Estágio profissional: a experiência proporcionada pela Estácio para seus alunos

estágio profissional
6 minutos para ler

O estágio profissional é uma etapa da formação universitária que oferece a oportunidade de colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos no ensino superior. Além disso, ele permite vivenciar o cotidiano da profissão e prepara melhor o aluno para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Estácio fechou uma parceria com o Canal Sony para lançar um programa especial de branded content e oferecer uma vaga de estágio na Chilli Beans exclusivamente para os alunos da universidade. O projeto, intitulado “Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão”, foi alinhado com a estreia da 4ª temporada do Shark Tank Brasil — um dos principais programas de empreendedorismo e negócios do mundo.

Os alunos interessados tiveram que se inscrever para participar da ação da Estácio, contando um pouco sobre sua história de vida. Nove alunos foram pré-selecionados por uma equipe de professores da instituição e Daniela Lima Gomes foi a vencedora do programa.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a importância do estágio profissional e como o projeto da Estácio transformou a carreira de Daniela. Confira!

Afinal, como ingressar no mercado ainda na faculdade?

O estágio profissional é uma fase muito importante no processo de aprendizado e desenvolvimento do aluno. Ele promove a oportunidade de colocar em prática diversos conteúdos acadêmicos, proporcionando a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionados com a profissão escolhida.

Outra vantagem é que o programa de estágio permite o intercâmbio de ideias, planos, conceitos e estratégias, além de oferecer a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa. 

Confira algumas dicas para conseguir ingressar no mercado ainda na faculdade:

  • elabore seu currículo com atenção, de acordo com as especificidades da vaga pretendida. Currículos abrangentes demais podem passar a impressão de que você não tem certeza do que quer;
  • procure empresas que ofereçam programas de estágio profissional alinhados às suas metas profissionais;
  • lembre-se de que a sua postura na faculdade pode abrir ou fechar portas. Seja sempre responsável, comprometido e mantenha um comportamento ético em qualquer situação acadêmica;
  • converse com os seus professores do curso. Na maioria das vezes, eles também são profissionais ativos no mercado de trabalho e sabem de vagas com exclusividade. Aproveite para pedir uma carta de recomendação ou uma indicação;
  • entre em contato com a sua instituição de ensino e conheça as parcerias e os convênios já firmados. Assim, você pode encontrar a vaga perfeita e aprovada pela própria universidade.

Conheça a história da vencedora do programa Formou Estágio 

Daniela Lima Gomes foi a grande vencedora do programa Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão. Assim que foi anunciado o reality, ela enxergou uma grande oportunidade para a carreira. Seus professores, Márcia Oliveira e Gilberto Tavares, da faculdade Estácio de Cotia, motivaram a aluna a acreditar em si desde o início.

“Acredito que os aspectos que mais contribuíram para que eu fosse uma boa candidata foram: criatividade, determinação e, principalmente, saber aonde eu queria chegar”, destaca a ganhadora.

Dificuldades

Daniela lembra que o primeiro grande obstáculo foi criado por ela mesma. “Antes de fazer a inscrição, eu tinha certeza de que não passaria da primeira etapa por conta da minha voz e, mais uma vez, a Estácio me surpreendeu, demonstrando profundo respeito e, principalmente, acreditando no potencial do aluno (independentemente das limitações que ele possa ter).”

Outra dificuldade que Daniela precisou enfrentar foi o nervosismo. “Quando entrei no tanque, não sabia o que estava me esperando ou quais perguntas seriam feitas — eu só sabia que milhares de pessoas iriam me ver, e que aquela era uma oportunidade única e especial”, lembra a estudante.

O nervosismo acabou fazendo com que ela se enrolasse na apresentação — e foi nesse momento que Daniela se lembrou de algo que Caito Maia, fundador da Chilli Beans, valoriza muito: agarrar as oportunidades. Foi com esta frase que ela conseguiu se classificar para a final: “Eu não desperdiço oportunidades!

Desenvolvimento profissional

Daniela aponta três elementos fundamentais para o seu sucesso. O primeiro foi conhecer a história de Caito, saber de onde ele veio, o que ele faz, quais as metas e valores da empresa, entre outras informações. O segundo ponto foi a criatividade para pegar esse conhecimento e transformá-lo em um objeto que representasse o passado, mas que também fosse capaz de refletir o presente e o futuro, tanto dele quanto da Chilli Beans. 

Por fim, ela ressalta a ousadia que teve para fazer uma bateria com apenas dois óculos redondos, um aro de bicicleta e um pote de fermento.

Com relação ao saldo positivo que teve com a participação no programa, Daniela salienta: “Costumo dizer que o sucesso está na caminhada e não no final. Ainda que eu não tivesse ganhado a premiação, já teria saído de lá vitoriosa pelo simples fato de ter conseguido vencer minhas próprias limitações e pela experiência, que é simplesmente única e inesquecível”.

Conselhos

Daniela dá um conselho importante para todos os estudantes que desejam se destacar e estagiar com um Tubarão: “Veja o que todo mundo está fazendo e faça diferente. Não tenha medo de inovar e criar, e se você só tiver dois óculos, um aro de bicicleta e um potinho de fermento, construa uma bateria e nunca deixe que ninguém diga que não é possível”. 

A campeã também acrescenta que a realização desse sonho só foi possível porque teve pessoas que acreditaram no seu potencial quando nem ela mesma acreditava. “A primeira a acreditar foi a universidade Estácio de Cotia, a minha família, depois veio minha amiga Bruna Araújo. E sei que tudo isso parece meio clichê, mas, no final, somos apenas uma ‘colcha de retalhos’ formada por um pouquinho de cada pessoa que passa por nossas vidas. Eu só tive sucesso por conta dessas pessoas que nunca deixaram de acreditar em mim.”

A parceria da Estácio é uma ação inovadora que mostra, na prática, como é a transformação que a instituição provoca na vida dos alunos. Afinal, o estágio profissional é uma experiência única que aperfeiçoa a formação acadêmica e ajuda a desenvolver habilidades fundamentais no mercado, como autonomia, responsabilidade, proatividade, gestão do tempo, entre outras.

E você? Quer estudar em uma instituição de ensino reconhecida e que oferece as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento profissional? Acesse nosso site e conheça a Estácio!

Você também pode gostar