por conta da compensação financeira, a valorização do trabalho, o conhecimento adquirido e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a profissão.

Compensação financeira

O primeiro diferencial é a compensação financeira. Enquanto o estudante está na universidade, alguns desafios são comuns. Muitas vezes, há o desejo de realizar sonhos e objetivos, frequentar locais cujo valor não é tão acessível ou até de ter mais qualidade de vida (morar perto da faculdade, por exemplo).

No entanto, em alguns momentos, o dinheiro pode ser curto. Você ainda está no início da vida profissional. O estágio remunerado vem justamente como a possibilidade de você ter uma renda ao final do mês, proporcionando independência financeira, além de garantir mais satisfação e motivação para realizar as suas funções e as entregas das demandas.

Valorização do trabalho

Qualquer pessoa deseja ser valorizada no trabalho, concorda? A remuneração é uma das formas de reconhecimento do estagiário pela empresa.

Fora isso, a partir do momento em que você consegue um estágio que tenha um valor fixo todos os meses, você tem a oportunidade de se sentir mais engajado para entregar o seu melhor.

Claro, isso deve ser um objetivo independentemente de ser ou não remunerado, visto que é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. No entanto, quando está em uma empresa com funções muito bem definidas e com um valor fixo de salário, você entenderá o seu valor para a entrega dos resultados daquele negócio, podendo naturalmente aumentar o seu interesse pelo mercado.

Desenvolver habilidades

Conseguir o primeiro emprego é outro desafio comum enfrentado por estudante de diferentes áreas. Quando você começa em um estágio, tem a possibilidade de desenvolver habilidades muito exigidas no mercado.

Assim, as chances de conquistar um primeiro emprego de forma mais facilitada aumentam consideravelmente, uma vez que você já terá experiência na área que deseja atuar ao longo de sua carreira.

Conhecer diferentes áreas da profissão

Essa vantagem está diretamente ligada com a anterior. Na universidade, você adquire todo o conhecimento necessário para exercer uma profissão. Ao entrar no mercado de trabalho, você tem a possibilidade de conferir, na prática, quais são as diferentes áreas de atuação nas quais pode atuar, o que contribui para ter mais foco ao longo de sua jornada profissional.

Desvantagens

Já as desvantagens dos estágios remunerados envolvem a alta competitividade, a menor flexibilidade e a pressão por desempenho. Veja mais detalhes a seguir.

Menor flexibilidade

O primeiro ponto que deve ser considerado ao optar por um estágio remunerado é ter o entendimento de que, muitas vezes, as empresas contam com horários fixos. Com isso, a flexibilidade se torna reduzida.

Isso pode impactar, por exemplo, caso você se interesse por atividades extracurriculares, participe de projetos com professores ou se envolva em alguma pesquisa da faculdade. Por essa razão, sempre avalie as suas possibilidades antes de aceitar qualquer convite, já que isso pode interferir em sua atual rotina.

Competição acirrada

Justamente por serem remunerados, a competição é acirrada. Além disso, deve-se destacar que estágios que oferecem uma bolsa-auxílio são, muitas vezes, de empresas reconhecidas e desejadas. Com isso, o número de pessoas que vai se interessar em concorrer a uma vaga é naturalmente maior.

Pressão por desempenho

Estágio é uma oportunidade para o seu crescimento e para o seu aprendizado. Por outro lado, normalmente existem metas que devem ser cumpridas. Você vai contar a todo momento com o apoio de profissionais que já estejam atuando na área. No entanto, existem os riscos de haver um pouco de pressão por desempenho, sobretudo nas áreas consideradas as mais estratégicas de uma empresa.

Estágios não remunerados

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens dos estágios remunerados, traremos os tópicos dos estágios não remunerados.

Vantagens

Os principais diferenciais de estar em um estágio não remunerado não se diferem muito do remunerado quando abordamos sobre aprendizado e estar mais presente no mercado. Por meio dele, você também tem a possibilidade de colocar em prática tudo o que foi assimilado na faculdade, sendo um complemento para o seu conhecimento.

É a oportunidade, ainda, de realizar networking, tendo contato com grandes nomes do mercado, o que pode facilmente abrir portas para a sua carreira profissional. Outro diferencial que deve ser destacado é a atratividade de seu currículo, de modo que seja mais fácil para conseguir experiências futuras que sejam remuneradas.

Desvantagens

A primeira desvantagem é que não há nenhum tipo de remuneração. Por isso, antes de aceitar, é preciso levar em conta que você precisa dedicar parte de seu tempo e ter um bom planejamento financeiro para isso. Caso contrário, podem surgir dificuldades.

Qualquer desvantagem pode ser avaliada antes de você aceitar um convite. Estágio não remunerado tem como único intuito o aprendizado na prática do estudante, não podendo ter vínculo em contrato.

Por isso, nenhuma empresa pode exigir carga horária fixa, além de as condições de trabalho precisarem ser tão boas quanto a de um remunerado. Isso inclui estrutura para o trabalho, possibilidade de conciliar de forma efetiva a graduação com o trabalho (caso contrário, pode trazer prejuízo para as notas), entre outros pontos.

Neste material, você pôde entender mais detalhes a respeito dos estágios remunerados e não remunerados. Como vimos, ambos contam com seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.

Cabe ao estudante avaliar mais detalhes sobre o que seria mais relevante para a sua vida profissional e quais são as opções que agregam de forma relevante para o seu currículo.

Se deseja conhecer ainda as opções de curso da Estácio para se profissionalizar, acesse o site e saiba mais!

Você também pode gostar