Saiba as diferenças de estágio não obrigatório e obrigatório!
Durante a graduação, você pode se deparar com o estágio obrigatório, isto é, aquele que é um requisito para a formação em alguns cursos. Mas também existe o estágio não obrigatório, que é aquele feito pelo estudante por iniciativa própria. Os dois têm como objetivo proporcionar a experiência prática na profissão.
Porém, existem grandes diferenças entre eles. Para começar, o estágio não obrigatório é regido por legislação e pode ter uma remuneração. Já o obrigatório funciona mais como uma atividade acadêmica. Quer entender melhor? Continue a leitura!
Quais as características de um estágio não obrigatório?
O estágio supervisionado é previsto em muitos cursos de graduação, como as Licenciaturas, as Engenharias e os cursos da área da Saúde. Eles geralmente são feitos nos últimos períodos do curso e servem justamente para que o aluno tenha uma vivência prática na área.
Afinal, para algumas profissões, ter contato apenas com a teoria não é suficiente para preparar o aluno para o mercado de trabalho. Nesse caso, o estágio faz parte da grade curricular e precisa ser feito exatamente como as matérias obrigatórias do curso.
Para tanto, o aluno deve se matricular na disciplina correspondente e seguir as orientações de um professor, que supervisionará o processo. Ao final das atividades, é necessário elaborar e entregar um relatório de estágio para aprovação do orientador.
Diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório
A principal diferença entre o estágio obrigatório e o não obrigatório é que o primeiro faz parte da grade curricular do curso. Realizá-lo no período adequado e com a carga horária indicada é um requisito para que o aluno seja aprovado e obtenha seu diploma. Isto é, ele funciona como uma matéria obrigatória.
Já o não obrigatório é totalmente opcional e desvinculado do projeto pedagógico do curso. No máximo, as horas de estágio podem ser aproveitadas como atividades acadêmicas complementares (AAC), isto é, tarefas extracurriculares que enriquecem o aprendizado durante a graduação.
Por ser desvinculado do curso, o estágio não obrigatório fica a cargo do aluno. É possível encontrar vagas em sites para procurar estágio, em empresas da sua região ou por meio da divulgação de oportunidades pela própria faculdade.
Além disso, por fazer parte da formação do futuro profissional, o estágio obrigatório geralmente cobre as principais áreas de atuação. Por exemplo, na Pedagogia, o aluno precisa fazer três módulos de estágio, sendo:
- Estágio em Educação Básica;
- Estágio em Gestão Escolar;
- Estágio em Organizações não Escolares.
Ou seja, o aluno passa um pouco por todas as possibilidades de atuação que aquela formação proporciona. Já o estágio não obrigatório funciona mais como um emprego mesmo — isto é, o aluno vai realizar apenas as funções que a vaga exige.
Ainda, outra diferença importante é que o estágio não obrigatório não é remunerado — afinal, ele funciona como uma matéria da grade. Já o estágio obrigatório tem uma bolsa e pode ter alguns benefícios, como vale alimentação.
Principais características do estágio não obrigatório
Agora que você já entendeu melhor o que é estágio obrigatório e estágio não obrigatório, veja só algumas das principais características do segundo!
Duração
De acordo com a Lei 11.788/2008 (chamada de Lei do Estágio), o contrato pode durar de 4 meses a 2 anos em uma mesma empresa. Depois disso, o empregador pode efetivar o estudante como funcionário.
Jornada de trabalho
Em geral, o estágio é de 20 ou 30 horas semanais. Isto é, o aluno desempenha as funções por 4 ou 6 horas diárias. Esse limite existe para que as atividades não comprometam a rotina de estudos do aluno.
Vale notar que, tanto no estágio não obrigatório como no supervisionado, o aluno tem direito a dispensa nos dias anteriores a provas ou apresentações de seminário para que possa se preparar melhor.
Remuneração
Como dito, o estágio supervisionado não costuma ser remunerado — ele funciona mais como uma matéria prática do curso. Já o estágio não obrigatório tem o pagamento de uma Bolsa Auxílio previsto por lei.
Porém, não há um valor fixo para essa bolsa — a decisão fica a cargo da empresa contratante. Em geral, ela varia de R$ 500 a R$ 1000. Ainda, o empregador pode conceder benefícios, como auxílio transporte ou vale alimentação.
Tipo de contrato
Mesmo no estágio não obrigatório, não há vínculo empregatício, somente um Termo de Compromisso de Estágio — que é assinado pelo estudante, pela empresa contratante e também pela instituição de ensino.
Nesse Termo, devem constar todas as informações acordadas entre o estudante e a empresa, como — jornada de trabalho, horário de entrada e saída, atividades desempenhadas, remuneração e outros auxílios, se houver.
Atividades desenvolvidas
No estágio não obrigatório, as atividades desenvolvidas podem variar bastante e serão aquelas divulgadas na vaga. Muitas vezes, elas atendem a demandas específicas da empresa e, por isso, não são tão abrangentes quanto as do estágio supervisionado.
Ou seja, o objetivo é contribuir mais com a rotina profissional do empregador do que proporcionar o contato prático do estudante com todas as possibilidades de atuação da sua área.
As vantagens do estágio não obrigatório
Ainda que o estágio não obrigatório coloque o estudante em funções profissionais mais específicas, ele tem como sua maior vantagem proporcionar o contato com o dia a dia de trabalho. Essa experiência faz toda a diferença na formação do futuro profissional, sobretudo no caso de estudantes que nunca trabalharam.
Afinal, é nesse momento que o aluno vai desenvolver competências necessárias para o ambiente profissional e enfrentar os desafios do primeiro emprego, como o comprometimento com horários, a convivência com grupos heterogêneos, o respeito às normas da empresa etc.
Outras vantagens são:
- Ter uma fonte de renda;
- Começar a fazer networking;
- Ganhar experiência para colocar no currículo;
- Conhecer a rotina de trabalho na profissão;
- Ter a possibilidade de efetivação.
Conseguiu entender bem as diferenças entre o estágio não obrigatório e aquele previsto na grade? Como você viu, mesmo que não seja uma exigência no seu curso, essa experiência é muito positiva para o estudante e enriquece bastante a formação, então, vale a pena buscar oportunidades desde o começo do curso.
Siga a Estácio nas redes sociais se você está procurando estágio! Toda segunda-feira, postamos vagas no Instagram Stories. A gente está aqui: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.