Estácio desenvolve um Programa de Alfabetização

3 minutos para ler

Junto com a Organização das Nações Unidas, Estácio amplia Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

O Programa de Responsabilidade Social da Estácio está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que deseja garantir que todos os jovens e um grande número de adultos – homens e mulheres – estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030. O ODS 4 da ONU visa garantir a educação inclusiva e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao logo da vida para todos.

Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil. “Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, comenta.

Desde 2018, o Programa já contou com a participação de mais de 500 alunos. Para chegar aos alfabetizandos, a Estácio busca lembrar à comunidade no entorno das unidades, que todos podem contribuir para transformar significativamente a vida destas pessoas. “A maioria dos nossos alunos, precisam de alguém que os leve à Unidade para conhecer o programa. Neste momento, é fundamental que conhecidos e familiares os incentivem a dar este primeiro passo.” afirma Alexandra Witte Coordenadora do Programa.

A iniciativa ganhou força no setor de educação e se expande cada vez mais. A partir do dia de 03 de fevereiro, as inscrições para a quinta edição estarão disponíveis em 12 unidades da Estácio que vão oferecer gratuitamente o programa. A metodologia do programa foi desenvolvida de forma a incentivar e efetivar o aprendizado dos jovens e adultos, a promover a sua autoestima, a reconhecer as suas potencialidades e a evitar a evasão dos alfabetizandos. “Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, complementa Cláudia.    

O programa está alinhado à missão da Estácio de Educar para Transformar, e reforça a diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade do entorno de suas unidades e também representa uma oportunidade única para os alunos da instituição, pois vão aprender na prática ao atuarem como alfabetizadores, o que sustenta o compromisso com a empregabilidade destes egressos.

Se interessou pelo Projeto? Se quiser contribuir ou levar alguém conhecido para se alfabetizar é só acessar  www.estacio.br/alfabetizando ou ligar para 0800 880 6767 e 4003 6767

Você também pode gostar