Trilogia de Histórias Infantil com conhecimentos técnicos
ALUNA DA UNIMETA ESCREVE TRILOGIA DE HISTÓRIAS INFANTIL UTILIZANDO SEUS CONHECIMENTOS TÉCNICO DE ODONTOLOGIA: “A FÁBULA DO DENTINHO SHETA”.
A acadêmica Damiana Avelino de Castro, estudante do 10° período do curso de Odontologia da Estácio Unimeta Centro Universitário, é a autora da trilogia que faz a releitura criativa e lúdica da história “Fada do Dente”. Narrativas voltadas ao público infantil sobre a perda dos dentes de leite, contextualizada no cenário amazônico.
A estudante utilizou seus conhecimentos técnicos de nível superior para produzir o conjunto de narrativas, formando-se assim, uma trilogia, sendo os seguintes livros:
- 1º “A Fábula do Dentinho Sheta”,
- 2º “A Viagem do Dentinho Sheta pela Boca Biruta” e o
- 3º “Vamos Aprender Higiene Bucal com o Dentinho Sheta?”
Além de ser estudante de Odontologia, a autora tem formação em Educação Escolar Indígena e Serviço Social.
O primeiro livro da trilogia foi A FÁBULA DO DENTINHO SHETA que faz uma releitura criativa e lúdica da Fada do Dente, ambientada no cenário amazônico e tendo por personagem, um indiozinho chamado Sheta. A palavra “Sheta” é de origem indígena, e na língua pano significa Dente.
O segundo livrinho da trilogia foi A VIAGEM DO DENTINHO SHETA PELA BOCA BIRUTA que apresenta o personagem Sheta vivendo uma aventura dentro de uma Boca durante um sonho.
Sheta já está mais crescido. Nesse livro, o personagem encontra Tchumbi, uma jovem Agente Indígena de Saúde. Tchumbi e o menino Sheta iniciam um caminho cheio de magia aliada à sabedoria.
O terceiro e último livro da trilogia é a CARTILHA BUCAL – VAMOS APRENDER HIGIENE BUCAL COM O DENTINHO SHETA? Apesar de ser uma Cartilha, o livro tem forte teor ficcional, na linha dos dois anteriores.
As três versões da história foram publicadas este ano pela EAC Editor e vem acompanhado de ilustrações elaboradas por Samuel Gonçalves de Carvalho. Em razão da pandemia, o lançamento teve de ser adiado, com previsão para ocorrer dezembro. O livro será lançado na versão digital e impresso.
Conforme a autora acreana, a história traz de forma lúdica a fase da perda dos dentes de leite ou dentes decíduos, e orientações educativas para ter uma boa saúde bucal.
“O projeto de publicação da trilogia segue os rastros de minhas experiências junto às comunidades indígena e ribeirinha na região do Alto Rio Juruá, de quando eu atuava como Auxiliar de Saúde Bucal. Esse período especial da minha vida profissional culminou a minha formação acadêmica no campo da Odontologia.”
Explica Damiana Avelino.
A opção pelo universo amazônico se justifica pela passagem de longa permanência da escritora nas aldeias indígenas, lugares onde exerceu trabalhos na área da saúde bucal, especificamente na região do Alto Juruá, na floresta acreana, no período de 2005 a 2015.
“A trilogia será levada às escolas, dentro do projeto “Sheta vai às escolas”.
Pretendemos estimular as crianças a cuidarem de sua saúde bucal. Hoje, apesar dos programas de prevenção e acesso aos atendimentos odontológicos, o índice de cárie ainda é o principal responsável pelos problemas bucais.
A falta de uma higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares são os fatores causadores desses problemas. Este projeto pretende contribuir para a mudança de hábitos bucais saudáveis”, disse a autora da fábula, Damiana Avelino.
OBJETIVOS DO PROJETO SHETA VAI ÀS ESCOLAS
Contribuir para a compreensão acerca da formação dos dentes, do desenvolvimento das cáries e das doenças bucais, destacando-se as formas de prevenção, técnicas de escovação adequadas, o uso de fio dental e a importância das consultas odontológicas frequentes às ações acompanhadas da leitura do Livro.
A fábula irá interagir de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento; e compartilhar experiências leitoras.
O coordenador do curso de Odontologia da Estácio Unimeta comentou sobre a conquista, o empenho e desejou sucessos para a acadêmica.
“Esta iniciativa da discente Damiana Avelino, mostra a importância de estar sempre em busca do conhecimento técnico e científico da profissão, mas tão importante quanto o aprendizado do aluno, é saber passar as informações em linguagem lúdica e acessível para o seu público, no caso o público infantil. O curso de Odontologia da Unimeta tem muito orgulho de ter a Damiana como aluna. Temos certeza de que ela terá um futuro profissional brilhante e ficamos na torcida para que sua obra alcance cada vez um público maior, pois a saúde começa pela boca.”
Destacou o coordenador.
Estácio Unimeta – Sempre alcançando voos mais altos!