SISU, PROUNI e FIES: Tudo o que você precisa saber antes de escolher um deles!

quantas horas estudar por dia
6 minutos para ler

Já começamos 2021 trazendo um artigo muito pedido em nossas redes, afinal o que são esses programas e como saber qual é o melhor para você? Confira abaixo algumas dicas que trouxemos!

O ano de 2020 não foi como o esperado, né? Pandemia, lockdown e o adiamento do ENEM, isso mesmo, você e eu passamos por tudo isso e estamos aqui!!!

As mudanças no formato do ENEM com o tempo, permitiram maiores chances dos estudantes ingressarem no ensino superior e grande parte das universidades utilizam programas sociais para facilitar a entrada em cursos de graduação. Principalmente para aqueles alunos com poucos recursos financeiros ou oriundo da rede pública.

Dos sistemas beneficiadores que o Governo possui, podemos listar os principais: SISU, o ProUni e o Fies. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

SISU

O Sistema de Seleção Unificada, foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo escolher candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular.

O sistema se baseia na nota obtida pelo estudante no ENEM e são selecionados de forma online. Pelo site do SiSU, os interessados podem acessar as vagas disponíveis, as instituições e os cursos que participam do Sistema.

Quem é elegível para o SiSu precisa ter feito a prova do Enem, ou seja, para o SiSu 2021, você precisa fazer o Enem 2020. E a sua nota ter sido acima de zero na redação.

Com isso, é entrar no sistema quando o prazo for aberto e se inscrever, você vai acompanhando diariamente como sua posição para determinado curso/instituição evului.

Conforme as regras do programa, cada candidato pode fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.

Já salve as informações sobre o SiSU 2021

O SiSU é a ferramenta utilizada para ingresso nas instituições desde 2009 e os alunos já estão acostumados ao processo para aplicação em busca de uma vaga. Em 2020, com o Covid-19, o ENEM 2020 foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021.

Assim, o edital para o processo seletivo do SiSU do 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março. O Sistema geralmente ocorria em janeiro, mas com o cenário de 2020 foi atualizado para final de março após resultado do ENEM.

Mudança do cronograma Sisu 2021:

  • Antes: Prova do Enem em novembro, resultado em janeiro, inscrições no SiSU começam no fim de janeiro.
  • Agora: Prova do Enem em janeiro, resultado em março, inscrições no SiSU começam no início de abril.

ProUni

O programa foi criado em 2004, através da Lei nº 11.096, e foi desenvolvido com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.

O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais (100% e 50%), de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. Para isso, é necessário ter participado das provas do último Enem, obter mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação.

Sem falar que, além do Enem, os alunos precisam preencher alguns requisitos:

  • É necessário ter feito todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular como bolsista integral e não ter diploma de curso superior;
  • Portadores de necessidade especiais;
  • Professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente.

Se você se enquadra em algum dos requisitos acima, ainda precisa comprovar a renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no caso das bolsas integrais, ou até três salários mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas parciais. 

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi criado pelo Ministério da Educação. Com objetivo de financiar a graduação no ensino superior de estudantes que estejam cursando faculdades particulares, desde que devidamente matriculados.

Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do MEC. No caso, a Estácio participa e pode receber alunos do Fies.

Atualmente, o aluno interessado em ingressar no Fies também precisa ter feito as provas do Enem a partir da edição de 2010 (mesmo para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Médio antes disso), obtendo média de 450 pontos e não zerar a redação.

Além disso, deve-se ter, no máximo, renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Antigamente, a solicitação do Fies podia ser feita em qualquer época do ano, mas agora há período determinado para a realização das inscrições, tanto no primeiro quanto no segundo semestre, que devem ser feitas através do Sistema Informatizado do Fies, o SisFIES.

Você precisa informar os dados pessoais e da instituição de ensino, o curso que estuda ou pretende fazer e outras informações referentes à solicitação do financiamento. Desde janeiro de 2013, não há mais necessidade de apresentar fiador e atestado de idoneidade cadastral para participar.

O participante do financiamento precisa pagar, a cada três meses, uma parcela no valor de R$ 50 referente ao pagamento de juros. O prazo para início da amortização da dívida tem carência de 18 meses após a conclusão do curso e o saldo devedor pode ser parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Os juros atuais são de 6,4% ao ano.

ProUni e Fies

No dia 29 de dezembro de 2014, o MEC determinou novas normas para o uso simultâneo do Prouni e do Fies em cursos e instituições de ensino diferentes. 

A partir da nova medida, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiverem bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. 

Espero que você tenha entendido os tipos de auxílios e possa escolher o que melhor te atenda para ingressar no ensino superior!

Então, aproveite as chances e compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário