MEC anuncia edital e regras para o FIES e SISU 2021: veja!

Candidato com caneta assinando o gabarito
4 minutos para ler

Em decorrência aos adiamentos de exames e demais consequências causadas pelo Covid-19, o MEC anunciou um edital para as regras do FIES 2021 e novas regras para o SiSU 2021. 

Regras FIES: 2º semestre de 2021

Em 25/01/2021, o MEC publicou, por meio do DOU (Diário Oficial da União), regras para o processo seletivo do FIES, que ocorrerá no segundo semestre de 2021. O cronograma do exame será publicado em um edital específico, ainda não divulgado a data.

A portaria Nº 38, responsável pelas ofertas e inscrições FIES 2021, dispõe sobre as regras e os procedimentos relativos ao processo seletivo do programa nos termos do art. 5º-C da Lei nº 10.260. Desta forma, as regras do FIES compreenderá:

  • Oferta de vagas pelas mantenedoras de Instituições de Educação Superior – IES;
  • Seleção das vagas a serem ofertadas no processo seletivo;
  • Inscrição dos candidatos;
  • Classificação e pré-seleção dos candidatos;
  • Complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados; e
  • Redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

Veja os demais pontos do artigo.

Lembrando que para entrar no FIES, a faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC, tendo obtido conceito positivo no no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

As notas vão de 1 a 5. A nota 3 significa que a instituição está de acordo com todos os quesitos de qualidade, portanto, a FIES é aplicável a essas instituições.

Sobre as vagas

As vagas remanescentes do FIES serão preenchidas pela inscrição e desempenho do Enem, obtendo nota mínima de 450 pontos como média e não ter zerado a prova de redação. A contratação do financiamento será formalizada na instituição de ensino escolhida.

Além disso, mais uma das regras do FIES é a  necessidade de renda familiar mensal bruta per capita de até três (3) salários mínimos.

Adesão ao 1º processo seletivo do SiSU 2021

O MEC também divulgou no dia 22/01/2021, através do DOU, o edital n°3, no qual é definido o cronograma e também o procedimento para a adesão das instituições públicas de educação superior em relação ao primeiro processo seletivo do SiSU 2021, ou seja, as regras SiSU.

Portanto, o edital formaliza a adesão da seguinte forma:

  • Exigirá os resultados obtidos no ENEM 2020;
  • O prazo de adesão acontecerá entre os dias 8 a 12 de janeiro;
  • A descrição e divulgação das condições específicas para decorrência das bolsas será responsabilidade da instituição de ensino superior.
  • A formalização da adesão das instituições de educação superior públicas ao processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 ocorrerá por meio de assinatura eletrônica do Termo de Adesão,.

Após o período de adesão, as instituições terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC.

Analise todo o edital!

Período de inscrição no SiSU 2021

O período para se inscrever no SiSU 2021 iria do dia 06 ao dia 9 de abril, porém, por conta de instabilidades no site, a data de encerramento das inscrições foi adiada para o dia 14 de abril (quarta-feira). Sendo assim, os resultados só estarão disponíveis no dia 16 (sexta-feira).

SiSU 2021

Todo o processo de adesão do SiSU 2021 será realizado virtualmente, por meio do site http://sisugestao.mec.gov.br/. E, somente após o primeiro processo seletivo do SiSU, os demais, como FIES 2021 e Prouni, deverão ser abertos.
Se você quer saber mais sobre FIES e SiSU, leia o conteúdo “SISU, PROUNI e FIES: Tudo o que você precisa saber“. Caso tenha ficado dúvidas sobre a data, confira também o cronograma desses processos de seleção, referente ao primeiro semestre.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!
Você também pode gostar

Deixe um comentário